Demian

Demian Hermann Hesse




Resenhas - Demian


831 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Marcio440 27/04/2023

Conhece a ti mesmo
A busca por mentores, guias... Te mostram que o caminho sempre esteve e está dentro de nós mesmo.
Reflexivo e intrigante.
comentários(0)comente



Joao 24/04/2023

"A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro. Homem algum chegou a ser completamente ele mesmo; mas todos eles aspiram sê-lo, obscuramente alguns, outros mais claramente, cada qual como pode".

Demian já consegue nos fisgar logo em seu prólogo. A forma como é escrito, em uma linguagem um tanto poética, me conquistou em suas primeiras páginas. Porém, muito mais que uma bela construção literária, o livro é uma grande redescoberta dos nossos mais íntimos sentimentos.

A grande diferença dos grandes escritores para os escritores comuns é que enquanto estes fracassam tentando descrever grandes histórias a partir de acontecimentos mirabolantes, aqueles constroem grandes narrativas a partir da análise de fatos simples do cotidiano que passam despercebidos por nós, ou seja, os grandes escritores são quase sempre excelentes observadores da vida humana, de fatos sociais que, por mais simples que sejam, despertam no leitor sensíveis emoções.

Hermann Hesse escreveu esse brilhante livro após a primeira guerra mundial e há em suas entrelinhas influência desse contexto da grande guerra. O livro se apresenta como um romance de formação, o qual Hesse nos narra, em primeira pessoa, a difícil transição da infância para a adolescência e desta para a fase adulta do jovem Sinclair.

Sinclair sofre constantemente na busca de si mesmo durante toda a sua narrativa. Ainda na infância, conhece Demian com quem faz uma forte amizade e com quem irá descobrir grandes ensinamentos.

Na medida que Sinclair começa a conhecer mais de si, o próprio leitor também passa por essa experiência de autoreconhecimento. Pude redescobrir sentimentos que me foram presentes em minha infância e entender como eles foram importantes na minha formação.

"A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo".
comentários(0)comente



Fpalhares 23/04/2023

Excelente.
Hesse novamente nos convida a nos achar, para assim conseguirmos olhar o mundo pelo nossos próprios olhos.
comentários(0)comente



Emy 22/04/2023

Alugou um palácio na minha cabeça
Eu acabei esse livro alguns dias atrás mas precisei me deixar relaxar a mente um pouco para escrever sobre ele. Me prendeu do início ao fim e tem uma escrita tão linda, e cenas tão bem desenvolvidas que eu me senti crescendo com o Sinclair, eu me senti junto com ele em todos os momentos e escolhas. O crescimento e o olhar do Sinclair para o novo mundo, Também despertou em mim.
Com toda certeza irei ler novamente, marcando ainda mais, parece o tipo de leitura que quando mais você lê, mais tem coisas que deixou passar despercebido.
comentários(0)comente



Mai.lendo 18/04/2023

Auto-conhecimento e reflexão
É uma obra que te faz pensar, refletir sobre a vida e sobre si mesmo, sobre suas escolhas e seus atos.
Acompanhamos Sinclair com suas dúvidas, medos, inseguranças, qual caminho seguir, o certo e errado, e Demian, com todo seu conhecimento e mistério, que levam o amigo ao importante encontro com si mesmo.
comentários(0)comente



Tiago343 18/04/2023

Não sinto que estou bem
A realidade nunca prevê escapatória

Viver é uma busca para encontrar a você mesmo, encontrar o que você é. O livro é muito difícil de ler, levei bem mais de duas semanas para ler ele, ele é difícil não nas palavras mas nos sentimentos que ele provoca, não posso afirmar com certeza se é pelo que eu estou vivendo agora, mas acabei de ler o livro no trabalho agora... e não estou psicologicamente me sentindo bem, tô triste, desci 6 paradas após a minha para voltar andando pra casa, casa entre aspas, não me sinto em casa mesmo estando em casa.

O livro é forte, tem muita, absolutamente muita coisa nele, não sinto que através de uma resenha poderia descrever e estou triste por isso pq sei que lendo a essa resenha vc pode ler ou não ao livro mas por favor leia.


PS: eu tenho a marca de Caim.
comentários(0)comente



Karina Paidosz 16/04/2023

No início da leitura, não tava dando nada pra esse livro.
Acho que, lá pelos 18% a história vai se direcionando para algo bem diferente, bem ao estilo Herman Hesse. Dividido entre o mundo ideal e o real, com suas interpretações.

