Clarissa

Clarissa Erico Verissimo




Resenhas - Clarissa


203 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Manu 03/03/2023

Foi interessante, mas nada demais. Sério, nada mesmo. Conta a história de Clarissa, uma menina de 13 anos cheia de imaginação que está morando com a tia em uma pensão com várias outras pessoas. A maior parte das personagens é triste, sempre reclamando ou com cara infeliz, menos a Clarissa, ela é criativa e bem agitada, sempre vendo a vida como colorida. Além disso, se não fosse a criatividade da Clarissa, provavelmente esse livro seria quase insuportável, já que as melhores partes eram os devaneios da garota.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Esther190 11/04/2023

A vida de Clarissa
O livro conta a história de uma menina chamada Clarissa, ela é do interior mas foi para a cidade e está morando na pensão de sua tia. A história conta como Clarissa vai amadurecendo durante o livro, seus desejos, sonhos, forma de se ver, forma de se vestir mudam conforme ela cresce.
Eu achei o livro bem sem graça, tem até algumas partes e reflexões interessantes mas achei a história bem parada.
O final é bem ruim e o livro basicamente conta dos pensamentos de Clarissa. Eu li por conta da escola, por mais que a escrita é bem fácil o livro é meio entediante. Eu estava esperando por um romance e recebi um livro que foca em um personagem.
comentários(0)comente



Aline Sulzbach 07/05/2023

Clarissa
Passeando no centro de Porto Alegre e contemplando os jacarandás floridos. A velha praça da Matriz da cidade provinciana.
Conhecemos a menina Clarissa, estudando do curso normal (magistério) e residente do interior. Embarca da sua pequena cidade para a capital.

Clarissa com seus 13 anos trouxe o questionamento de quem eu era com essa idade. Ela que está conhecendo o significado de muitas palavras. Está decifrando os códigos dos seres no seu entorno.

Quem você era com 13 anos?


@pausasparaleirura no Instagram
comentários(0)comente



maria.cici 23/05/2023

Li para a escola, e não gostei muito...
Não gostei muito dele porque ele narra o dia a dia da garota, então nada acontece, e quando acontece é tudo nas últimas páginas, o que cansou muito na hora de ler...
As coisas que mais pesam para mim na hora de dar uma nota boa ou não para um livro, são justamente as que o autor mais pecou (no meu ponto de vista) porque deixar tudo para os últimos capítulos ficou um bolo de informações que poderiam ter sido mais exploradas e comentadas se tivessem ocorrido de maneira mais espaçada...
comentários(0)comente



AndrA.Correa 27/06/2023

Clarissa nos faz recordar.
Clarissa, de Érico Veríssimo, é uma obra-prima da literatura brasileira que nos leva a uma profunda reflexão sobre a vida, o amor e a busca por identidade. Publicado em 1933, o romance é dividido em três partes e acompanha a trajetória da protagonista Clarissa através de seu dia a dia.
O livro mergulha nas transformações emocionais vivenciadas por Clarissa ao longo de sua infância. Veríssimo nos presenteia com uma narrativa intimista e poética.
Com sua escrita sensível e envolvente, Érico Veríssimo nos oferece uma obra que transcende o tempo, abordando questões universais sobre a condição humana. É uma leitura que toca o coração e a mente, deixando uma marca duradoura em todos que se aventuram em suas páginas. E traz a tona um pouco de nostalgia. Nos deixa com saudades dos tempos de criança.
comentários(0)comente



giu 02/07/2023

Sobre mudanças
É um bom livro com uma boa descrição e desenvolvimento de personagens mas nada além de bom.

O que achei de mais agregador (nem sei se essa palavra está certa) é o contexto histórico da sociedade gaúcha. É bastante explicativo ver o olhar da menina virando moça diante preconceitos, mudanças sociais e reflexões econômicas e religiosas. O ponto da obra é realmente mostrar essa mudança de alguém entrando na adolescência e descobrindo a si mesma e o seu mundo.

Amaro é o perfeito oposto da protagonista e da um diferencial para história, com ele a narrativa ficou bem mais interessante.

Foi meu primeiro contato com o Erico Verissimo, espero gostar mais ao ler ?Incidente em Antares?.
comentários(0)comente



NINAZEN1K 23/07/2023

De ser criança, na nossa velha infância
Nessa construção de um retrato da menina e moça - que não pode ser Clara nem Clarice, mas Clarissa, acompanhamos detalhes do amadurecimento, da vida cotidiana; E, em certo ponto, a imersão é tanta que é quase como se pudéssemos ver o sol do entardecer de Porto Alegre e ouvir o cantar dos pássaros em meio ao barulho da rua.

O livro é narrado do ponto de vista dos sentimentos da menina, com seus anseios, dores e diversões. São temas recorrentes a primeira paixão, a dificuldade de se sentir amada e compreendida, o medo de ver o tempo passar. No entanto, o tema central é o encantamento. O querer descobrir os segredos e mistérios do mundo e das pessoas, que aos poucos vão se compreendendo como maus, que às vezes a encantam, às vezes a assustam. ("Como a vida é boa, como é divertida"/"Clarissa mergulha a cabeça nos travesseiros e chora, chora porque as coisas más acontecem não só nos romances mas também na vida"). Essa é a dualidade do pensamento de quem cresce, muda, aprende por si.

