Paulo Silas 01/12/2015Uma excelente reunião de contos de Stephen King, cada qual arrebatando o leitor através de sentimentos diversos que são despertados com a leitura.
Para além do terror, o autor mescla nesta obra histórias pautadas em outro gêneros. Ainda assim, a influência daquele pelo qual King se tornou célebre é notória em algumas partes dos contos.
Em "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" o leitor é presentado com uma história de esperança. Andy é um cara que foi condenado por um crime que não cometeu, tendo sido enviado para a prisão de Shawshank. Nos vários anos em que cumpre sua prisão perpétua, Andy jamais abandona o seu modo sereno e resoluto de ser, cujo caráter é notado por seus colegas de prisão. Sempre esperançoso, mesmo a contragosto dos outros presos, Andy coloca à prova o seu modo de ser diante das diversas adversidades sofridas enquanto recluso. A história é narrada por um preso que se torna grande amigo de Andy, o contrabandista da prisão Red, de modo que o conto é em primeira pessoa.
"Aluno Inteligente" conta a história de um menino aficionado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, principalmente aqueles que tangem às atrocidades nazistas. O adolescente fica sabendo que em sua cidade reside um torturador nazista, vendo aí uma oportunidade para ouvir histórias diretamente de uma fonte concreta. Sob ameaça de seu passado ser revelado, o velho se torna refém do adolescente, vendo-se obrigado a narrar diversas histórias da guerra nos mais mínimos e cruéis detalhes e satisfazer as mórbidas fantasias do garoto. O relacionamento do jovem e do velho evolui para um ponto no qual um se torna refém do outro, evidenciando também os semelhantes impulsos existentes em ambos.
"O corpo" é uma história simples e envolvente. Um grupo de quatro crianças fica sabendo da existência de um cadáver ainda não encontrado. O fascínio em poder ver um morto de perto e pela repercussão que tal achado causaria na comunidade em que vivem os envolve, levando os amigos a partirem em sua jornada de busca, topando com diversas aventuras em tal empreitada. É um conto que conquista o leitor dada a sua simplicidade em expor situações cotidianas da infância. Bastante divertido e até mesmo engraçado.
O livro encerra com o menor dos contos, "O Método Respiratório", sendo o único verdadeiramente de terror. A história se situa dentro de uma outra história, a saber, o conto de terror é contado por um personagem no livro, de modo que a história que seria a principal é mero pano de fundo para a exposição daquela que é o foco. Uma mulher grávida e solteira, num tempo em que a sociedade repudiava alguém em tal condição. Obstinada, a mulher leva sua gravidez até as últimas consequências. O desfecho é trágico e surpreendente. Terror com louvor.
Dos quatro contos, três ganharam excelentes e fiéis adaptações para o cinema ("Um Sonho de Liberdade", "O Aprendiz" e "Conta Comigo").
Um acerto do autor, onde este demonstra outra faceta, evidenciando que que seu talento é para com a escrita, muito além de meras rotulações com gêneros.
Recomendo!