Bruna 13/06/2021
As marcas das estações
Na obra Quatro estações, Stephen King, o mestre do terror, deixa de lado os elementos sobrenaturais que caracterizam sua escrita. No entanto, cada um dos contos traz alguma marca forte de comportamento humano (outra importante característica do autor) em seus mais diversos (e cruéis) estados.
Primavera. A primeira das quatro estações apresentadas na obra.
"Rita Hayworth e a redenção de Shawshank" faz pensar sobre a vida e a passagem do tempo para quem cumpre pena perpétua. E por meio da metáfora da primavera, traz a reflexão sobre a esperança. Mesmo em um ambiente que pode ser considerado o mais desesperançoso.
Verão. A estação seguinte a ser apresentada.
Em "Aluno inteligente", não tem como não sentir um mal estar ao longo da leitura. Interesse mórbido/obsessão pelos horrores do nazismo, uma "amizade" improvável (à primeira vista), crueldade e a vida falsamente perfeita de uma família americana são tópicos que se destacam nesse conto.
Outono
O outono é a estação que destaca de forma mais forte a passagem do tempo, e é o que de mais marcante se observa em "O corpo". O narrador, Gordie, já é um adulto quando conta a história que aconteceu com ele e um pequeno grupo de amigos na infância/pré adolescência. O evento que dá tema ao conto é apenas um dentre tantos momentos que evidenciam o amadurecimento (em diferentes níveis) dos personagens.
Inverno
A última das estações da obra é representada pelo conto "O método respiratório", e é o único a trazer alguma referência (ainda que sugestiva) ao sobrenatural. O "clube" em que os personagens se reúnem para contar histórias é o ambiente que tem essa aura de mistério do sobrenatural, e onde a narrativa sobre o método respiratório é contada, isto é, a história de uma moça solteira grávida ao final dos anos 1920 e toda a sua força e resiliência.
Recomendo a leitura a quem gosta de Stephen King, mas quer uma escrita um pouco diferente do que está habituado em relação ao autor. São história que fazem pensar e deixam espaço para reflexões diferentes.