Paula 30/10/2015
Formaturas infernais é uma união de cinco contos de "terror" escritos por autoras que já são nossas queridinhas. Vou falar um pouco de cada um deles para vocês.
O primeiro foi escrito pela minha amada Meg Cabot, A filha da exterminadora conta a história de Mary, que está no baile de formatura com um único objetivo: matar Sebastian Drake. O cara é acompanhante de sua melhor amiga, mas como herdou a profissão de caça-vampiros, isso não interessa muito... Além disso, ela precisa correr contra o tempo para encontrar uma cura para sua mãe, que foi mordida por um. Eu amo a Meg, mas esse conto em si não foi aquela coisa, sabe? O mais interessante foi a narração alternada entre a Mary e o Adam, um personagem cujo papel não vou contar para não estragar a história.
Em seguida, temos de longe o melhor conto do livro (e um dos meus favoritos na vida) O buquê, contribuição da Lauren Myracle. É uma adaptação de A mão do macaco, e vai contar a história de Frankie, uma garota que está na friendzone, ou pelo menos acha que está, já que o Will nunca revela seus sentimentos. Num certo dia ela e a amiga Yun Sun visitam a casa de uma cartomante, a Madame Z, onde Frankie encontra um buquê que, segundo a mulher, pode lhe conceder três desejos. Apesar dos alertas da médium, a protagonista resolve levar o amuleto. Qual o primeiro pedido que ela faz? Sim, que o Will a convide para o baile de formatura. Como nada acontece, sua crença se abala, mas no dia seguinte ela descobre que seu desejo se realizou... mas de uma maneira totalmente diferente do que era esperado.
O terceiro conto é da Kim Harrison, Madison Avery e a Morte. A Madison é aluna nova e está de aniversário, sua formatura está um tédio... isso deixa a personagem irritada e, consequentemente, muito chata. Para variar, seu acompanhante Josh desiste dela, e Madison resolve ir embora. É assim que nossa protagonista esbarra em Seth, um cara lindo e simpático que se oferece para levá-la para casa. Já ouviram aquela frase sobre não aceitar carona de desconhecidos? Pois é... Achei a ideia do conto legal, daria um bom livro, mas a personagem principal é um pouco irritante.
Michelle Jaffe participa do livro com o conto Salada mista, que vai contar a história de Miranda, uma garota que tem superpoderes e tenta a todo custo escondê-los. Porém, ao buscar uma garota chamada Sibby no aeroporto por motivos de trabalho, coisas estranhas começam a acontecer. Para mim foi o pior conto dos cinco, como li há algum tempo já nem lembro o final ou do que se tratava a história em si.
O último, mas não menos importante, é Inferno na Terra, da aclamada Stephenie Meyer. A formatura de Gabe estava um verdadeiro inferno, até um par de chifres de sua acompanhante (Celeste) o garoto conseguiu levar. Fora isso, o personagem tem um dom interessante: ele consegue sentir quando alguém está precisando de ajuda, e isso acontece no baile: uma força praticamente gravitacional leva-o a Sheba, que é nova na escola. Por que será que ela precisa tanto dele, se não aparenta isso? Ao meu ver, a Stephenie conseguiu pensar em um tema muito interessante (anjos e demônios), e me prendeu com sua narrativa impecável, mas o final... Acho que ficou meio "jogado", como se ela estivesse sem ideias para terminar a história e tivesse inventado qualquer coisa.
O livro, no todo, ganhou uma nota alta porque os contos são bons, principalmente o da Lauren Myracle. Aliás, não se deixem levar pelo título do livro que, na minha opinião, foi um equívoco. A única história que me amedrontou um pouco foi O buquê, as outras envolvem assuntos sobrenaturais e uma pitada de suspense que dificilmente assustariam alguém ou poderiam ser "infernais". Mesmo assim, é uma leitura maravilhosa para o Halloween.