Alice1274 02/12/2023
Um livro genial e inovador independente da época
Por incrível que pareça, Clube da Luta foi o primeiro livro o qual eu li antes de ver algum resquício de sua adaptação na TV, e eu sou imensamente grata por isso. Eu sabia das várias implicações que o livro teve como consequência na sociedade e como isso poderia ter resultados errados, mas não imaginava que fosse dez vezes melhor do que sua adaptação.
O modo como somos levados por um protagonista, um narrador sem nome, é incrível. Poucos autores ousam experimentar esse caminho porque o nome é o que define o indivíduo, sem ele não temos no que nos basear em nada sobre sua vida e muitas vezes perdemos o interesse em sua história. Mesmo assim, a conexão do personagem com o mundo e principalmente Tyler Durden foi sensacional.
A escrita é fluida e consegue te transportar entre períodos de tempo sem problema algum. O modo como Chuck cita e repete várias vezes uma informação não é simplesmente uma linguagem artística, mas um modo de gravar informações na mente do leitor que são imprescindíveis para o impacto do final. Senti, ao longo da leitura, que ele traçava ideias de rebelião, revolução e afins de modo genial, ao mesmo tempo que mostrava seus contrapontos e gerava uma consciência sobre o narrador e, a partir daí, nos próprios pensamentos de quem está lendo. Em suma, Clube da Luta faz jus à sua fama, com uma narrativa diferenciada e possibilidades de um maior aprofundamento sobre todas as mensagens que são transmitidas, o que é evidenciado nos estudos feitos sobre a obra até hoje, anos depois de sua publicação.