spoiler visualizarRafa569 30/10/2022
#53: Clube da Luta - Chuck Palahniuk
Acho que podemos chamar de clássico ne?
Eu já havia visto o filme, mas há muito tempo. Ler o livro, principalmente o começo, foi como rememorar as cenas que eu nem me recordava mais.
Esse é meu segundo contato com o autor. O primeiro foi nesse ano mesmo, com Sobrevivente. Notei que a escrita de Chuck é tão característica - ácida, seca, violenta e sarcástica- que podemos notar ser um livro escrito por ler antes mesmo de saber a autoria.
Seguindo as duas primeiras regras do clube, de nunca falar sobre o Clube da Luta, vou nos poupar de ficar falando sobre o enredo, já bem conhecido do público.
O autor, assim como no livro Sobrevivente lança mão de críticas ácidas ao modelo de sociedade vigente, questionando nosso padrão de consumo, a masculinidade, e até mesmo um certo anarquismo ou destruição da sociedade, com o Projeto Desordem e Destruição. Este projeto criado por Tyler acaba saindo do controle e se voltando contra ele mesmo.
E como termina? Bom, essa história contém um dos plot twists mais conhecidos: Tyler e o narrador da história são a mesma pessoa, um transtorno dissociativo de personalidade, que culmina na morte suicida do narrador.
Ah, minha experiência na leitura deste livro foi frenética, talvez uma das leituras mais rápidas de que me lembro. Foram quase 300 páginas em 3 dias. O filme também é bem conhecido e cultuado, com Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter, nos papéis do narrador, Tyler e Marla, respectivamente. A violência explícita costuma incomodar algumas pessoas, nas cenas de luta, e talvez a principal luta que se apresenta nesta história é a luta de classes, além da luta do próprio indivíduo consigo mesmo. Vale muito a leitura e reflexão.