Os Espinhos do Mal

Os Espinhos do Mal V. C. Andrews




Resenhas - Os Espinhos do Mal


27 encontrados | exibindo 16 a 27
1 | 2


Ana Afonso 09/07/2017

Leia se tiver estômago
Bart simplesmente é o filho do demônio. É angustiante ler o ponto de vista dele.
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.


Ana Afonso 15/06/2020minha estante
Eu li há tanto tempo que não lembro... sei que baixei na época




Cris 24/11/2016

Chega a ser fantasioso de tão horripilante!
Terminar "Os Espinhos do Mal" cético sobre certos acontecimentos é totalmente compreensível visto que metade desses acontecimentos fogem da normalidade e da nossa zona de conforto. Para quem não conhece, estou falando da série Foxworth escrito pela já falecida autora V. C. Andrews. A história narra em um longo espaço de tempo a vida dos quatros irmãos que foram trancafiados num sótão pela mãe e avó materna por cerca de três anos, e, ao longo desse período os irmãos mais velhos Christopher e Cathy, acabam desenvolvendo um sentimento amoroso, que para eles, é inocente e incompreendido. Não entrarei em detalhes acerca de "Jardim dos Esquecidos" e "Pétalas ao Vento", esta resenha só diz respeito ao terceiro livro que, diferentemente, dos anteriores será narrado pelos filhos de Cathy, Jory de quatorze anos, e Barth de nove.

De início teremos uma família, aparentemente, feliz e "perfeita". Com pais amorosos e filhos responsáveis que nada temem do futuro. Porém, a suposta estrutura familiar logo é arruinada com a chegada de uma nova e misteriosa moradora. Como Jory e Barth vão lidar com o assombroso segredo de seus respectivos pais, Christopher e Cathy? E esta nova moradora, que papel fundamental na história ela teria?

"Oh, os pecados de mamãe e papai formavam uma pilha que atingia o céu."

Ler a última página deste livro e ter uma opinião concisa a respeito de tudo é praticamente impossível. A contar do princípio que é o incesto, já temos milhões de conclusões e achismos embasados em diversos questionamentos e inclinações. Mas, deixando essa particularidade de lado, o que pude tirar da leitura? Nada de bom! Tudo foi dolorido e recheado de pessimismo e torturantes sentimentos. O que mais me incomodou na história foi a construção de alguns personagens, entre eles, o filho mais novo de Cathy, Barth. A todo momento me irritava com o garoto e procurava motivos para entender seu detestável comportamento para com os demais, a meu ver ele não tinha motivos plausíveis para total desrespeito. Seus problemas psicológicos e emocionais foram agentes de compreensão por minha parte e, embora eu tenha entendido e relevado muita coisa, ainda o acho totalmente cruel ( diabólico) e ingrato.

A construção da história em nada se difere dos livros anteriores, os dramalhões mexicanos presentes em cada capítulo apenas enaltece a curiosidade do leitor em continuar a ler, porém, ainda acho que seu início deixou a desejar, mostrando um enredo um tanto enfadonho e fantasioso de tão horripilante, cheguei a cogitar a sanidade da autora em nos apresentar uma história neste formato, nada termina em felicidade e tudo é doloroso e infinitamente trágico. Com o desenrolar das páginas, fui me envolvendo novamente e quando menos percebi estava atônica com o desfecho dado, em contrapartida já me vi ansiosa por sua continuação, "Sementes do Passado"

Para encerrar, mesmo gostando e sendo refém desta série, ainda me sinto muito insegura ao indicá-la. Existe sim uma coerência na história, creio que a autora quis mostrar o obscuro do amor e suas adjacentes, no entanto, ler os cinco livros lançados não é para qualquer um, já dizia o ditado: "O que começa errado, termina errado". Talvez eu encontre a felicidade para seus personagens nos demais livros e, embora não esteja confiante quanto a isso, continuarei minha trajetória junto à Cathy e Christopher.

Se fosse indicar a série, indicaria para aqueles que amam e buscam leituras diferentes, nada convencionais e absurdamente perturbadoras. Aos amantes de romances clichês, fujam! Esses livros não foram feitos para você.

"Não existe inferno a não ser o que nós mesmos criamos para nós. Não existe céu senão o que construímos juntos."
comentários(0)comente

Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.


Cris 14/06/2020minha estante
Eu baixei de um site. Se quiser, me manda seu e-mail que te envio. ;)


Thaly 15/06/2020minha estante
Oi, mandei por mensagem




Juliana Madna 14/01/2016

Espinhos do Mal
Cathy e Chris criam um lar saudável para criarem os filhos de Cathy, Jory e Bart. Tudo em encontra-se em paz até que uma vizinha nova aparece e Bart conhece o seu mordomo que o entrega uma diário, Bart começa a mudar seu comportamento em relação à todos.
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.


Juliana Madna 07/07/2020minha estante
Olá, baixei no minhateca, nunca achei para comprar ?




Arikt 25/04/2015

Eu não abandonei esse livro por tê-lo achado ruim. Muito pelo contrário, eu o amo, assim como a toda saga dos Foxworth. Mas eu simplesmente não consegui aguentar toda a carga psicológica que ele carrega, aos meus treze anos. A narrativa de Bart é tão angustiante e pesada que me faz ficar mal a cada vez que paro a leitura. Deixa-me com sentimentos negativos e com uma sensação de sufocamento enorme. Quero tentar lê-lo até o fim, agora que sou mais velha, como fiz com os outros livros, que me deixaram com a mesma sensação de tristeza de quando os li pela primeira vez. Cinco estrelas, pois a autora conseguiu passar todos os sentimentos que ela desejava com sua escrita.
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.




spoiler visualizar
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.


Roselaine12 25/06/2020minha estante
Oi, eu baixei, mas não lembro acho que do Facebook, vou verificar se tenho pra te passar.




Leticia2056 24/02/2013

Não tão bom
Talvez o pior livro da saga, junto com o último deles.
Mas é sempre bom ler, para terminar com a saga dos Foxworth
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.




Leãozinho 12/01/2013

Chato. Não se compara aos dois primeiros. Serve apenas para tapar o buraco que existe entre Pétalas ao Vento e Sementes do Passado. A leitura é totalmente dispensável.
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.




Adriana 02/10/2012

O Melhor da a Saga
Aqui tudo se revela.
Oh Dramãoooooooooo
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.


Adriana 15/06/2020minha estante
Oi....Eu tenho há mais de 25 anos....KKKK
Li todos livos da autora publicado no brasil....
tem filme sabia?


Thaly 15/06/2020minha estante
Sim, sou doida pra comprar Mas não lançaram edições novas é estava 100 reais um livro gasto em um sebo .




Lívia G F 02/07/2012

Realidade
Agora com dois filhos, Chris e Cathy vivem afastados do passado para manter um novo segredo. Entretanto, não é possível fugir de todos que fizeram parte de suas vidas. A chegada de uma nova vizinha idosa com seu mordomo ao casarão do lado abala a estrutura da família. Com o rosto sempre coberto, a velha começa a bisbilhotar a vida dos vizinhos, além de mostrar um grande interesse no pequeno e mais novo dos filhos, Bart. Por meio de revelações, a vida de todos os personagens viram de cabeça para baixo e eles terão que aprender a conviver com uma das mais indesejáveis verdades. Bart, então, se torna um menino desequilibrado que resolve seguir as instruções de um velho diário, do qual o antigo dono ainda assombra os sonhos de Cathy e Chris.
O terceiro livro da saga dos Foxworth é na minha opinião o melhor, por ser mais envolvente do que os outros e ter a pitada certa de suspense para o próximo da saga.
Thaly 14/06/2020minha estante
Bom dia, onde você comprou ou baixou o livro? Não acho em lugar nenhum.


Lívia G F 11/05/2022minha estante
OI Thaly, eu baixei em inglês. Não lembro mesmo aonde :/




Marina 13/04/2011

No terceiro livro da série, a saga dos Foxworth dá uma caidinha na qualidade. Ao contrário de Pétalas ao Vento, que tem um ritmo frenético, até absurdo, de tantas coisas que acontecem, Os Espinhos do Mal tenta segurar um suspense até o fim: o passado (que já sabemos) de Cathy e Chris sendo revelado à família e o segredo de serem irmãos, apesar de viverem como marido e mulher.

Desta vez o livro é narrado não por Cathy, mas por seus filhos, Jory e Bart. Jory é tão bondoso e ingênuo que parece o espelho de Chris, quando era moço e nunca duvidava da bondade da mãe que o prendeu no sótão. Já Bart é um menino com problemas de auto estima, que vai ficando cada vez mais louco e perturbado conforme vai descobrindo os podres de sua família.
Para completar também temos Corrine, que se mostra arrependida dos atos e é mostrada como "vítima" (sinceramente, não me convenceu mto).

É verdade o que dizem do livro ser um dramalhão, e realmente parece uma novela. As situações e reações exageradas chegam a ser engraçadas em certos momentos, mas mesmo assim a saga continua prendendo e atenção, é inevitável desejar saber mais sobre os destinos de Cathy e Chris, e agora também ao resto da família.
Andreia 16/07/2011minha estante
Bart pode ser considerado o proprio filho do demo,morro de odio dele,hahah...
e eh como vc descreveu,tem partes que parece mesmo uma novela,mais que essa serie eh otima,isso eh,gostei muito dos cinco livros.
um abracao.


Rafael Araujo 14/11/2012minha estante
O Bart é filho de quem? , eu estou quase terminando de ler Pétalas ao vento.


Rafael Araujo 14/11/2012minha estante
Ele é filho do Chris?


Eduarda Duarte 02/10/2014minha estante
O Bart é filho da Cathy com o Bart "marido da Corrine"




Amanda 10/08/2010

Ainda não ficou bom, mas melhorou...
Jardim dos Esquecidos é ruim, mas dá pra aceitar. A história é tão diferente que se sobrepõe ao fato de ser um tremendo dramalhão que te deixa com vontade de ir ver TV.
Pétalas ao Vento consegue ser pior, já que não conta nenhuma história boa, apenas uma continuação da vida dos irmãos Foxworth (mais drama e um punhado de menções desnecessárias e insistentes sobre sexo).
Mas Os Espinhos do Mal muda um pouco. Agora, quem conta a história não é Cathy, personagem principal e primeira pessoa dos outros livros. Quem conta a história é, metade seu filho mais velho, Jory, e metade seu filho mais novo, Bart. A metade que cabe a Jory é meio chatinha, lembrando os livros anteriores. Mas a metade que cabe a Bart começa a ser mais interessante.
O menino é totalmente louco, e sua loucura vai aumentando conforme o livro transcorre. O que é bom é que a loucura dele vai crescendo tão gradativamente que você até entende.
O final, como não podia deixar de ser, é dramático ao extremo. Mas isso já virou característica da leitura dessa série.
comentários(0)comente



Nessa Gagliardi 23/06/2010

Minha opinião começa a, enfim, tomar forma, depois de 3 livros da saga dos Foxworth. E o verdicto é...

A autora é péssima. Pronto, falei.

A escrita é fraquíssima, irritante em suas incongruências. Há contradições absurdas no decorrer da história.
O dramalhão - que não é mexicano, mas bem que poderia ser - ainda rende mais dois volumes à história, que nada perderia se se findasse agora.

Mas vá lá, tenho que assumir que de tão idiota, a história por vezes fica interessante. Não posso dizer que falte emoção. E, sim, no fim das contas, acabarei me rendendo a "Sementes do Passado".
comentários(0)comente

Marina 18/11/2009minha estante
Nossa, que coisa, tanta gente fala tão bem dessa série que eu até consegui ela toda pelo TL pra ler! rs Mas é sempre bom ver outro ponto de vista, espero que ela melhore pra vc nos próximos volumes! :)


Lili Machado 10/12/2009minha estante
Nessa - você não gostou? Eu já li essa coleção há 10 anos atrás e emprestei para uma "amiga" que nunca me devoleu os livros. Você quer trocar os exemplares que você tem, por alguns de minha estante de trocas? A gente leva amanhã pro encontro. Tomara que você aceite - persigo essa série há muito tempo. Beijos, no aguardo,




27 encontrados | exibindo 16 a 27
1 | 2