O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


921 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Roberta.Biasioli 31/08/2024

Este livro é curtinho, mas cheio de ensinamentos e profundas reflexões, provocadas pela delicadeza e sensibilidade de Saramago.
Maravilhoso!
comentários(0)comente



Mari | @li.buenasartes 31/08/2024

Daqueles que pegam bem lá no fundo da alma??
Toda a matafora da ilha... simplesmente GENIAL?? Tantos quotes podem ser feitos, tantas interpretações são possíveis... Sinto que preciso reler para conseguir dizer qualquer coisa sobre essa obra.
comentários(0)comente



Raquel Paixão 31/08/2024

Saramago e sua genialidade
Não tenho palavras para definir o quanto amei este conto!!!
Embora seja curto, traz uma profundidade sem igual, mostrando, mais uma vez, a genialidade de Saramago.
Reflexões poderosas através de metáforas e analogias muito bem construídas.
Enfim, perfeito!
comentários(0)comente



Kázinha 28/08/2024

?
Essa rápida leitura de tira da zona de conforto em vários sentidos. O que conta na história é uma persistência por um sonho. Confesso que a leitura foi difícil, pois não há pontuação correta, nunca tinha lido nesse formato, no começo é um pouco confuso, no final parece que tá no começo kkkk, brincadeiras a parte ele passa uma lição sobre persistência/perseverança. Foi um pouco difícil de entender, tive que fazer a leitura procurando outras resenhas para ir absorvendo melhor.
comentários(0)comente



Victoria Nunes 27/08/2024

Saramago não é Saramago a toa, acho que ele mexe com a gente de um jeito diferente...

O conto da ilha desconhecida é muito mais sobre uma viagem pra dentro da gente, da jornada pra chegar na própria ilha que existe dentro de si

62 páginas, que quando chega no final pensa: que lindo!
comentários(0)comente



linaekiet0 24/08/2024

À procura de mim mesma?
Faz algum tempo que não leio nenhum livro e decidi que José Saramago seria minha salvação em tempos difíceis.

Nunca procurei nada sobre o autor, essa é a minha primeira experiência com o mesmo. A obra é realmente muito boa, quanto mais se lê, mais se quer saber sobre o homem que quer um barco, qual será a resposta do rei, que importância a mulher da limpeza tanto tem?

Vi algumas resenhas sobre o livro, e tenho o que concordar.
Este é um conto que apesar de curto carrega bastante sensibilidade, de certo iniciamos a leitura com um homem que pede por um barco ao rei que abre sessões para petições. Pedidos que possam ser ou não realizados, e averiguados pelo rei.
Samarago parece querer nos passar como essa questão burocrática é sempre tão tediosa e demorada, como somos sempre definidos por status ou profissões (assim como o rei, ajudante 1,2,3, mulher da limpeza, capitão). O conceito de que ilhas ainda possam ser descobertas é algo muito alarmante dentro da história, pois as ilhas já haviam sido conhecidas. A metáfora usada que é para nós mesmos.

"O filósofo do rei, quando não tinha que fazer, ia sentar-se ao pé de mim, a ver-me passajar as peúgas dos pajens, e às vezes dava-lhe para filosofar, dizia que todo homem é um ilha, eu, como aquilo não era comigo, visto que sou uma mulher, não lhe dava importância."

"Que é necessário para sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós."

O livro fala de certo modo sobre o desconhecido ser tão atrativo, que aparentemente nós mesmos não sabemos quem somos de facto.

Outro ponto que gostaria de destacar é sobre a editora, infelizmente tem muitos erros nas palavras e não se tem a definição da fala do personagem. Apesar de que não me atentei tanto sobre por ser uma leitora rápida.

Esse livro trás ensinamentos bases, todos nós temos uma imensidão e algo desconhecido dentro de si. As vezes, é necessário embarcar no oceano tenebroso, sair do conforto que temos para as aventuras oceânicas (vividas) que o mundo tem a oferecer.

Para que assim a ilha desconhecida saía enfim à procura de si mesma.
comentários(0)comente



arrobasamara 24/08/2024

Um homem vai pedir ao rei um barco pra ir em busca de uma ilha desconhecida, mas esse conto absolutamente não é sobre ilhas e nem barcos. Saramago né?!

comentários(0)comente



carolinadevermelho 24/08/2024

É preciso sair da ilha para ver a ilha
Devo dizer que gosto muito dos vlogs da Bruna Martiolli, pra início de conversa. Afinal, foi ela quem em cativou a começar essa leitura. Em uma tarde eu sentei e li estas páginas devorando cada linha, conforme eu me sentia imersa nessa leitura. Minha experiência com o Saramago data exatamente 2015, quando li o fantástico Ensaio Sobre a Cegueira, e fiquei estupefata, sem comentar que em 2012 eu havia lido A Viagem do Elefante dentro daquelas leituras obrigatórias para vestibular.