O que amo demais TBM nessas obras quando trata de misticismo e autoconhecimento, da busca da essência do Eu. A obra narra principalmente os conflitos internos e isso me pega demais.

Só não dei 5 estrelas pq acho que ficou um pouco vago, os aspectos existenciais em relação a personalidade de Sinclaír. Acredito que poderia ser mais aproveitado.
Essa foi a minha percepção. Queria mais de Demian. Contudo, ainda assim, foi uma excelente leitura ?
comentários(0)comente



maitecoropos 15/04/2023

DEMIAN - Hermann Hesse
Tenho tanta coisa pra falar...
A leitura me fisgou do início ao fim. Li muito rápido porque não conseguia parar. O Sinclair carrega uma tensão que é apresentada na primeira página, e que só se resolve nas últimas palavras do livro. É impossível acompanhar a trajetória dele e não se identificar em algum nível. Em alguns momentos eu até esquecia que é um livro de 1919, porque as principais questões dele são muito atuais! Quando o livro vai chegando a final, a tensão vai chegando ao limite, e é como se o conflito interno do Sinclair (ou talvez de toda a humanidade) culminasse na guerra. E é impressionante comparar essa trama com o que estamos vivendo em 2023, mais de 100 anos depois. É a humanidade completamente adoecida com conflitos internos que não sabe resolver, apelando para a violência, buscando a morte para lidar com a dor. Que livro necessário! Recomendo 100%.
comentários(0)comente



h.hanna.biz 07/04/2023

Ainda estou processando, mas favoritei ?
Se tornou num dos meus favoritos e verdadeiramente adorei, talvez isso varie de pessoa pra pessoa, mas definitivamente é meu tipo de livro.

Dá pra ver a filosofia de Nietzsche nesse livro. Fiquei refletindo sobre ele e virei a noite pra terminar ontem kkkkkkk
comentários(0)comente



Paloma 05/04/2023

Se tornou um dos meus autores favoritos ?
?O livro é um clássico da literatura alemã e conta a história de Emil Sinclair, um jovem que se vê dividido entre dois mundos: o luminoso, onde estão os valores familiares e religiosos, e o sombrio, onde estão as tentações e os mistérios da vida. Ao conhecer Max Demian, um colega de escola enigmático e carismático, Sinclair inicia uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento, que o levará a questionar tudo o que lhe foi ensinado.

?É um livro que explora temas como psicologia, filosofia, religião e simbolismo, de forma profunda e envolvente.

?Minhas impressões

Essa é minha segunda leitura desse autor e eu sou totalmente facinada pela escrita dele. Demian foi um livro que literalmente me parou e me fez refletir sobre minha própria identidade e destino. Apesar da leitura ser um pouco densa em alguns momentos, eu super recomendo, principalmente para quem gosta de romances de formação e de desafios intelectuais.

? Curiosidades

- O livro foi publicado originalmente sob o pseudônimo de Emil Sinclair, nome do narrador da história, mas depois Hermann Hesse revelou ser o autor.

- Foi escrito durante a Primeira Guerra Mundial, como uma forma do autor expressar sua crítica ao nacionalismo e ao militarismo da época.

- O livro serviu de inspiração para a era Wings do grupo de k-pop BTS, principalmente para a música Blood, Sweat and Tears. (alô armys ??)
comentários(0)comente



Brenda.Pita 30/03/2023

Demian
Não consigo traduzir muito bem a profundidade que essa história carrega, é preciso consumí-la para compreender verdadeiramente. É um livro curto, porém, bastante carregado de conceitos filosóficos, não foi uma leitura rápida pra mim, só que foi uma leitura extremamente tocante. Darei 4 estrelas por ter consciência de que é uma história excelente, mas que não faz muito bem o meu tipo de livro.
comentários(0)comente



charlesnascimento 27/03/2023

Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe, Sinclair se rebela contra as convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas.
Durante todo o livro percebemos um Sinclair em desenvolvimento, acompanhamos todas as fases de sua vida, desde a infância a fase adulta. Só no último parágrafo Hesse deixa claro que Sinclair finalmente encontrou o que buscava - seu eu - ele finalmente consegue enxergar a si mesmo, e graças a Demian, que no início do livro revela ser um jovem precoce, inteligente e carismático, um ser completo, que acaba virando guia para Sinclair que caminha ora pelo bem, ora pelo mal, pelo inquieto e pelo tranquilo, a busca e o encontro, a tristeza e a alegria.
Aqui nós não temos o Demian adulto, o Demian adulto vai ser o Harry Haller em O lobo da Estepe (segundo algumas pesquisas que fiz), Harry Haller é o personagem mais autobiográfico de Hermann, (basta perceber as iniciais dos nome Hermann Hesse He He e Harry Haller Ha Ha). Hesse traz muitos elementos autobiográficos aqui em Demian também, durante toda sua vida ele tentou se encontrar, assim como Sinclair, foram três casamentos, uma viagem a Índia e tantas outras coisas.
Falando mais sobre o livro é realmente fantástico, com uma linguagem/escrita/vocabulário fácil (o que me surpreendeu) você consegue lê-lo facilmente,(minha edição de bolso tem 157 páginas, um libro curto) mas, com uma história repleta de antíteses, metáforas e significados.
Foi bom começar Hesse por aqui e fica minha inteira observação para quem quiser começar a ler Hermann Hesse começar por esse livro também

* Resenha Outubro 2015
comentários(0)comente



Nay 27/03/2023

A consciência em nós
Demian transborda de filosofia, reflexões e exploração do mais íntimo de uma pessoa. Acho que qualquer pessoa, em qualquer época, poderia ler Demian e encontrar algo que o puxa, o atrai e o faz parar e pensar profundamente.

Pasando por um momento difícil, me senti guiada em alguns momentos e, como o protagonista Sinclair, também senti o impulso de rejeitar esse chamado. Principalmente quando o que está te atraindo te puxa para longe da luz reconfortante da zona de segurança, mesmo que em direção a um lugar igualmente reconfortante. Mas a escuridão amendronta, e se esperar até que esteja pronto ao invés de segurar a mão do guia com confiança, você ficará preso no que já perdeu ou não te pertence mais.

Acompanhei Sinclair como um filho pródigo que retorna e depois se despede adequadamente para, enfim, abrir-se e abraçar tanto o mundo sombrio quanto guardar com carinho a lembrança do mundo luminoso.

Muitas vezes durante a leitura me peguei distraída destrinchando e tentando entender algumas passagens e sem perceber, me perdia de bom grado em meus pensamentos. Embora algumas vezes tivesse a impressão de que me faltava compreensão, aprendi com Demian a confiar no meu instinto. Não uma confiança cega, mas a que surge de uma relação de respeito para consigo e sua alma.

Demian é como a imagem de um guia, mas também (no meu entender) da consciência calma e perspicaz que devemos construir em nós mesmos.

"Terás que ouvir em ti mesmo, e então perceberás que estou dentro de ti."
comentários(0)comente



Lulu 26/03/2023

Demian
Esse livro acabou comigo... Mais do que qualquer outro... 200 páginas que me fizeram refletir e talvez entender o que o autor buscava... Definitivamente essa obra é um dos bens mais valiosos que já pude experimentar.
comentários(0)comente



Rafael.Rovath 25/03/2023

Reflexões profundas
Hermann Hesse é um dos meus escritores preferidos. Seus livros trazem inúmeras e profundas reflexões. Sua obra tem características filosóficas, além de passagens pela psicologia e religião. A música também está sempre presente.

Demian foi o primeiro romance que li deste premiado autor. E o li em um momento da minha vida em que havia tomado umas das decisões mais difíceis e, por muito tempo, refleti se havia sido a melhor escolha.

Por isso, um trecho ficou cravado na minha memória e até hoje o revivo, feliz por ter seguido adiante:

"Todos as pessoas vivem esses momentos difíceis. Este é o ponto da existência em que surge a maior oposição entre o avançar da própria vida e o mundo em derredor, o ponto em que se torna mais duro conquistar o caminho que conduz à frente. São muitos os que unicamente esta vez passam na vida por aquele morrer e renascer que é o nosso destino, somente esta vez, quando tudo o que chegamos a amar quer abandonar-nos e sentimos de repente em nós a solidão e o frio mortal dos espaços infinitos. E há muitos também que se embaraçam para sempre nesses escolhos e permanecem a vida toda agarrados a um passado sem retorno, ao sonho do paraíso perdido, o pior e o mais assassino de todos os sonhos."

Se gostarem, vale apena ler a trilogia Demian, Sidarta e O Lobo da Estepe, que retratam respectivamente a juventude, a fase adulta e a maturidade dos personagens em busca do autoconhecimento.

Recomendo muito!
comentários(0)comente



831 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR