spoiler visualizarManu 16/06/2024
Um livro jovem e inteligente
Esse livro é muito bom, mas não conseguiu superar o primeiro. Estou escrevendo isso uma semana depois de terminar esse livro, e percebi que quando penso em Jogos Vorazes penso muito no primeiro e pouco no segundo. Minhas opiniões seguem as mesmas, mas senti a necessidade de adicionar esse comentário. Ele continua bom, mas acho que é menos original que o primeiro, já que tem as mesmas críticas ao governo, mas sem aprofundá-las. A história é boa e continua cativante, mas acho que considerando que é uma trilogia, senti um leve declínio em relação ao 1. Dito isso, podemos seguir para minha resenha inicial.
A Katniss é uma personagem muito inteligente, ela tem pensamentos muito críticos, mas ela as vezes erra também, ela julga errado alguém ou uma situação, o que deixa ela ainda mais real. Em Chamas trouxe muito a reflexão da Katniss sobre o que ela fez no primeiro livro, e qual a repercussão disso. Também mostra nossa protagonista quase sendo manipulada pelo governo (quando Snow tenta ameaçá-la para que ela abafe a revolução iminente). E então nós acompanhamos o processo dela perceber a manipulação e se virar contra isso. Foi uma sequência de eventos muito realista, pois é muito difícil para uma menina de 16 anos de repente se tornar o símbolo da revolução contra o governo.
Uma coisa que me incomodou um pouco nesse livro é o romance, no sentido do triângulo amoroso, pois senti que os pensamentos dela não eram muito coerentes. Em um minuto ela estava super apaixonada pelo Gale, no minuto seguinte ela via o Peeta e parecia que esquecia totalmente o Gale. E o contrário também acontecia, acho que tem jeitos melhores de construir um triangulo amoroso sem ser tão forçado.
Sobre o plot, a princípio eu tinha achado meio preguiçosa a ideia de colocar a protagonista de novo nos jogos, parecia meio que reciclar o livro 1. Mas não, foi feito de um jeito que fez sentido, com justificativas super críveis para estar isso acontecendo. Confesso que a parte em que ela está de fato na arena, eu ainda prefiro a do primeiro livro, mas não que esse tenha sido ruim. E o plot twist do final!!!!! Eu senti que vinha alguma revelação desde que ela entrou na arena, e isso é ótimo, pois mostra que a Suzanne realmente construiu a reviravolta, ao invés de simplesmente jogar algo no final só para chocar o leitor.
Fiquei com muita vontade de algum dia reler esse livro já sabendo das motivações dos personagens, para entender melhor tudo que aconteceu na arena. E é legal de acompanhar a Katniss desconfiando dos acontecimentos junto com a gente e depois descobrindo a realidade também junto com nós leitores.