Leitor Noturno 09/06/2023
Resenha Noturna
O patriarca da família Abernethie está morto, Richard acaba falecendo inesperadamente, o advogado da família então resolve reunir todos familiares para resolver as questões da herança e do funeral, quando surge uma dúvida: A morte surpreendente teria sido natural ou havia alguma possibilidade dela ter sido provocada? Teria, Richard Abernethie, sido assassinado? O advogado se surpreende com aquilo é resolve convocar um grande amigo seu, o renomado detetive Hercule Poirot.
As coisas seriam fáceis para Poirot se este fosse o único, possível, crime que ele tivesse que investigar, porém, depois do funeral, mais uma morte acontece, e essa está bem clara que foi cometida por alguém, alguém que estava na mansão dos Abernethie, alguém que foi ao funeral, alguém que é daquela família. Agora Poirot precisará investigar 2 casos. Ele estaria lidando com um serial Killer? Será que mais crimes acontecerão? E se aqueles não forem os únicos crimes daquele lugar? Até mesmo Poirot pode estar ameaçado.
Um enredo familiar, onde o belga mais querido da literatura terá que usar toda sua sagacidade para compreender as rusgas existentes entre os Abernethie. É sempre muito legal ver famílias brigando quando não é a nossa, e certamente conseguimos enxergar alguns parentes próximos entre os personagens desta história, desde a tia mesquinha, até o primo estranho, todos eles estarão em meio a essa trama bem interessante.
O livro tem tantos personagens que Hercule fica em segundo plano, o que é bom para a história, já que a trama se desenvolve muito além de somente vermos toda esperteza do detetive arrogante. Achei a obra uma das melhores de Poirot, a postura diferente que ela apresenta do detetive é bem mais agradável do que a de sabichão, além de dar um espaço muito maior para os personagens secundários, mostrando que todos ali podem ser suspeitos.
A única coisa que me desagradou foi o final, achei meio longe da realidade, não acreditei muito nela, talvez por ter sido duramente enganado, ou simplesmente por achar a resolução improvável.
Nota: ????????