EloisaMiranda 17/05/2024
?? Enquanto você viver, a revolução vive.? ???
Amei demais esse livro, tiveram muito mais acontecimentos que o primeiro, e achei mais emocionante. (Gostaria de ressaltar que estou revoltada porque o Skoob travou e não salvou a resenha com 4000 palavras ?).
Esse livro foi bem mais rápido, mas não foi algo que tenha me incomodado.
O Presidente Snow já aparece no início super calmo em relação a Katniss ter basicamente sabotado os jogos, e por conta disso, ter causado pequenos levantes entre os Distritos.
Outra coisa que quero ressaltar, é que o no ano do Massacre Quaternário, tem um envelope MUITO conveniente a situação que está acontecendo, é muito estranho pra mim. (Talvez os antigos tivessem a noção que por ser um governo frágil - como o próprio Snow admite - tenham feito isso para tentar manter o controle caso as coisas chegassem a esse estágio).
Simpatizei bem mais com o Peeta nesse livro, no outro livro a personalidade que ele tinha parecia era ser um jovem apaixonado, nesse ele já teve um destaque fora disso.
A Katniss continuou sendo perfeita nessa livro, e com seu senso de heroína (que é algo admirável, mas que também mataria ela facilmente). Vejo ela sendo forte e tentando manter tudo em ordem da melhor maneira que consegue.
Consegui achar a relação da Kat e do Peeta bem melhor nesse livro, pareceu algo mais real, até mesmo em momentos que deveriam ser apenas fingimento. Acho que a ligação que eles acabaram desenvolvendo por conta de tudo que aconteceu nos Jogos tornou as coisas mais naturais.
O Gale mal apareceu nesse livro (de novo), mas já tive um leve surto inicial por ele ter beijado a Katniss. Mas a relação deles se tornou muito complicada devido a todos os acontecimentos nos Jogos, ao ciúmes do Gale, e a relação que ela e o Peeta acabaram desenvolvendo de maneira ?involuntária?.
O Gale e o Peeta fariam de tudo pela Katniss, isso é fato. Mas as vezes sinto uma vibe tipo: o Gale sacrificaria o mundo pela Kat, mas o Peeta sacrificaria o que sente pela Kat se isso significasse salvar a todos).
O Haymitch extremamente esperto, eu imaginava que ele tivesse um plano pra tirar o Peeta e a Katniss vivos de dentro dos Jogos, mas não imaginei o envolvimento de tantas pessoas (e que essas pessoas fossem contra o governo) e tudo o que aconteceu no final.
Eu já imaginava que o novo chefe dos Idealizadores apoiasse a Katniss e estivesse ligado aos revoltos, no momento que ele mostrou aquele Tordo escondido no relógio.
E também deduzi que o broche dela tinha se tornado um símbolo para a revolução, antes mesmo das meninas dos outros Distritos aparecerem.
Ainda estou incrédula com o que aconteceu com o Cinna, tanto que demorei a raciocinar o que tava lendo, e por um momento pensei que a Katniss estava apenas imaginando ou sendo manipulada a ver aquilo. O fato do livro ter terminado sem ter nenhuma informação do Cinna estar vivo ou não, foi meio desesperador, a relação que ele desenvolveu com a Katniss é muito bonita de se ver, e acredito que ele seja uma das poucas pessoas que ela realmente confia.
E bom, temos o Peeta que também ficou pra trás, e agora está nas mãos do Presidente Snow. Talvez sendo torturado, ou sabe se lá o que. ?
É isso, simplesmente amei esse livro, e estou ansiosa pelo último! ?