Por outro lado temos seu Amaro, que mais sonha do que vive e contempla o mundo com mistura de melancolia e fascínio pelo mistério da vida. Temos a solidão do major e dos mais velhos. O tédio, os dias iguais e monótonos, a morte de Tonico e a continuidade inevitável da vida. Tudo isso compondo o mundo que os olhos sonhadores de Clarissa contemplam com encanto e que serve de moldura a essa belíssimo retrato.

E Érico capta muito bem as dúvidas, sensações e emoções que passam pela mente dos jovens ("Sou infeliz, ninguém gosta de mim, não tenho amigos, não tenho nada!" poderia muito bem ser usado num filme da Greta Gerwig). É um livro sobre crescimento, sobre amadurecer. Sobre a saudade antecipada, a nostalgia, dos ruídos, das caras, das vivências, o medo de crescer.

"No entanto ela vai partir.. e se não voltar mais, nunca mais? Não tornará a ver essa gente, as pessoas dessa casa..."

Clarissa é poesia, ingenuidade, ternura, incompreensão e encantamento. E se eu pudesse te falar.. eu te diria que nunca desejasses que o tempo passasse.
comentários(0)comente



Genilson 24/08/2023

É com certeza um livro
Não tem nada novo do começo ao fim. A história é um ciclo, sempre a mesma coisa. Muitos detalhes de cenário, tudo é detalhado. Parece que demorei uma vida pra terminar.
comentários(0)comente



banana20 07/09/2023

Aconchegante
Gostei da leitura desse livro, não é nada revolucionário, é apenas aconchegante. O autor descreve cenários de um modo muito belo e eu me senti tocada a cada momento que ele fazia isso. O livro é bem curtinho mas eu demorei pra ler (muito) por questões pessoais mesmo, nada contra o livro em si.

Da pra entender perfeitamente o contexto histórico e algumas críticas sociais que são pinceladas, nada muito detalhado pra não sair do foco da menina, o que é entendível, apenas diálogos, dos moradores da pensão, discutindo sobre política, religião, sobre a vida e o mundo. Os personagens me lembram uma família completa brasileira, com suas desavenças e falta de conhecimento crítico.

Sobre a própria Clarissa, ao longo do livro nota-se que ela realmente evolui de uma infância para uma pré-adolescência. No começo me foi incômodo ler mas no decorrer minha visão mudou, era só uma menina bobinha que queria muito crescer, como muitas meninas no mundo. Ela aprende com a vida e com as experiências e ainda aprenderá mais porque a vida é sobre isso.
comentários(0)comente



JãoVitorfbu 24/01/2024

Muito bonito e divertido.
Que livro divertido e belo de se ler! A todo momento, o autor está sempre detalhando o mundo ao redor de Clarissa, fazendo com que, possamos nos sentir nesse universo tão ordinário, mas belo e cheio de significado.
comentários(0)comente



ThaAs.Almeida 04/05/2024

Li para ajudar uma amiga num trabalho de escola. Li numa madrugada só, umas quatro horas. Achei que ia ser uma leitura mais difícil, mas na verdade, é bem tranquila. Não tem muita ação mas indo pro final a leitura vai passando mais rápida. Vale a pena dar uma chance.
comentários(0)comente



Matheus 11/07/2024

Clássico do Érico Veríssimo
Segue-se um dia a dia na pensão acerca da vida de Clarissa que tanto quer descobrir os mistérios da vida! É belo e nos emociona ao evocar sentimentos como o da saudade. Muito legal, a leitura. Esse personagem do seu Amaro também constitui uma parte importante na narrativa pelo seu jeito discreto mas afetuoso com Clarissa. Super indico. Leitura rápida e boa.
comentários(0)comente



Araujo20 25/07/2024

A menina e Porto Alegre
Primeiro romance de Erico Veríssimo e uma escrita poética e bonita.
Gosto de Clarissa e de sua sede de viver, apesar de ainda ser muito inocente.
Muitas outras coisas me desagradam, mas compreendo que são o retrato de outros tempos.
comentários(0)comente



Libris.Infinitum 01/10/2024

"Clarissa: O Contraponto entre Juventude e Nostalgia no Primeiro Romance de Érico Verissimo"
Hoje trago um clássico da literatura brasileira: "Clarissa" de Érico Verissimo. 📖 Eu já havia lido essa obra no colégio, mas confesso que foi uma leitura apressada e sem muita atenção. Agora, com outra perspectiva, considero esta minha primeira verdadeira leitura de Érico Verissimo, embora já tenha lido algumas obras de seu filho, Luis Fernando Verissimo. 😄

Publicado em 1933, "Clarissa" é o primeiro romance do escritor e traz a história encantadora de uma jovem otimista que se muda de uma cidade pequena para Porto Alegre (minha cidade natal!). Lá, Clarissa passa a viver na pensão de sua tia Eufrasina, e aos poucos vamos conhecendo não só a vida de seus moradores, mas também um retrato social do Brasil da época.

Clarissa, com sua visão sonhadora e esperança no futuro, contrasta com personagens como Amaro, um músico preso às suas frustrações e sonhos do passado. A maneira como Verissimo explora as diferenças entre esses dois mundos, o da juventude cheia de vida e o da nostalgia melancólica, faz da leitura algo tocante e profundo.

Essa obra simples, porém rica em detalhes e sentimentos, vai te envolver do começo ao fim. 💕 Vale muito a pena dar uma chance e revisitar (ou conhecer!) esse clássico nacional.
comentários(0)comente



203 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR