Marcelo.Pedroni 19/07/2023Uma leitura que surpreende ao primeiro contatoPor nunca ter lido nada do autor, era difícil saber o que esperar de um livro que conta a peregrinação da vida de um lobo.
Confesso que no início pensei que seria pique filme da sessão da tarde em: "a aventura de um lobo muito louco", mas aos poucos fui entendendo porque muitos consideram uma obra relevante e até "clássica".
O autor, por meio do narrador que conta a história do ponto de vista externo, mas com bastante propriedade dos pensamentos e sentimentos dos animais, consegue captar a atenção do leitor, prendendo-o à sua escrita que em muito é descritiva, mas de forma alguma monótona.
A todo instante ocorrem fatos que surpreendem, me fazendo pensar do ponto de vista do animal e em como sua vida pode mudar drasticamente. E com toda mudança, a necessidade de adaptação para sua sobrevivência é o que torna a obra magnífica, pois parece realmente que o próprio lobo a está descrevendo.
Por fim, vi muitas pessoas correlacionando os aspectos da vida animal com as relações humanas, principalmente as relações entre família (mãe - filho principalmente), fazendo alusões aos sentimentos humanos e nosso instinto de preservação, mas acho sinceramente que o autor não teve essa pretensão, no meu ponto de vista ele apenas quis trazer a realidade do animal para o conhecimento do homem, mostrando muito mais a natureza humana que fere a do animal, que por sua vez é tido como "selvagem" por ser reativo às subsequentes malfeitorias humanas sobre ele.