Nesse conto eu notei surpresa uma diferença na escrita dele, nos dois livros que li anteriormente comparados a esse. O conto nos apresenta, um homem, uma mulher e um rei, dos que mais apresentam foco principal na história. Esse homem vai até o rei pedindo uma embarcação, não sendo ele nem náutico e nem mesmo tendo uma tripulação que entenda das "coisas do mar". O rei é apresentado como alguém que vive sobretudo de questões burocráticas, fiquei pensando no tanto de espera dos súditos dentro do que ali era comum. Mas esse homem está tão determinado, não quer deixar recados, que ver o rei e insiste até ser recebido pessoalmente.

Esse homem que esse barco para encontrar o que ele chama de ilha desconhecida. E é claro que eu fiquei encantada com essa metáfora, tendo eu mesma me identificado com essa necessidade de buscar um propósito, eu me encontro extamente nesse ponto da minha vida, onde acho necessário encontrar e seguir uma jornada de significados e significâncias. Nesse ponto, concordo com o autor de que é uma jornada solitária e muitas vezes assustadora. A coragem, a persistência, a valorização dos sonhos, o autoconhecimento como um compromisso e até mesmo a decisão de assumir riscos em prol da nossa realização pessoal, são pontos importantes que esse conto toca dentro de nós.

Eu gostei muito da mulher, de como ela decide também, por meio de uma inspiração despertada não intencionalmente por aquele homem, seguir também na sua própria busca. A fala acerca do filósofo do rei e como ela tras a ideia de "é preciso sair da ilha para ver a ilha" me deixou por dias refletindo acerca da importância da minha independência, da minha liberdade. É difícil sair em busca de superar o meu próprio mar de ignorância, porém, é uma atitude indispensável se o que estamos buscando é uma experiência de realização e felicidade subjetiva, dessas que sentimos com a gente e dentro da gente mesmo.

Ainda falando sobre o "sair da ilha para ver a ilha", eu sinto que foi durante o meu processo de sair da minha zona de conforto, que não era nem um pouco confortável, mas me trazia aquela sensação de controle, foi nesse processo que eu pude ter novas perspectivas sobre mim, sobre a minha vida e as inpumeras possivilidades que o desconhecido oferta. Essa ideia de que, quando fazemos o exercício de onservar nossas rotinas e limitações do dia a dia, com esse olhar externo, somos capazes de renovar todos os significados e propósitos mais profundos que já temos conhecimento até então, é muito encantadora, para mim.

Acho que o que de mais valioso eu descobri durante essa leitura, foi essa decisão de contato maior comigo mesma e de abertura para compreender quem eu sou e qual é a minha experiência com o mundo que me cerca, sem deixar de pensar, também, na vida em comunidade, mas não tem como ela ser vivida de uma forma plena, na minha opinião, sem esse investimento pessoal em nós mesmas.
comentários(0)comente



Elton.Oliveira 23/08/2024

Ilusões
Um conto curtinho e bem reflexivo !

Tem sua máxima na frase :

" Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

Um senhor que queria a todo custo um barco para ir atrás de uma ilha desconhecida, almejando muito esse sonho. Conseguindo o barco, se deparou com inúmeros problemas que fugiram do seu planejamento, do seu conhecimento.....

Um bom livro !
Amadeu.Rebouças 24/08/2024minha estante
Q frase sensacional.


Elton.Oliveira 24/08/2024minha estante
Realmente Amadeu .... Essa frase resumiu todo o livro ! Ficou muito foda essa efeito!!! Na reflexão que fazemos sobre o conto .... Saramago foi genial !




Tati 19/08/2024

Excelente
"...também é deste modo que o destino costuma comportar-se connosco, já está mesmo atrás de nós, já estendeu a mão para tocar-nos o ombro, e nós ainda vamos a murmurar, Acabou-se, não há mais que ver, é tudo iqual."

"A IIha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."
comentários(0)comente



Isabelle 19/08/2024

Ilha desconhecida
?comigo, É estranho que tu, sendo homem do mar, me digas isso, que já não há ilhas desconhecidas, homem da terra sou eu, e não ignoro que todas as ilhas, mesmo as conhecidas, são desconhecidas enquanto não desembarcarmos nelas,?

?Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar?

?mas quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és,?
comentários(0)comente



Leiturascomthays 14/08/2024

Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar ??

E assim foi a minha primeira leitura de Saramago!
comentários(0)comente



__Brenno 12/08/2024

"O conto da ilha desconhecida" ? José Saramago
É um livrinho rápido de se ler, com um estilo de escrita fluida que só Saramago tem. Me encanta a forma como ele escreve. Gostei muito.
comentários(0)comente



Gusma 06/08/2024

Saiu a procura de si mesma
Meu primeiro contato com José Saramago, já que disseram que esse é um bom livro de entrada pros escritos dele. De fato, é uma leitura bem tranquila e bem ambientada. O final foi poético, me pegou legal. Vale a leitura sim, agora tô ansiosa pra ler histórias completas dele.
comentários(0)comente



Cicalise 04/08/2024

??
Espetacular a forma como Saramago consegue envolver e nos empurra psicologia a baixo.
Este conto fala sobre isso. Excelente!
comentários(0)comente



921 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR