O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Silvia87 01/10/2023

Tocante
O livro é muito bonito e, embora fique um pouco arrastado no meio, não perde nem um pouco sua profundidade e a lição que transmite (era o que eu temia).

É uma linda história de perseverança, respeito e honra. A melhor parte é, sem dúvida, a amizade entre Manolin e Santiago, uma harmonia perfeita entre os extremos da jornada da vida.
comentários(0)comente



Beth 01/10/2023

Infelizmente a história não me capturou. Sei que Santiago é uma figura de resiliência e perseverança frente aos desafios, mas são tantas as dificuldades, que pra mim a história teve o efeito exatamente oposto de desânimo e desesperança perante a tantas dificuldades trazidas pela vida, e que parece que não importa o que se faça sempre vai ser muito pouco.
comentários(0)comente



Arieska 28/09/2023

O velho e o mar
Na série coreana "Summer Strike" a personagem principal compara o bibliotecário da cidadezinha ao Santiago, personagem da obra "O Velho e o Mar", o que me deixou curiosa para lê-lo o quanto antes.

Não é um livro grande e extenso, nem mesmo possui capítulos. É uma história que se desenrola em 96 páginas mas te arrasta para cada metro que o velho entra no mar.

O pensamento positivo, bondoso e empático dele foi o que mais me surpreendeu. Uma passagem em que ele reflete se aquele local do seu trabalho de toda uma vida deveria ser chamado de "la mar" ou "el mar", feminino ou masculino, me tocou especialmente.

Enfim, é um livro curto e de linguagem simples, mas que achei muito bom. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



fatimaria 28/09/2023

Apesar de ter sido um pouco difícil passar de alguns trechos mais monótonos, achei muito muito bom. O Santiago é construído de um jeito maravilhoso e acompanhar as linhas de raciocínio e de pesca dele (hehe) é satisfatório demais! Gostei muito do final também. Quero ser igual a ele quando crescer. "Julgou que talvez já estivesse morto. Juntou as mãos e sentiu as palmas. Não estavam mortas e podia sentir a dor da vida ao abri-las e fechá-las. Encostou-se para trás de encontro à popa e verificou que não estava morto. Os ombros diziam-lhe bem."
comentários(0)comente



Lu Fernandes 28/09/2023

Sinopse:
Santiago é um homem de extrema humildade, que vive uma vida muito simples em Cuba. Após um longo período sem pegar nenhum peixe, ele vai, esperançoso, a mais uma viagem pelas águas dos mares cubanos. Nós acompanhamos os seus dias monótonos no barco, enquanto ele demonstra um imenso conhecimento do mar e dos peixes. Logo no início de sua viagem, Santiago é surpreendido por um peixe fisgando a isca. Apesar de não poder ver o peixe, logo ele percebe que é um peixe diferente, talvez muito maior do que todos que ele já viu. 
comentários(0)comente



Aninha Paula 27/09/2023

Não faz meu estilo. Eu só li pq a prof pediu porém não gostei muito. Legal a persistência dele atrás do peixe porém achei muito monótono e nada atrativo.
É isso???
comentários(0)comente



Amanda.Lima 27/09/2023

A história de Santiago nos deixa uma mensagem sobre perseverança. Ele é um velho pescador que há um tempo não pesca nada, mas não perde a esperança em dias melhores.
comentários(0)comente



crisz.0 26/09/2023

O velho e o mar
Fazia tempos que eu queria ler esse livro e finalmente consegui, é uma história que aparenta ser simples mas na verdade passa uma mensagem bem complexa. Fiquei agoniada acompanhando a luta dele com aquele peixe, e no final consegui sentir toda a frustação dele.
comentários(0)comente



Aline_B. 25/09/2023

Não é apenas sobre pesca!
Santiago é um velho pescador que está passando por uma fase de ?má sorte? nas pescas há quase 3 meses. Ele mora em um humilde vilarejo e tem como melhor amigo um menino chamado Manolin, que trabalhava pescando junto com o velho, até que seus pais o mudaram para um barco ?mais próspero?. Mesmo assim Manolin continua a ajudar Santiago da maneira em que pode, pois tem muito carinho pelo pescador (assim como o pescador por ele).

Um dia, antes do céu clarear, Santiago empurrou seu pequeno barco no mar e foi pescar sozinho. Durante essa pesca algo inacreditável aconteceu, seu anzol ?fisgou? um enorme peixe, o maior que já vira! Porém esse peixe não seria, nem de longe, fácil de ser pescado.

A história começa a ficar mais interessante neste ponto, em que acompanhamos os dias e as noites em que Santiago passa no mar ?ligado? a este peixe. Vira um verdadeiro jogo de resistência, onde ambos lutam por vitória (e por suas vidas). Durante estes momentos de solidão no mar é que acompanhamos diversos devaneios e questionamentos do velho pescador sobre as coisas da vida. Sentimos, nesses diálogos solitários, a empatia e o respeito do velho pela natureza e por si próprio, reconhecendo o sofrimento do peixe, mas também o seu.

O velho e o Mar é um livro de linguagem simples mas profunda. É um livro sobre solidão, esperança, superação, amizade, resistência, resiliência e sobre tudo, sobre lidar com as frustações da vida.
comentários(0)comente



raiana29 24/09/2023

Santiago está há 84 dias sem apanhar um único peixe. Considerado agora um azarento, perde sua companhia de pescaria, o menino Manolin.

E é justamente quando finalmente pega um peixe de tamanho descomunal, e precisa enfrentar a natureza e usar não só sua força física, mas também seu espírito, para resistir e retornar com seu pescado.

O Velho e o Mar é uma obra contemplativa. Simples e direta em sua linguagem, nos apresenta a figura solitária do pescador, sozinho em alto mar, com seus pensamentos e sonhos. Santiago é pobre, precisa do sustento que a pesca oferece, e conta quase unicamente com a ajuda e a presença de Manolin.

A solidão e o amor terno e quase incompreensível são fatores dominantes na trama. Santiago ama a seu inimigo, o peixe, e tem por ele respeito. Luta contra si mesmo e fraquezas para triunfar, demonstrando a capacidade de superação humana.

Uma leitura sensível e poética, ambientada em um microcosmo onde quase somente se interage com Santiago e sua solidão.
comentários(0)comente



Kelly_kastro 24/09/2023

Bela história
Uma história muito bonita e as vezes um pouco angustiante de um pescador e sua bela relação com o mar e a natureza.
comentários(0)comente



Frasson 24/09/2023

O simples bem feito
Se tornou um dos meu livros favoritos. Uma escrita simples, trazendo uma beleza nos detalhes, muito bem descritos. É incrível como o leitor se sente junto ao velho no barco e durante toda sua luta. Uma história de perseverança, obstinação e consistência em sua crenças e valores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Vania.Cristina 24/09/2023minha estante
Amo esse livro.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



AlineLucia 23/09/2023

Sensível e direto
A escrita de Hemingway é direta, sem floreios, mas nem por isso insensível, por isso merece meu crédito.
O Velho e o Mar se passa em Cuba, e narra a luta de um velho e solitário pescador em seu pequeno barco contra um peixe gigante. A vitória pode por fim a 84 dias de azar sem pescar nada.
Do velho não sabemos muito, mas ele tem a amizade e os cuidados de um menino a quem ensinou a pescar anos atrás.
Enquanto a luta com o peixe é travada por dias, o velho se lembra de momentos de quando era jovem e também reflete sobre coisas do cotidiano. Na simplicidade de seus pensamentos encontramos boas lições.
Não pude evitar e acabei chorando no final do livro.
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR