Brida

Brida Paulo Coelho




Resenhas - Brida


456 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Malun4 25/04/2023

Livro bom mas com comentários desnecessários
Ao meu ponto de vista, a história é muito boa! Você consegue se envolver com os personagens e é uma viagem maravilhosa.

Porém, em determinados momentos percebi frases extremamente machistas que colocam o Homem num pedestal glorioso, praticamente rebaixando as mulheres.

Além do machismo, algo que me incomodou bastante foi a romantização da traição, oque não é algo muito interessante de se ler JKKK (e mais uma vez colocando a mulher como capacho de homem).

Mas deixando de lado e ignorando esses incômodos, até que estou gostando. Não achei um livro cansativo!
comentários(0)comente



paolla.torrilhas 26/05/2022

"Toda busca é um ato de fé."
Que delícia percorrer esse caminho com a Brida. A frase não é minha, mas descreve bem: "um livro para pessoas silenciosas com mentes barulhentas".
Muito gostoso viajar nesse mundinho cheio de magia e respostas e ainda mais perguntas. Melhor ainda é quando uma pergunta em específico é respondida com um simples NÃO SEI. Eu não sei. Você não sabe. Não sabemos. E tá tudo bem. A fé nos leva a entender que estamos aqui por algum motivo, então vamos fazer nosso melhor.

"[...] a única solução possível: seguir nossos sonhos."

Lindo, lindo, lindo. Recomendo muito a pessoas de mente e coração abertos.
Karlinha 06/06/2022minha estante
Muito bom,amo




psykloz 18/06/2020

Já fazia algum tempo desde que lera um Paulo Coelho e havia esquecido-me do quão fantástica é a maneira como ele coloca dimensão humana em seus personagens místicos e a noção de que, na realidade, todos somos iguais com nossos desejos e inseguranças, independente do papel desempenhado na vida.

Eu não sou capaz de ler um livro dele sem pausar para fazer rápidas pesquisas sobre algumas referências que ele traz à história. Desde certos termos, contexto cultural, datas até lugares no mapa. As passagens são repletas de substância, de pequenos aprendizados, citações e por vezes até conteúdo histórico - o que faz com que questionemos se será apenas ficção ou se aquilo em específico entrou nos parâmetros da realidade.

Apaixono-me pelos ensinamentos e perspectivas da existência que ele adquiriu ao longo da vida e partilha no decorrer dos seus romances. Admiro imenso a fé que ele possui na continuação da vida para além daqui. Paulo Coelho inspira-me positivamente a nível que nem sou capaz de descrever. Há muita coisa dita que eu já conhecia indiretamente, mas há muito poder nas palavras quando colocadas da forma correta e direta e ele o faz. Acho importante colocar o pensamento e o conhecimento em palavras porque isso traz imensa força e significado.

Vejo que muitas das críticas que fazem à escrita dele são referentes à gramática que ele usa. Percebo o que querem dizer, embora eu acredite que ele se interesse em conectar-se com os leitores mais do que preservar o formalismo do português. Penso que a principal ideia seja trazer intimidade à história e não fortalecer o muro que separa o "brasileiro comum" da leitura. Não posso dizer por ele, mas eu acredito que seu objetivo principal seja trazer identificação do leitor com seus livros, e isso não aconteceria se a linguagem que ele usasse não fosse o nosso português coloquial informal (e muitas vezes errado) do nosso dia-a-dia. Inclusive nota-se pelo imenso alcance e sucesso que ele teve com suas publicações. As pessoas não querem ler Paulo Coelho para aprenderem regras gramaticais: querem lê-lo a abordar sobre a ponte entre o Visível e o Invisível que ele sabe fazer de forma tão natural quanto necessária.

