spoiler visualizarsaraiva 19/12/2023
Absurdamente louco
Para confessar para vocês, eu tava pra ler esse livro mas só porque eu era doida para ver o filme. e então um amigo panfletou tanto, mas tanto, mas TANTO que a empolgação pra ler essa parada aumentou a ponto de ser o livro que comecei a procurar em todos os lugares para comprar o mais rápido possível (inclusive descobri que o autor era o mesmo de O Sobrevivente, outro livro que estou LOUCA para achar para comprar porque li o primeiro parágrafo pelo Kindle e achei tão genial que precisei parar para ter a experiência no físico), até que finalmente achei, comprei sem pensar duas vezes e acho que em uma semana comecei a ler. e não tenho nada a dizer além de: uau.
esse livro é pura doidera. o livro começa em um ritmo que aparenta ser frenético, porque tudo acontece ao mesmo tempo, mas não se tem certeza, porque você ainda não conhece ninguém. e então o capítulo acaba sem ter como entender nada. aí você lê o segundo capítulo e parece que é um livro diferente. ainda não dá para entender nada, e as informações não fazem o menor sentido, e o capítulo acaba ainda mais do nada do que o anterior. e então você lê o terceiro, e acontece a mesma coisa. são capítulos curtos, sem sentido e com fim abrupto, como se tivessem separado cada parte por uni-duni-tê. mas por algum motivo, eu estava curiosa para saber como aquilo se encaixaria, porque nunca tinha visto um livro tão confuso quanto esse (e olha que sou leitora assídua de Agatha Christie!). então veio o capítulo cinco, e uma bomba (literalmente, olha só). a partir dali, tudo decolou.
esse livro é genial. confuso, esquisito, onde nunca sabemos o nome do narrador nem existem travessões nas falas dele; você é responsável por perceber e diferenciar. apesar de violento (afinal, o título do livro é Clube da Luta), não é possível dizer que é um livro pesado. irreverente, com certeza. com humor mórbido, sim, isso sim. recheado de situações aterradoras? arrã. mas, ainda assim, li isso aqui como alguém sedento bebe água. a história é extremamente envolvente, e cada personagem - mesmo sem ter grande destaque na história, como o Grande Bob - é memorável. o narrador-protagonista é incrível. Tyler Durden é (de forma diabólica) incrível. cara, até a Marla Singer é incrível, e eu odiava essa mulher até, sei lá, a página 200.
o enredo é insano, e digo isso na forma mais pura possível. eu preciso relê-lo, e soube disso antes mesmo de ler o final dele. tenho certeza de que será um livro diferente da segunda vez, porque eu não sei como o autor fez isso, mas de forma milagrosa TUDO que não é entendível no início faz sentido no final. é por isso que o clímax é tão grandioso. porque tudo estava ali, os sinais, algumas frases repetidas ao longo do romance, que em determinado momento fazem um click no seu cérebro e você para a compreender tudo de maneira completamente diferente. tudo se explica e não tem nem o que fazer além de ficar de queixo caído e depois rir de tão genial que foi a construção do romance.
sendo franca, eu não sei exatamente a moral da história, a lição que se pode tirar dela ou algo assim. mas definitivamente é um livro de leitura obrigatória. mostra o ser humano em sua forma mais primitiva, e os efeitos disso na sociedade. ou não, também. talvez eu esteja falando muita besteira. só lendo e analisando para descobrir. só sei que eu estou MUITO curiosa pra saber como a história foi abordada no filme, preciso comprar o Clube da Luta 2 e só não recomendo esse daqui para crianças. sim, como agradecimento à ter quase me coagido a ler o mais rápido possível, vou emprestá-lo ao meu amigo e agradeço a ele pelo empenho. valeu muito a pena e com certeza é o tipo de história que é impossível de esquecer. e pra complementar, o posfácio do Chuck Palahniuk é a cereja do bolo. sério, apenas leiam. vocês não vão se arrepender. mas shhhhhhh!; tudo que fica no permanece no .