Tchau

Tchau Lygia Bojunga




Resenhas - Tchau


92 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Lorenzo 18/03/2023

Muito lindo!
Um dos livros de Lygia mais lindos e significativos que já li! Cada conto aborda temas tão presentes no nosso cotidiano, especialmente "O Bife e a Pipoca"...realmente admirável
comentários(0)comente



Manuwws13 04/04/2023

Eu peguei esse livro na biblioteca da minha escola e peguei ele só para passar o tempo,mas me surpreendi ( e muito)!
Gostei bastante do livro, que nele tem 4 contos que abordam temas realistas,pesados e tristes, mas mesmo assim adorei!
comentários(0)comente



Caroline 12/12/2022

Amor a primeira leitura
Eu era muito mais nova quando li esse livro e tenho certeza que não consegui compreender 70% de sua complexidade, mas o conto da troca e da tarefa me fez chorar, me deixou impactada de uma maneira que eu nem compreendia p porque de eu estar chorando.
Marcou minha jornada literária de uma maneira surreal.
comentários(0)comente



Gabriela.ts 23/04/2023

Resenha: tchau
Gostei bastante do livro,
Peguei esse livro pensando que seria uma história triste (era o que eu estava procurado), mas li 4 histórias diferentes que não se conectavam no final(como eu tinha pensado).
A minha favorita foi a da escritora.
comentários(0)comente



Isabelli 18/10/2022

Estou impactada!
A pergunta que fiz quando terminei o primeiro conto e que agora se repete ao terminar o livro: como eu vivi todo esse tempo sem ler Lygia Bojunga??? E mais: por que não estamos falando de Lygia Bojunga o tempo todo??? Sim, porque essa autora merece ser enaltecida a nível de outras no Brasil.
"Tchau" me levou pra um lugar que há tempos eu não ia. Uma leitura que tocou em tantos pontos, que eu me senti íntima da escritora - uma coisa que só havia sentido com Clarice até então.
A melhor experiência de leitura que a faculdade me proporcionou até o momento, e não me conformo de ter conhecido a obra dessa pelotense somente agora. Não vejo a hora de poder ler tudo dela!
comentários(0)comente



Gabriella 08/05/2023

Lar
O livro aborda quatro histórias, quatro temas e diferentes personagens, mas em que todos você vê a realidade, Lygia mostra através de histórias que você consegue imaginar uma criança lendo assuntos que são tão profundos mas de um jeito tão calmo. Lygia me fez ficar triste, pois eu senti tudo que aqueles personagens sentiram e ela nem precisou escrever em detalhes, foi o que mais me pegou no livro, me senti uma criança novamente lendo uma história onde a cada capítulo eu entendia mais.

Tchau a primeira história, Rebeca, a criança aprende desde pequena em como uma despedida dói.
O bife e a pipoca, apresenta a vergonha de mostrar sua realidade após perceber que de seu amigo é totalmente diferente, achando a todo momento que ele não vai mais querer ser seu amigo, então você se reprime, se esconde, esconde a si mesmo.
A troca e a tarefa, quando você pensa que nunca vai se destacar em algo, as vezes por outra pessoa as vezes por você, até reprimir tudo isso em algo, seja na escrita, numa tela ou num canto e você descobre que na verdade sempre foi boa em algo só nunca deixou-se perceber
Lá no mar, o que te ama pode te matar, quando o barco percebe isso ele desiste, desiste de sua vida, desiste de ter um melhor amigo, por que ele esqueceu de tudo que já viveu, sem saber que tudo pode ter um recomeço que ele já fora feliz, e quando percebe ele quer tentar de novo.

Lygia, esse foi o primeiro livro que eu li seu e eu não poderia ter amado mais
comentários(0)comente



Leonardo 15/10/2022

Novamente, li pra escola
MEU DEUS POR ONDE COMEÇAR.
Esse livro assim como "Contos de Terror e Mistério" é dividido em 4 contos.
O primeiro foi oq mais me derrubou; sério eu quase chorei, fiquei mentalmente abalado e um gatilho: separação dos pais, ok.
Os outros também são bem legais, leiam pois vale a pena
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ananda 13/10/2019minha estante
Morre sim, na edição que li tem uma notinha de Lygia Bojunga dizendo q a encontraram sobre a mesa com o lápis fincado na paixão (palavra q deixa incompleta).




