O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


921 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Gabriel.Chiquito 07/04/2023

É um conto bem curtinho, rápido de ler e bem filosófico, que faz refletir sobre descobrir quem nós realmente somos e o processo para chegar a isso.
comentários(0)comente



iagofelipeh 13/05/2020

Saramago sendo curto e incrível como de praxe.
Livro pequenino que traz a tona o amor em detrimento dos desejos de exploração numa época longínqua.

Ambos protagonistas, inicialmente procurando um "rumo" para a vida, no decorrer de suas pretensiosas empreitadas, acabam encontrando seus destinos no conforto do afeto do outro.

Leiam, vale a pena!
comentários(0)comente



Thali 24/12/2021

Eu gosto muito de ler Saramago, me adapto bem a sua escrita e acho uma delícia.
O Conto da Ilha Desconhecida, como o nome já diz, é um conto bem curtido, da pra ler de uma vez (mas é gostoso parar e refletir em vários trechos). É uma metáfora, fala da busca do homem por si mesmo, abandonando as coisas já conhecidas, as coisas materiais, pra buscar que se é de verdade.
comentários(0)comente



stormashrina 27/01/2023

Desse conto, inúmeras reflexões podem ser tiradas. Acho que cada um tem a sua própria interpretação dele, mas a ideia comum é a de que a ?ilha desconhecida? seria o você mesmo (uma versão desconhecida, mas almejada), e a jornada, o processo de autoconhecimento. Saramago fala da busca pelo desconhecido sem planejamento. ?É preciso sair da ilha para conhecer a ilha?. Não se sabia o trajeto, nem se sabia qual era a ilha; mas o navegante fez a viagem mesmo assim.
Também interpretei uma crítica à burocracia nas primeiras páginas.
Achei o final do conto um pouco confuso (tudo parecia um delírio coletivo), mas no geral eu gostei muito. É bem reflexivo.
comentários(0)comente



Stefany.Balbino 29/04/2021

Meu primeiro José Saramago.
Peguei sem intenção e gostei bastante. Esse conto é meio doidinho, mas é uma leitura curta, rápida e prazerosa.
-Foi um bom primeiro contato, fiquei com vontade de ler mais
comentários(0)comente



Anjos.Clara 02/07/2024

Ilhas por conhecer é coisa que se acabou desde a muito tempo
"Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver."

Eu já havia abandonado um livro do Saramago, a falta de pontuação, estilo marcante do autor, me deixou muuito confusa. Não entendia quando começavam e terminavam os diálogos, entao foi bom ler um conto pra me acostumar com o ritmo da escrita.

São 64 páginas cheias de metáforas e significado escondido em uma historia que a primeira vista é simples. Talvez esse seja o meu tipo favorito de história, quando eu preciso de um tempo para refletir e entender, e as vezes, refletir e perceber que ainda não entendo.
Não é um livro sobre ilhas, barcos ou viagens, é sobre a vida e quanto estamos disposto a atravessar um mar inteiro pra descobrir a ilha desconhecida, mesmo que todos digam que '' isso não existe, ilhas por conhecer é coisa que se acabou desde há muio tempo.''

Quando Saramago diz que "é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não nos saímos de nós" lembramos da importância de sempre buscar descobrir uma parte nova de nós mesmos. Você nunca sabe quando um livro pode se tornar o seu favorito, uma musica pode te tocar de forma diferente, uma conversa pode te fazer refletir por dias, um poema pode descrever um sentimento seu melhor do que você mesmo poderia ou uma pessoa pode se tornar uma das mais importantes da sua vida. Descobrir a ilha desconhecida é se permitir viver essas experiências que ao longo da vida nos transformam em quem nós somos.

Eu também quero descobrir as minhas ilhas desconhecidas, e saber quem sou eu quando nelas estiver.
Lah Chase 02/07/2024minha estante
Que lindo


letgss 29/07/2024minha estante
Adorei a resenha!




Maitê 01/06/2020

Me lembra um outro conto, Bartebly do Herman Melville; ambos personagens que são constantes, Bartebly em sua recusa, e o homem que quer um barco para encontrar uma ilha desconhecida. Essa ilha existe? Não sabemos, niguém acredita nisso; ele não consegue explicar o seu desejo, é um homem sem experiências, mas algo entende, faz uma aposta.
comentários(0)comente



Claro 03/06/2021

Não o serias quem és se não o soubesses já.
Conto curtíssimo do Saramago.
Comprei o livro no Sebo despretensiosamente. Só tinha visto a capa e nem sequer sabia do que se tratava.
Não é meu primeiro contato com a escrita deste autor e mais uma vez fiquei satisfeito com a leitura. Uma leitura que ensina.
O livro trata de autoconhecimento e das decisões que devem ser tomadas para que você saia de uma ilha e possa ver outra, mesmo que desconhecida.
Eu realmente acredito na capacidade humana e neste livro o Saramago, com a mesma sutileza de uma conversa entre amigos, incentiva o leitor à ir atrás de suas ?ilhas desconhecidas? provando ao final o incerteza central do livro.

?Há ilhas desconhecidas? Quem pode chegar la??
comentários(0)comente



Gabriela 03/09/2024

É preciso acreditar no desconhecido
É uma história curta, mas que eu não conseguia para de ler. A escrita do Saramago não deixa espaço para pausar ou largar o livro, acho que se tivesse mais 100 páginas eu ainda assim continuaria lendo até acabar.
Fala sobre a busca, mas não o buscar incessante por algo, o buscar o inesperado e dessa forma o encontrar. Porque é assim que o destino funciona, você pensa no primeiro passo e ele vai construindo o caminho a frente.
Estar a procura da ilha desconhecida é estar desperto, estar consciente de que se largamos o conforto do conhecido, podemos encontrar a magia do inesperado. Merecer o desconhecido é só para quem tem a coragem de acreditar nele, e não importa o tamanho que ele tenha, acreditar nele o faz muito maior.
É necessário sonhar, pois sem o sonho, não há buscar, e sem busca, não há ilhas a descobrir.
Pedir o barco ao rei é como comprar o bilhete. (Comer, Rezar e Amar)

Fiquei com o desejo de reler, acho que essa história merece ser revisitada várias vezes!

Eu já tinha vontade de ler, mas encontrei ele num sebo ontem, e hoje li inteiro (não que seja grande) em uma pausa despretenciosa que ia ser só para olhar as primeiras páginas. Ele me encontrou no momento certo.
comentários(0)comente



Mari 11/11/2021

Minha primeira leitura do autor
O conto é bem curtinho e tem um tema bem interessante. A escrita do José Saramago é marcada de um jeito bem diferente mas ao msm tempo fluido??? Eu adorei o conto mas não tenho crtz se entendi a mensagem por trás kakakksksksk preciso dar uma pesquisada
@leoumlivro 11/11/2021minha estante
A escrita dele é maravilhosaaa! Parece meio enrolado, né? Mas é só ir lendo, seguindo o fluxo, tem um entendimento prático e a leitura flui demaaais! Vou ler esse conto. Leia Caim dele, muito bom!




thecia 12/08/2023

A ironia do José Saramago
Sempre enrolei muito para ler José Saramago pois sempre achei que teria muita dificuldade, então resolvi começar por esse conto bem curtinho e me surpreendi.

Com apenas 64 páginas Saramago conseguiu trazer muitas reflexões. Os personagens, que aparentavam ser simples, se revelaram profundos e com pensamentos relevantes. E trouxe temas como burocracia, egoísmo, a falta de interesse do ser humano, se contentando com tudo fácil.

E o foco da história é a busca do autoconhecimento. Saramago utiliza a ilha como uma metáfora, pois a intenção do homem do barco era aprender mais sobre ele. A intenção do personagem era descobrir e conhecer sua verdadeira personalidade e essência.

E é interessante que o Saramago não dá nome aos personagens, acredito que com a intenção de colocá-los em igualdade com todos nós, visto que também temos esse anseio em nos conhecer e sonhos ?impossíveis? para realizar.

Espero conhecer mais desse autor!
comentários(0)comente



Lucas 29/09/2020

O Conto da Ilha Desconhecida
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar".
comentários(0)comente



Rosana 18/05/2020

“é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós…”

Este conto é uma linda metáfora do Saramago que compara o Homem a uma ilha. A busca do personagem principal é uma busca de si, é o encontro de nós com aquilo que ainda não foi percebido. Muitas vezes não nos conhecemos e é preciso um sonho, um objetivo para que possamos enxergar o desconhecido e esse desconhecido somos nós mesmos. A busca faz parte da condição humana, mesmo que de forma imperceptível, e o próprio processo de busca é o encontro do que procuramos. É preciso sair do cais e enfrentar o mar tenebroso dentro de um frágil barco à vela. Porque a vida, assim como o mar, é sempre tenebrosa. Nunca sabemos o que iremos encontrar, se haverá tempestades ou se a maré nos levará para águas calmas e cristalinas. É preciso ter esperança, e ter esperança é acreditar que ainda existem ilhas desconhecidas (dentro e fora de nós) e que nelas podemos encontrar o que verdadeiramente somos. Creio eu que esta viagem é longa e só irá terminar quando o barco, enfim, naufragar.
comentários(0)comente



Aline 15/10/2024

A busca
Saramago, como sempre brilhante, conseguiu em um livro bem curto ser denso e profundo, escondendo nas entrelinhas diversos temas, e possibilitando uma grande reflexão. Maravilhoso!

?(?) todas as ilhas, mesmo as conhecidas, são desconhecidas enquanto não desembarcarmos nelas?.

?Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar?.

?Se não sais de ti, não chegas a saber quem és?.
pmartins.md 16/10/2024minha estante
Não conhecia esse livro!! Amei!!




921 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR