spoiler visualizarares 28/06/2024
É um bom livro, mas me pareceu mais legal na primeira leitura; acho que perdi um pouco do fascínio ao ler pela segunda vez
O livro é, basicamente, a história de um homem pobre, "sem passado", que juntou uma fortuna e conquistou o 'sonho americano' ? tudo isso para ter o direito de amar a garota de quem gostava, e morrer sozinho no final.
A história em si é bem clichê, traz aquela clássica mensagem de que o dinheiro não compra felicidade, mas o que a torna interessante, pra mim, é o próprio Gatsby. Apresentado pra nós no início como um ricasso se banhando em glamour e sucesso, o narrador vai descamando ele ao longo da história e nos mostrando um garoto pobre, sonhador, romântico e solitário.
A solidão é um tópico que marca Gatsby, na minha opinião. Nunca se sentiu conectado com sua terra natal ou com seus pais, montou sua vida direcionada à unica pessoa que o mostrou pedaços de amor, teve um único amigo de verdade em vida e morreu com um funeral de somente 3 pessoas, mesmo que sua casa estivesse sempre lotada de centenas.
Gatsby sonhava em ser um homem rico e sucedido, porém sabia de suas raízes e condições; então, veio Daisy, que transformou seus sonhos não direcionados em uma ambição real, um lugar para o qual mirar seu caminho, um propósito."Gatsby falou bastante sobre o passado e entendi que desejava recuperar alguma coisa, talvez a ideia de si mesmo, que perdera ao se apaixonar por Daisy". Ao perder de vez a chance de ter Daisy, todo o seu dinheiro e sucesso perderam seu sucesso, e pareceram irreais para ele.
O livro tem algumas críticas disfarçadas e bastante referências, e uma ambientação bem legal da era do jazz e dos "loucos anos 20" pós primeira guerra. É uma leitura legal pra conhecer a literatura clássica estadunidense.