valauir 14/05/2023
O melhor até o presente momento.
De longe é um dos meus favoritos da série, mas, também foi o livro mais cansativo até agora da saga. Não pela escrita do Martin, a qual admiro de tamanha enorme, mas, sim pelo excesso de acontecimentos em praticamente todos os capítulos.
Para quem viu a série e começa a ler os livros, a emoção parece redobrada, digo pela morte do Joffrey, a sensação na série é de um jeito, mas, dentro do livro se torna um misto de agonia, alívio e desespero, assim como os outros acontecimentos tem esse misto diferente para o leitor. O que mais me agrada nesse livro, é o desenvolvimento de Jaime e os capítulos para lá da muralha, principalmente a chegada do Stannis ao norte (que na série infelizmente so é colocado pós morte do Snow).
A tormenta de espadas é um daqueles livros cansativos que quando você termina vem junto com uma ressaca literária fodida, mas, se eu poderia aconselhar todos os que surtem vontade de ler, é: leiam, imaginem, se deliciem e sinta o ódio de cada capítulo que puder sentir.
É um livro que vale 5.0 e uma adaptação melhor do que a que D&D fizeram. Mas, dou 4.5 pelo cansaço e pelo ódio que esse livro me deu com casamento vermelho e os últimos capítulos da Sansa.