Deus é matemático?

Deus é matemático? Mario Livio




Resenhas - Deus é matemático?


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Evilas 14/08/2012

Nossa matemática é uma combinação de invenções e descobertas
Durante todo o livro, o autor apresenta grandes nomes da ciência e o contexto no qual eles desenvolveram a matemática. No último capítulo do livro, "Sobre a Mente Humana, Matemática e o Universo", o autor começa com os seguintes questionamentos: "Teria a Matemática uma existência independente da mente humana? Por que conceitos matemáticos têm aplicabilidade muito além do contexto em que tinham sido originalmente desenvolvidos?". Mais a frente, o autor diz "A noção de 'descoberta' implica preexistência em algum universo real ou metafísico. O conceito de 'invenção' implica a mente humana, individual ou coletivamente. A questão (se a matemática foi descoberta ou inventada) pertence, portanto, a uma combinação de disciplinas que podem envolver física, filosofia, matemática, ciência cognitiva e, até, antropologia, mas sem dúvida não é exclusiva da matemática". Na sequência o autor afirma: "Nossa matemática é uma combinação de invenções e descobertas." Ao final, com essa afirmação podemos ter uma noção de que a natureza apresenta elementos suficientes que foram criados por uma entidade superiora (podendo, claro, ser Deus). O homem com a formidável mente humana, tendo necessidades e desejos foi, com o tempo, inventando alguns conceitos de elementos mais simples antes descobertos. Portanto, ciência e fé podem sim andar juntas. O fato da ciência, da física e da matemática muito explicarem fatos reais não respondem quem os criou, mas como funcionam. Livro não é dos melhores, mas recomendo.
comentários(0)comente



Daniel Sampaio 02/01/2013

A Matemática é descoberta - é pré-existente à nossa razão - ou é criada por nós ???
Este livro lança de forma histórica a seguinte questão: a Matemática é pré-existente à nossa razão e por isso, seria descoberta por nós, OU, a Matemática é criada por nós, ou seja, seria uma linguagem e um formalismo quantitativo com gênese em nosso cérebro ? Curti muitíssimo a abordagem histórica e sistemática desta questão. Particularmente, creio que a resposta à pergunta seja "um pouco dos dois", em parte ela é criada (a linguagem simbólica em si) e em parte descoberta (muitas vezes, relações quantitativas presentes em fenômenos naturais observados - descobertos - geraram adequações e evoluções da Matemática existente). Um ótimo livro, principalmente para os amantes da História da Matemática e da Ciência.
comentários(0)comente



Marcos5813 03/08/2013

Invenção Humana ou Arte Divina!!!
Neste livro primoroso do Mario Livo, astrofísico romeno, e excelentemente bem escrito, viaja através do tempos e levanta uma questão crucial que irá nortear toda obra. Será a matemática uma invenção humana, assim como a roda, a máquina a vapor, os veículos motorizados, computadores, aeroespaçonaves e etc. Ou será a matemática um dado, um componente natural da natureza, incrustada em cada aspecto dela, em cada fato natural e circunstancial, e por isso mesmo obra da criação de um ser superior, que chamamos de Deus.

Mario livo, viajando desda das civilizações mais antigas, com especial atenção ao mundo helênico que legou a maior parte do conhecimento científico e filosófico ao mundo ocidental. Prossegue diante dos progressos científico feitos por cientistas desbravadores como Galileu, Kepler, Newton, na idade média e da incontestável contribuição de Descarte sobre o método científico, que irá moldar a forma do pensamento científico.

Viaja pelas diversas geometrias criadas após Euclides como necessidade de resolver questões próprias do próprio mundo e ambiente físico.

Faz uma excursão breve sobre as mais recente descobertas científica como a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade de Einstein, e uma constatação no mínimo intrigante de extrema e inexplicável efetividade da matemática para responder as perguntas indagadas sobre a natureza e seus constituinte. Leitura obrigatória para quem adora matemática e ciências e muito prazerosa para aqueles que movido pela curiosidade pretende entender melhor o mundo que nos cerca. Excelente livro!!!!
comentários(0)comente



lolo 27/03/2021

sensacional
nem precisa entender de matemática pra ler esse livro, o autor escreve tão interessado e de uma forma que parece uma conversa com o leitor, nem da vontade de parar de ler desde que começa o capítulo!
ao contrário do que o título sugere, não tem um viés necessariamente religioso, a obra se volta muito mais para questões de como a matemática é vista e refaz passos de sua história mostrando a visão de gênios sobre a matemática
comentários(0)comente



mari 03/12/2021

não fala de deus
muito interessante, é mais um apanhadinho dos aspectos importantes que constroem a matemática de hoje
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5