História da Igreja de Lutero a nossos dias

História da Igreja de Lutero a nossos dias Giacomo Martina




Resenhas - HISTÓRIA DA IGREJA DE LUTERO A NOSSOS DIAS


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Everton Gonçalves 31/08/2021

Um tradicional livro de história, bem acadêmico e formal.
A leitura não é muito densa, mas é bem detalhado nas indicações bibliográficas e notas de referências.
Trata diretamente do período da Reforma Protestante, suas causas e consequências.
Está dividido em 3 partes. Na primeira reflete sobre as causas da "revolução protestante" destacando as diversas teses levantadas sobre este tema, elenca e aprofunda as causa religiosas, políticas, sociais e econômicas do período e do evento em si.
Na segunda parte trabalha a propagação da Reforma, falando sobre Lutero e a Alemanha, Calvino e o calvinismo, a Reforma na Inglaterra e as consequências da reforma protestante.
Na terceira parte trabalha a Reforma Católica e a Contra Reforma analisando a diferença entre estes dois termos. Analisa os pontificados da primeira metade do século XVI, a renovação da vida religiosa ocorrida neste período e por fim o Concílio de Trento com suas fases, problemas, resultados e importância.
comentários(0)comente



Douglas Colácio 06/05/2021

História não é pra fracos
Geralmente livros de história tendem a ser enfadonhos, principalmente para que não está muito acostumado a esse tipo de literatura. História da Igreja então, quase passa despercebido ou é ignorada pela maioria dos leitores. Mas é aquilo, história não é para fracos.

Giacomo Martina deixa isso bem claro, pois o interesse é puramente acadêmica. Não se trata de fácil leitura, e exige muitos conhecimentos prévios. O tradutor Orlando Soares Moreira não ajuda em nada e não está disposto a isso, o que é prejudicial. Muitos trechos e notas estão em latim, alemão, italiano e espanhol e sem tradução, o que não coopera com o leitor. Além da ausência de revisões básicas de pontos, traços e acentos errados que estão abundantemente presentes no texto e poluem a leitura, erro da editora que deveria prestar mais atenção nessas coisas.

No geral e ignorando os pontos que apresento no parágrafo anterior, o livro é excelente, os temas muito bem pautados e ele cumpre com o seu propósito: uma análise objetiva, imparcial e clara da Igreja e do seu desenvolvimento na era pós-conciliar. Vale a pena sempre ter por perto a internet para consultar conceitos, nomes, localizações e temas que possam surgir, auxiliando na compreensão do texto.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR