spoiler visualizarAnaline.Brandeburs 02/05/2024
Fiquei triste
A história começou agitada, mas ainda assim devagar. Conseguiu despertar em mim uma profunda curiosidade por Gatsby, como uma das pessoas em suas festas, o tempo todo fazendo suposições, tentando desvendar quem ele realmente era.
O livro leva a reflexões profundas sobre status, materialismo, aceitação e relacionamentos verdadeiros. Gatsby é um personagem inteligente, ambicioso e idealista até demais, mas que infelizmente se afundou em um mundo de futilidades para ser aceito, na tentativa de "merecer" estar com a garota que amava. Sinceramente, acho que ele coloca Daisy em um pedestal tão alto que, se eles chegassem a se casar, rapidamente se decepcionariam um com o outro. Mas depois de toda a fama de Gatsby, e de todo o romance com Daisy, foi cruel ver o fim dele. Especialmente pelas ações de Daisy. No fim, ao me ver, se percebe que ela não o amava e nem sequer tinha qualquer consideração por ele.
Gatsby não era perfeito, e tomou decisões bem questionáveis em alguns momentos, mas para mim, ele merecia um destino muito melhor do que o que teve.
Pensando bem, ele representa muito do nosso desejo de nos encaixar, de sermos amados e admirados.
Com o funeral dele fica a reflexão sobre os resultados depois de tanto empenho. Num ambiente em que você é aceito por fingir ser o que não é, aqueles que te aceitam também não o fazem com sinceridade.