Maria12857 30/06/2023

Obg professora taila
Esse livro é inexplicável! Eu li ele por indicação da escola, e confesso que achava que seria muito chato. A autora fala sobre muitas questões sociais, questões que são importantes e sérias para serem passadas em livros, mas ela passa isso de uma forma sutil que não torna o livro cansativo
comentários(0)comente



Julia1929 15/08/2023

M e u d e u s
Eu já tinha lido esse livro, mas não lembrava do quão perfeito ele é. Terminei em três horas, posso arriscar dizer- melhores três horas do meu mês! Os assuntos e a forma que eles são abordados, simplesmente perfeito, infelizmente não posso ler ele todo dia,por que é da biblioteca da escola, mas se eu pudesse, ele se tornaria uma prática diária.
comentários(0)comente



Julia1929 15/08/2023

Leve, mas pesado
Tão profundo, tão belo, assuntos tão importantes retratados em palavras tão sutis, uma leitura levíssima, com temas pesados. Terminei esse livro em duas horas, e olha que minha leitura é meio lenta!! Pena que eu não tenho esse livro em casa,peguei da biblioteca da escola, mas se eu tivesse, o tornaria uma prática diária!!
comentários(0)comente



Jules 20/09/2023

Como um livro de contos deve ser
Curtos mas cheios de metáforas e lindas/reais falas sobre a vida e algumas de suas especificidades. Adorei o conto da escritora, te trás toda uma agonia e no tem um desfecho sensacional para alguém que também escreve. Muito legal. Para todas as idades também!
comentários(0)comente



Raissa.Oliveira 24/09/2023

Tchau
Tchau foi minha primeira leitura pra faculdade e, uau, o que foi isso? A primeira leitura que fix durou uma hora e meia e eu nem senti o tempo passar. Claro, com foco no público infanto-juvenil, as histórias realmente não poderiam ser muito complexas, mas é incrível como são envolventes. Os contos são maravilhosos, fáceis de entender e profundos na mesma proporção. Senti uma vibe absurda de O Pequeno Príncipe; crianças leem de um jeito, adultos de outro. Esse livro me fez sentir como se eu tivesse encontrado um diamante, juro. Muito bom, muito mesmo. Foi de deixar o coração quentinho.
comentários(0)comente



clara4545 22/10/2023

?
Livro muito bom pra refletir e tals
Me fez pensa bastante e eu li ele rapidinho.
são 4 contos muito bonitos. O primeiro é ?Tchau? que dá nome ao livro. Uma mãe que se apaixona por um estrangeiro e decidi ir viver com ele na Grécia, deixando o marido e os dois filhos para trás. A história é contada pelos olhos da menina mais velha e é triste, porém a gente percebe como se choca com isso quando é a mãe que vai, mas se for o pai a gente acha normal. É pra refletir. O Segundo conto, ?Bife e Pipoca? também é pra gerar bastante reflexão e conta a história de um menino da favela que ganha bolsa de estudos em uma escola privada de classe alta. Ele faz amizade com um garoto rico e as discrepâncias entre as duas vidas é de trazer lágrimas aos olhos. O terceiro conto, ?A Troca e a Tarefa? é um conto lindo sobre a vida de uma escritora e o último conto, ?Lá no Mar?, é a história de uma amizade entre um barco velho e um menino. A narrativa da Lygia é encantadora e eu li o livro de uma vez, a única coisa q eu não gostei muito foi q os finais de casa conto é meio inacabado
comentários(0)comente



Debinha 03/03/2022

Tchau, de Lygia Bojunga
Tchau é um livro composto por quatro contos : "Tchau", "O bife e a pipoca", ?A troca e a tarefa"e "Lá no mar". 

Em ?Tchau?, duas crianças, Rebeca e Donatelo vivenciam a separação de seus pais. A decisão de abandonar a família para viver uma grande paixão na Grécia, junto ao novo namorado estrangeiro, transforma o olhar de Rebeca sobre a figura materna : de admiração à tristeza.

A imagem de seu pai alcoolizado num botequim, desabafando sua angústia e totalmente frágil faz com que Rebeca assuma uma postura de filha mais velha e madura, o ombro amigo e porto seguro do que restou de sua família. 

Em  "O bife e a pipoca", Tuca, um garoto de comunidade, de origem pobre, ganha uma bolsa de estudo numa escola privada de classe alta, após ter obtido o melhor desempenho nos estudos em sua antiga escola.

Tuca  é  responsável por manter o sustento da família, trabalhando como lavador de carros, e mora numa pequena casa com sua mãe alcoólatra e seus 10 irmãos.
Ao iniciar na nova escola, Tuca faz amizade com Rodrigo, um garoto rico e  apesar da realidade social discrepante entre eles, a amizade prevalece. 

Em ?A troca e a tarefa", uma escritora relata o processo de escrita de seu último conto, compartilhando com o leitor os sentimentos durante a tarefa de criação da história, as pausas, retomadas, a sensação de liberdade quanto ao desfecho  e da possibilidade de dar vida aos personagens e seus sentimentos por meio da escrita.

Em "Lá no mar", é retratada a amizade entre um menino e um barco velho. Ao longo da narrativa, o barco passa a representar o refúgio de um solitário Pescador, a casa que  o mantém seguro do mundo externo, ao mesmo tempo, o barco assume um papel humanizado, dotado de sentimentos humanos como alegria, tristeza, saudade e medo, tornando -se cúmplice e amigo do Pescador. 

O livro Tchau possui linguagem simples, e os temas abordados possibilitam a reflexão do leitor quanto às situações vivenciadas pelos personagens ( representados por crianças), que lidam com questões familiares, sociais e de amizade.
comentários(0)comente



92 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR