Cinti 19/02/2018Textos curtosLivro de formato pequeno que traz diversos pequenos textos que falam da terra do Brasil, de sua gente, seus costumes, lendas e superstições. Contém 23 textos:
A Fronteira - sobre uma invasão da fronteira do Brasil e o enfrentamento do exército por alguns poucos aldeões da localidade.
Mãe Maria - sobre a dedicação de uma escrava a seu sinhozinho e seu fim interrogativo
A Partilha - sobre uma mãe pobre que amamenta seu bebê no peito enquanto o outro filho pequeno repete constante que está com fome.
Um Homem - sobre um guri que volta pra casa do internato após a morte do pai.
O Cabeça de Ferro - sobre um intendente de minas arrogante e cruel.
A Pátria - sobre uma mulher que recorda as angústias que passou sempre que o marido começa a contar sobre a guerra onde perdeu a perda.
O Rato - a história de uma mãe doente que manda o filho mendigar para ter sustentarem-se
O Recruta - um homem do campo que se angustia por saber que vai ser recrutado para a guerra e o que ele descobre. Patriótico demais pro meu gosto...
O velho Rei - um rei despótico que descobre o valor da vida através do filho pequeno
O mentiroso - um garoto desacreditado por que mente muito e por isso acontece algo e ninguém ajuda por acreditá-lo sempre mentiroso.
A Defesa - cidadãos do Rio de Janeiro enfrentando o exército francês, por causa da covardia e despreparo das tropas portuguesas.
A Borboleta Negra - Duas crianças que acham algo inusitado abandonado na floresta onde vão caçar borboletas e ficam terrivelmente tristes.
O Pároco - um padre que mesmo depois da morte não deixa seu povoado e volta todo Natal para abençoar seus povo.
O Bandeirante - a vida de um explorador atrás de esmeraldas, fundando aldeias e levando riqueza a seus subordinados, mas no fim...
Sumé - lenda de um homem branco barbudo que caminha sobre as água e que ensina aos índios a cultivar a terra.
O tesouro - um pai que ensina aos filhos o valor do trabalho usando de artimanha e da lenda da Iara.
O Perna de Pau - um ex-soldado zombado por crianças de um internato por causa de sua perna de pau e que lhe dá uma boa lição.
Pátria Nova - emigrantes que descobrem na saudade da pátria deixada uma nova pátria onde nascem seus descendentes.
O ambicioso - um filho de fazendeiro que descobre que ninguém é uma ilha e que pra prosperar é preciso a ajuda dos outros e bondade no coração.
O lenhador - um lenhador que recebe visitas e conta como começou a trabalhar naquela terra inóspita...
Uma Vida - a história de um ex-escravo centenário que agradece por toda amargura e toda ternura que teve na vida, pois ninguém é feliz sempre, todos tem sua parcela de sofrimento na Terra.
Quem tudo quer, tudo perde - Essa eu gostei. Lenda de uma gruta onde vc podia encontrar e levar quanto ouro quisesse, mas não deveria ser ambicioso demais, senão conseguiria voltar embora. Nessa história uma criança dá uma lição a toda a família.
A Civilização - um pai tentando explicar ao filho o que é civilização.
No geral achei bem bobinho esse livro, mas para crianças pequena pode ser interessantes. achei que o tom bem patriótico é meio utópico, mas...