Um pequeno parêntese de desabafo sobre isso: Não é culpa do Paulo Coelho ou de outros escritores que escolhem essa abordagem gramatical. Infelizmente, no Brasil, nós aprendemos tarde o português formal e correto - próximo à epoca dos vestibulares, quando somos obrigados a ler os clássicos cujo português é escrito de forma a ser percebida como se fosse uma língua estrangeira, tamanho abismo que há entre essa versão e o que aprendemos durante toda uma vida na escola, em casa ou na rua. Toda uma vida no coloquial, não nos identificamos com essa linguagem que até então é completamente nova e estranha. Não ouvimos o português correto nem do professor de português. Eu percebo a diferença que há entre Brasil e Portugal nesse aspecto, porque vivo em Portugal há alguns anos e vejo o quanto as crianças daqui sabem usar os pronomes, as ênclises, os tempos, os advérbios - coisa que no Brasil até os adultos sentem dificuldade. Vejo que é uma questão de ensino mais rígido do idioma presente desde a alfabetização. Aqui não há meios termos. Já nós, brasileiros, inventamos palavras e expressões quase a tempo integral, e o português acadêmico acaba por passar longe durante grande parte da vida, sendo custoso abraçá-lo tardiamente.

Brida é um livro que fala sobre amores no plural e em simultâneo. Os livros do Paulo Coelho sempre abordam a temática da alma gêmea de forma intensa e magnética - através do ocultismo, sobrenatural e divino que transcende o tempo e as encarnações. Ele sempre narra o amor e o desejo sexual de um homem muito mais velho por uma moça muito mais nova - o que me faz pensar que talvez ele tenha sua sexualidade mal resolvida (reprimida), encarnando-se no homem maduro da história que fica com a moça.

De menos positivo sobre este livro, achei que faltou maiores descrições de algumas cenas, dos vestidos, do que as pessoas pensavam ou diziam em determinadas situações. Em alguns momentos eu me senti a ver a história de longe, como se estivesse sendo recontada por outra pessoa que não a criadora da história, ou seja, faltando certos elementos que foram esquecidos.

Por fim, indico Brida ao público que se interessa pelos mistérios do Universo e do sobrenatural, pelo amor, pela fé de quem nunca desiste de buscar o seu Dom e a sua missão.

Um trecho:
"Nunca deixe de ter dúvidas. Quando as dúvidas param de existir, é porque você parou em sua caminhada. Então vem Deus e desmonta tudo, porque é assim que Ele controla os seus eleitos; fazendo com que percorram sempre, por inteiro, o caminho que precisam percorrer. Ele nos obriga a andar quando paramos por qualquer razão - comodismo, preguiça, ou a falsa sensação de que já sabemos o necessário. Mas tome cuidado com uma coisa: jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter segurança ou certeza de que está decidindo corretamente. Ninguém erra quando está agindo, se, ao tomar suas decisões, mantiver sempre em mente um velho provérbio alemão, que a Tradição da Lua trouxe até os dias de hoje. Se você não esquecer este provérbio, sempre pode transformar uma decisão errada numa decisão certa. E o provérbio é este: 'O diabo mora nos detalhes.'"
comentários(0)comente



Camo 23/06/2020

Surpreendeu
Eu comprei esse livro faz um tempão e não tinha conseguido terminar ele, esse ano li e não é que gostei.... Achei muito legal... Recomendo
comentários(0)comente



kaio cosmopolita 17/06/2023

Parece um simples romance...
Brida é um livro leve, de fácil leitura, porém com conhecimentos de muita sabedoria que apresentam-se de uma forma simples durante a trajetória da protagonista Brida.
Trata-se de história sobre a busca do irreal, do mundo invisível, do sagrado que acaba por confundir-se com a busca de satisfação pessoal que todos enfrentamos na vida.
Durante a leitura, aprendemos que magia é tão somente uma habilidade de compreender as mudanças no mundo em que estamos inseridos e uma capacidade de nos adequarmos fluidicamenre à elas ou em um estado mais desenvolvido, o poder de semear algumas dessas mudanças a partir de nossa psique quando alinhada com o Todo.
Apesar de parecer um simples romance, é um livro que traz um pouco de conhecimento de magia e muita sabedoria intrínseca disponível àqueles que buscam um sentido além do literal. Brida é uma personagem jovem, cheia de vida e de dúvidas e, durante o decorrer de seus busca, nos apaixonamos por sua visão de vida que se divide entre dois mundos que, em realidade, são complementares.
Não gostei muito do final porque, tratando-se de um romance, esperava um "viveram felizes para sempre", mas o autor deixa algo em aberto sugerindo um possível caminho escolhido por Brida e por um de seus mestres que, na verdade, é sua chama gêmea. Como dito antes, parece ser um simples romance, mas é um livro de mistério e como tal, explora a busca do sagrado dentro de nós e a interpretação e aplicação do mesmo em nossas vidas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



diluasoul 19/01/2024

Quando Brida disse,
"Tenho 21 anos. Se quisesse aprender balé agora, já seria considerada velha demais."

