Marlonbsan 21/11/2023
Quatro Estações
O livro é dividido em quatro contos ou novelas, cada um com suas características de escrita, porém todos com uma densidade um pouco elevada.
O primeiro conto, Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, é incrível, simples, mais direto ao ponto para contar a história e compreensível a adaptação que virou, por ser um conto pode ficar algumas informações soltas ou não tão aprofundadas, mas bastante coesa ao que é apresentado. Os personagens e tudo o que acontece é bem interessante e traz uma boa dinâmica, apesar da escrita mais densa e com poucos diálogos.
O segundo conto, Aluno Inteligente, não é tão denso por conta dos diálogos, o tema é interessante e mostra a ironia e o lado sombrio do ser humano em suas vertentes. É uma leitura mais pesada por conta da violência e do que é abordado em si, mas chega um ponto que fica um pouco cansativo, além de ser o mais extenso.
O terceiro conto, O Corpo, também possui densidade considerável, mas uma dinâmica melhor, até certo ponto, algumas divagações e o fato de ter outras histórias no decorrer do conto, atrapalha um pouco, mas a montagem geral é muito boa, a relação dos personagens e tudo o que acontece é bem interessante e claro, um pouco bizarro também.
O quarto conto, O Método Respiratório, foi o mais complicado no início, não me conectei com o que era apresentado, mas depois, quando chega ao ponto importante, aí a história flui bem e passa a ser bem interessante.
No geral, uma experiência muito boa e dos quatro contos, 3 foram adaptados para o cinema e vale muito a pena conhecer, pelo menos Um Sonho de Liberdade e Conte Comigo, que foram os que já assisti.