Sergio 17/07/2021
Uma análise do inicio do Espiritismo no Brasil
O livro discute como foi o caminho do início do Espiritismo em terras Brasileiras. Como chegou, quais as camadas sociais tiveram contato inicialmente e como houve uma disputa pela liderança do movimento.
A autora nos mostra através de livros e documentos históricos, de maneira bastante clara, como o grupo de pessoas que tinha foco no aspecto religioso da Doutrina acabou prevalecendo e determinando muitos aspectos que hoje parecem inerentes ao Espiritismo, determinando um caráter bastante religioso para a Doutrina no Brasil.
Apesar de ser um livro com um perfil bastante acadêmico dentro do estudo da Sociologia das Religiões, a autora consegue escrever de uma forma bastante fácil de ler e seguir sua linha de análise, mesmo para pessoas leigas no tema da Sociologia (como eu).
No meu entendimento, trata-se de uma deste livro é bastante proveitosa tanto quem se interessa pelo tema das religiões como para quem especificamente é espírita e tem interesse em conhecer uma visão que normalmente não é apresentada dentro do meio espirita.