Porque nós jovens mulheres de 21 anos, já somos consideradas velhas demais para muita coisa...
comentários(0)comente



Simone 04/01/2021

Melhor leitura
Ganhei no meu aniversário em 26/02 "devorei" em dois dias. Instigante e curioso!!! Tenho até hoje!!!
comentários(0)comente



Márcia 22/07/2009

1º livro de Paulo Coelho que li.

Poxa! Não tem como gostar... Tipo, a história em si me cativou. Mas mais pela minha parte Romântica que gosta de magia; e também pelo mistério do romance. Mas a leitura é muito besta, acho que essa é a palavra. Não dei a mínima para aquela baboseira toda de Tradições...
Mas acho que preciso ler mais dele, pra realmente ter certeza, " não se julga um autor por uma obra apenas". Mas o cara pode até acabar me conquistando, só por causa da mistura de magia e romance, que me fascinam ^^'
comentários(0)comente

Craig 11/08/2009minha estante
Tipo, eu não sei oq achar de paulo coelho a midia poõe ele no alto, mas ouço muitas pessoas criticarem os seus livros, prefiro ouvir a voz do povo.




Airton 04/03/2010

Uma procura Interminável!
Li Brida 4 vezes em minha adolescência... é um livro maravilhoso, não só pelo contexto pagão em que ele se encaixa com extrema delicadeza, mas sim pelo fato de ser um Romance acima de tudo, com relações turbulentas, amores inimagináveis e a essência da pureza da mulher é colocada em primeira instância pelo autor, que, creio eu, na época, sabia O QUE escrever, e não PARA QUEM escrever!
comentários(0)comente



Nina Pina 07/04/2022

Alma gêmea
Apaixonada por esse livro.
Brida é uma garota muito jovem em busca do conhecimento, do amor verdadeiro, da tradição do sol, da tradição da lua, e precisa fazer uma escolha importante para continuar.
Ameiiii demais ? ?????
comentários(0)comente



Rodrivan 30/07/2021

Muito bom
Uma história simples e profunda!! Qualquer viajante de busca espiritual com certeza se identificará com Brida, uma jovem moça que busca por sua identidade, segue seu chamado pessoal. Adorei especialmente à parte do livro que fala sobre a busca de nossas outras metades- união alma.
comentários(0)comente



D@yse 09/08/2021

Misticismo misturado com Romance
A obra fala sobre uma moça de 21 anos em busca do propósito e sentido da vida. Durante o enredo ela conhece um mago e uma feiticeira, os quais ensinam a ela a Tradição da Lua, a Tradição do Sol e por consequência dos fatos a descobrir a sua Outra Parte no amor.


"Talvez estes erros estejam lhe ensinando algo."


"Só se conhece o vinho bom quem provou o vinho amargo."
comentários(0)comente



Edkarl 29/04/2021

Paulo né, tudibom
Fazia muitos anos que não lia meu bom e velho Paulo Coelho, esse ano pretendo ler 2 no mínimo. Não sei porque não me pegueu com Brida antes, me passou pelos olhos, tenho certeza, mas foi bom pra o momento (obrigada Tulinha). As alusões metaforicas que o autor faz nesse livro são simplesmente uma piscina de conhecimento, pra vida mesmo. Me senti ouvindo um ancião, que de muitas vidas vividas, muito sabe.
comentários(0)comente



Maria Clara 13/01/2021

Brida é um livro repleto de reflexões
Minha primeira leitura de Paulo Coelho, e eu amei. A escrita é leve e fácil de entender. A busca de Brida em seu caminho na Terra traz muitas reflexões, principalmente no tema central do livro, que é o amor. Recomendo muito esse livro!
comentários(0)comente



456 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |