spoiler visualizarELISABETH 16/12/2012
Estava escrito, e daí?
Cavando nos sebos, achei esta definição:
MAKTUB, particípio passado do verbo Ktab (escrever), expressão característica do fatalismo muçulmano. Maktub significa «estava escrito» ou «tinha de acontecer».
Falando sobre fatalismo, no Alcorão, em nada difere da forma como se apresenta na Bíblia e em outros textos religiosos. Quando o árabe, nos momentos de dor ou angústia, exclama Maktub! não declara, com essa expressiva palavra, um grito de revolta contra o destino, é apenas uma exclamação forte e familiar para eles. Algo como no Cristianismo/Protestanismo:SEJA ESTA A VONTADE DE DEUS.
sendo que o Cristianismo apresenta a duas vontades de Deus para explicar esta situação:
- Vontade Permissiva
- Vontade Soberana
Maktub, para os árabes é apenas uma fórmula clássica, perfeitamente ortodoxa, por meio da qual o crente reafirma que o seu espírito está plenamente conformado com os desígnios insondáveis da vontade de Deus.
O livro Maktub em torno de quarenta histórias extraordinárias, e sempre surpreendentes, que revelam o mistério do mundo árabe.
...
Malba Tahan é na verdade um dos pseudónimos do escritor brasileiro Júlio Cesar de Mello e Souza (1895-1974) que encantou várias gerações de leitores com livros como O Homem que Calculava, Lendas do Céu e da Terra, Lendas do Povo de Deus e Mil Histórias Sem Fim. Além de um cronista foi também um grande matemático, é em homenagem a Júlio Cesar de Mello que o Brasil celebra o Dia Nacional da Matemática a 6 de Maio, data de nascimento do escritor. Os livros de Malba Tahan foram uma fonte inesgotável de inspiração para Paulo Coelho. As lendas do deserto, dos céus e das terras e as mil histórias intermináveis contadas pelos árabes, muito presentes na obra de Tahan.
Particularmente gosto do texto O nariz do rei Mahendra, onde o pintor sofre por não saber como retratar o nariz disforme do monarca. Se fizesse como era seria enforcado, mas se o tornasse correto na obra também morreria pendurado na forca. Para receber o palácio prometido, as joias e o elefante como pagamento pela obra devia entregar seu trabalho.PAra resolver a questão ele fez o rei caçando e colocou a arma em frente ao nariz, resolvendo assim o problema...