O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2790 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


juliarfs 07/09/2022

que livro lindo
esse livro tem uma beleza a cada frase. tudo parece ser colocado de forma sentimental mas sem deixar esse sentimentalismo óbvio.

?Entretanto, o velho pescador pensava sempre no mar no feminino e como se fosse uma coisa que concedesse ou negasse grandes favores; mas se o mar praticasse selvagerias ou crueldades era só porque não podia evitá-lo. ?A lua afeta o mar tal como afeta as mulheres?.?

esse excerto é um exemplo do simbolismo na história - pelo menos pra mim, tudo parece ser subentendido e metafórico; o narrador nos trás a personificação do mar, dando um novo sentido pra tudo que o protagonista sente. o amor que o Santiago demonstra na história - pelo mar, pelo peixe, pelo menino - se expressa na sensibilidade da escrita.
comentários(0)comente



Nathy 19/03/2021

a pescaria épica de Santiago nos envolve com uma narrativa que se divide entre a simplicidade e a profundez. a solitude do velho o faz travar muitos monólogos e reflexões acerca de como ele se sente, o mar o castiga mas também lhe da o sustento e sentido à vida. foi uma boa leitura e Santiago sem dúvida entra pra lista dos meus personagens inesquecíveis
comentários(0)comente



clara bia 27/01/2021

simples e intenso
É muito bonita a forma que o autor aborda sobre as dificuldades da vida, perseverança, humildade, determinação entre outros em uma história curta e simples. Recomendo ler esse livro ouvindo a música "O velho e o Mar" do rubel, tornou minha experiência literária ainda melhor.
Andreza 30/01/2021minha estante
Realmente, eu li esse livro com a música do Rubel a todo momento ecoando na cabeça




Kássio Meniglim 22/02/2022

O velho e o mar
Ao terminar O velho e o mar, vem à minha mente algumas palavras, tais como: foco, persistência, preparo, conhecimento, resultado, resiliência, honradez, dignidade, amor...

O ambiente onde ocorre todo o enredo tornou a experiência diferente e mais prazerosa.
Foi uma leitura rápida e fluida.

Numa visão geral, a história é reflexiva e pode ser aplicada a diversos cenários da vida.

Achei os detalhes da história, em alguns momentos, um pouco repetitivos, mas não incomodaram.
A escrita não me agradou tanto, mas teve uma lógica linear.

Vale a pena a leitura.
Karina.Nishiyama 24/02/2022minha estante
Ainda consigo ouvir o mar?


Greice 24/02/2022minha estante
???


Ayalla 26/02/2022minha estante
Não me conectei com esse livro...preciso reler um dia para ver se minhas percepções mudam!




Amaurijbarros 23/12/2022

O velho e o mar
Um homem velho com seus pensamentos cuja a motivação é pescar um peixe grande, seu último desafio.
Boa leitura.
comentários(0)comente



emojungkook 27/06/2024

Tragam a aposentadoria pra esse velho imediatamente
"o velho e o mar" é um livro que aborda a solidão de um velho pescador chamado santiago e os pensamentos dele em meio da imensidão do mar. A história começa com o fato de que santiago não consegue pescar um peixe a 84 dias, mesmo com esse empecilho ele tem a coragem de tentar novamente e no dia 85 ele pesca uma dos maiores peixes, mas também fisga um grande problema.
é uma leitura simples, porém com muito teor poético e que realmente faz o leitor pensar em certas coisas, especialmente sobre se realmente vale a pena a perseverança em meio ao mar que só nos machuca cada vez mais.

enfim, eu gostei da leitura porque apesar de ser um livro curto e as vezes um pouco repetitivo, o enredo prende muito mesmo falando sobre pesca.
comentários(0)comente



Samuel 14/07/2021

Muito bom
A história e a escrita são ótimas, e autor joga umas lições meio autoajuda de forma explícita, mas nada que não se já tenha ouvido em outro lugar. A história em si é o que vale a pena, é muito sensível e angustiante, você torce, mas sem muita esperança, e algumas coisas que eram importantes se tornam até banais. A ideia central do livro é muito sagaz e enquanto eu escrevia essa resenha, percebi o quão poderosa é.
comentários(0)comente



Lelê 13/01/2023

?Mas é bom que não tenhamos de tentar matar a lua, o sol ou as estrelas. Já é ruim o bastante viver no mar e ter de matar os nossos verdadeiros irmãos.?

?O Velho e O Mar? é um livro fofo repleto de quotes para refletirmos. Não consegui compreender todas as palavras do livro pela presença dos jargões de pescaria. Além disso, queria que o Manolin tivesse aparecido mais do que apenas no começo e no final ? uma vez que ele era a única pessoa com que o Santiago conversava ? a fim de deixar deixar o livro mais divertido com os diálogos, no entanto, dessa forma, fez jus ao título. Senti que boa parte do livro foi um pouco monótona mas creio que isso se deva justamente pelo ensinamento do livro: a perseverança. Outra coisa que me chamou a atenção foi a sabedoria do velho Santiago, que, apesar de ser tão simples, compreende a conexão entre o homem e a natureza. Também adorei que ele tem certa consciência ao dizer que o que faz não é de todo legal e certo, afinal, os animais marinhos, ?nossos irmãos?, como diz, sofrem e não são respeitados. Fiquei triste com o desfecho inesperado mas amei o livro no geral e com certeza preciso relê-lo com mais maturidade para tirar mais ensinamentos
comentários(0)comente



Anelise.Becker 14/02/2020

Reflexões sobre a vida
"O velho e o mar" de Ernest Hemingway.

Lindo, história que conquista desde o início, uma leitura rápida, fluida e cheia de reflexões sobre a vida, sobre nossa bagagem e o que é essencial. Recomendo muito a leitura.

"Agora não é o momento de pensar naquilo que você não tem. Pense antes no que pode fazer com aquilo que tem" (pág 109)
Chris 14/02/2020minha estante
Amo mtoo




Joao.Alessandre 23/12/2023

Sabedoria e resiliência
Narrativa curta carregada de significados e ensinamentos. Mostra a jornada de um velho pescador num embate árduo onde o êxito da caçada é amplificado por infindáveis desdobramentos que nos prendem nas suas cordas e arpejam nossa atenção. Impossível não se mobilizar com o nível progressivo de tensão que desnuda a face implacável da natureza e vida marinha. Reflexões, abstrações, monólogos são a base de texto. A densidade nos impele a mergulhos profundos...Muita estratégia, força e sabedoria caracterizam a luta de Santiago. Experiência vívida e reconfortante. Valeu muito!
oxyagrion 23/12/2023minha estante
o final é tão reflexivo!!! um livro lindo mesmo


Joao.Alessandre 24/12/2023minha estante
Olá Karol. Sim o final nos remete longe nas reflexões. Muito bom msm!




Daniel.Prattes 26/02/2022

“Um homem pode ser destruído, mas não derrotado. “
Que livro!
Te prende do começo ao fim e você acaba lendo tudo de uma vez. Você praticamente se sente à bordo daquele barquinho perdido naquele mar infinito. Aliás o livro é pequeno, como o barco e as lições dele são como o mar, infinitos.
Um velho no mar, o velho pescador tentando pegar um peixe grande. Mas é muito mais do que isso. É sobre a vida!
O velho busca é o sentido da própria vida na luta que ele tem contra o peixe, que é o objetivo dele, e ter objetivos é o que nos faz nos sentirmos vivos... eu acho. O Santiago desistir do peixe seria como desistir de si mesmo.
Senti mesmo que cada página era como o ondear de uma grande onda.
Fiquei imerso na história e senti o peso da idade no esforço que ele fazia no seu intento.
No final, torci para que tudo desse certo.
Ah, e relação do velho com a criança é comovente.
FádioDS 20/03/2022minha estante
Opa vou ler..




Carol 31/01/2022

The old Man and the Sea
Primeiro livro de Hemingway que me aventurei. Já estava com vontade de ler a obra do autor desde que assisti pela primeira vez o filme Meia Noite em Paris, resolvi começar por esse por ser um dos livros mais conhecidos do autor.

O livro trata da história de Santiago, um velho pescador, que está há 84 dias sem pescar um peixe. Santiago tem um único amigo, o jovem rapaz Manolin, que aprendeu a pescar com o velho e o incentiva a continuar pescando. Após a maré de azar, Santiago encontrou um imenso peixe de mais de 5 metros de comprimento. No desenrolar da narrativa são abordadas as dificuldades para pescar e manter esse peixe.

É uma obra bastante emocional que gera reflexões sobre temas como solidão ou persistência. Algumas passagens são marcantes.

?O velho pensava sempre no mar como sendo la mar, que é como lhe chamam em espanhol quando verdadeiramente o querem bem. Às vezes aqueles que o amam lhe dão nomes vulgares, mas sempre como se fosse uma mulher. Alguns dos pescadores mais novos, aqueles que usam boias como flutuadores para as suas linhas e têm barcos a motor, comprados quando os fígados dos tubarões valiam muito dinheiro, ao falarem do mar dizem el mar, que é masculino. Falam do mar como de um adversário ou mesmo de um inimigo. Entretanto, o velho pescador pensava sempre no mar no feminino e como se fosse uma coisa que concedesse ou negasse grandes favores; mas se o mar praticasse selvagerias ou crueldades era só porque não podia evitá-lo. A lua afeta o mar tal como afeta as mulheres.?

A leitura foi leve e fluida. É fácil observar a habilidade narrativa do escritor, apesar disso tive bastante dificuldade de me conectar com a história. Mas sigo aberta para experimentar outros livros do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vogel 14/12/2021

Embora seja um livro pequeno, de poucas páginas, demorei para ler, pois achei demorado, embora seja um livro bom, com uma profundidade, tive dificuldade para ler . Mas valeu a pena a leitura!
comentários(0)comente



2790 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |