Matheus Braga 10/11/2012A Maldição do Lobisomem - Shannon DelanyHey pessoal, tudo bem?
Esta é a segunda vez que leio este livro. Na primeira estava de ressaca literária e por isso não pude realmente aproveita-lo e o resultado foi que não gostei. Contudo, como desta vez estava descansado e com vontade de ler algo diferente, pude fazer uma análise imparcial. Resultado: O livro é bom, mas faltou algo para que eu ficasse realmente preso à história.
O livro conta a história de Jéssica e Pietr (pronuncia-se Peter, mas como é um nome Russo a grafia é diferente). Ela, uma adolescente que perdeu a mãe e está cansada de sua cidade/escola/pessoas com quem convive. Ele, um rapaz que possui em seu sangue uma terrível maldição e que está destinado a um futuro amargo e cheio de perdas. Inicialmente ambos não se dão muito bem, mas com o passar do tempo ficarão envolvidos em mais do que um mero romance. Até porque, quem é alvo da Máfia Russa não pode ter uma vida muito normal não é mesmo!?
Encontrei alguns erros de digitação e não concordei com algumas partes na tradução de algumas palavras, mas nada que vá atrapalhar a leitura ou na história em si. Tal observação é que como já havia lido a obra uma vez, pude me ater mais à escrita que ao enredo.
A narrativa é um pouco lenta no começo, mas com o tempo Jess começa a perceber que há algo errado com a família Rusakova e passa a prestar mais atenção neles. O problema é que com isso Pietr começa a prestar mais atenção nela também, e isso não é um bom sinal, aparentemente. Os demais personagens são apresentados apenas superficialmente, ou seja, não possuem uma história mais densa de maneira que você irá focar nele e isso faz com que os olhos do leitor permaneçam no casal principal, o que algumas vezes é um pouco chato.
O final do livro foi um pouco morno, mas foi deixado em aberto e isso despertou minha curiosidade, principalmente no que tange aos pais de Pietr e da nova namorada do pai de Jess. Agora que a continuação já foi lançada no Brasil, estou ansioso para saber o destino de todos eles. Recomendo a série para todos que gostam de máfia e lobisomens, mesmo que existam algumas falhas como as mencionadas acima.
* "Da" significa "Sim" em russo.
Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM