Patricia.Jabour 30/08/2012
Divertido e instrutivo
Metamorfose Literária
Leia. Transforme-se.
http://metamorfoseliteraria.blogspot.com.br/2012/07/resenha-como-viver-dois-allan-e-barbara.html
O livro é composto por frases que denotam a intimidade entre um casal e a personalidade das mulheres e dos homens, sendo dividido em capítulos de acordo com o assunto de suas abordagens. Além de frases, também há listas do que agrada ou do que se espera de um dos dois, pequenos dicionários com situações do tipo “o que disse... o que quis dizer”, bem como ilustrações que dão ainda mais comicidade ao livro (sem mencionar que, na margem superior de todo o livro há ilustrações, todas condizendo com o tema do capítulo).
Embora o livro também seja escrito por um homem, achei o foco bem feminino, com várias situações voltadas para mostrar o lado masculino, como a “incapacidade” de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Mas também há elogios, como seu senso de orientação espacial ser melhor do que o das mulheres.
“O cérebro feminino é multifuncional. Uma mulher é capaz de fazer simultaneamente várias coisas sem nenhuma relação entre si: dirigir, ouvir rádio, telefonar e pensar no próximo compromisso. Os homens, em contrapartida, só sabem fazer uma coisa de cada vez.” Página 40
Não sei se é porque não sou muito “encucada” ou se porque não foram reclamações graves contra nós, mulheres, mas notei que nossas sátiras eram mais amenas (ou, de maneira geral, porque sei como as mulheres pensam... bem, na verdade, sei como eu penso), como o caso da orientação espacial citado acima, falar muito, querer dar conselhos demais e fazer contas em voz alta (sim, eu faço contas em voz alta!).
“Não se desespere quando sua parceira lhe der um conselho. As mulheres acham que trocar conselhos é uma forma de criar uma relação de confiança, não um sinal de fraqueza de uma das partes.” Página 35
Mas nem só de diversão faz-se o livro. Embora, claro, o senso de humor esteja presente na obra, devemos nos atentar para as dicas que nos são dadas, no que diz respeito a manias desagradáveis ou a características de personalidades que poderiam ser adequadas para melhorar a convivência a dois. Também nos mostra aspectos de cada ser humano, muitos dos quais podemos nos questionar se realmente é daquela maneira que encaramos o cotidiano e os acontecimentos.
Sendo assim, pode-se dizer que é um livro de autoconhecimento divertido e instrutivo, que deve ser lido por aqueles que querem dar boas risadas e aprender como melhorar seu relacionamento :)! Dou nota 4 ao livro, por não ter concordado integralmente com o que foi exposto nele.