O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal




Resenhas - O Vermelho e o Negro


328 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Thiago Macedo 10/09/2013

BRILHANTE
Estará eternamente no hall dos melhores livros que já vi na vida. Rico, agregador, filosófico, emocionante, impecável. Julien Sorel é o personagem mais humano e mais imprevisível que tive o prazer de acompanhar em uma leitura, simplesmente um dos melhores protagonistas de toda história da literatura. 600 páginas que valeram a pena.
comentários(0)comente



LhOf 31/07/2024

Desde o início da leitura, fiquei muito entusiasmado, pois, Julien me lembrou muito Dorian Gray. Talvez seja uma comparação um tanto desconexa, mas foi essa a minha primeira impressão.
O livro é mais que um clássico, é quase uma perfeição literária. Com incríveis capítulos e uma história que traz amor, paixão e dor.
O romance entre Julien e a Sra de Renal me despertou sentimentos e emoções e apreensões, principalmente quando o próprio quase foi assassinado por estar escondido com a Sra.
A outra parte do livro traz a ascensão de Julien à grande sociedade francesa. Me irritou bastante a forma que ele foi mudando, claro que é entendível, pois todo ser humano se transforma e se modifica. Mas eu detestei a forma arrogante e requintada como ele estava agindo.
Fico a imaginar o que eu faria se eu fosse o Se se la mole. Moldar uma filha para ser duquesa e ela simplesmente aparecer grávida seria um choque perturbador para mim. Ele não perdeu a amizade com a filha, isso foi uma coisa interessante.
Fiquei abismado com o final, talvez não teria forma mais incrível de se encerrar uma historia como essa. Julien sendo guilhotinado por um crime que não se concretizou mas mesmo assim foi sentenciado. Mathilde beijando a cabeça decapitada e a enterrando enquanto está grávida é de partir o coração.
5??
comentários(0)comente



Saulo115 09/08/2020

Perspectiva...
"Palavras desalinhadas, encontros por mero acaso transformam-se em provas da última evidência aos olhos do homem de imaginação se ele tem algum fogo na alma."
comentários(0)comente



Valério 01/09/2012

Envolvente
A meteórica ascensão do protagonista, incomum para a época, é notória. E os seus ideais de grandeza, bem como os sentimentos confusos, muitas vezes com falsa percepção da realidade, entremeiam a trágica história do jovem e letrado Julien Sorel.
Com pano de fundo em época distante, o romance é atual nas relações, mostrando, uma vez mais, que a história é uma sucessão interminável e que os seres humanos, geração após geração, cometem sempre os mesmos erros, brigam sempre pelas mesmas coisas e cometem sempre as mesmas vilanias.
O ponto alto do romance ocorre já próximo do fim (se der mais detalhes, plantarei um spoiler desagradável e desnecessário).
Mas durante todo o romance, há várias passagens que me deixaram sem fôlego, ansioso e nervoso.

comentários(0)comente



Paulo 11/06/2020

Romântico
Achei a leitura um pouco maçante, mas o tempo e a história de Julien são muito bem construídos. Os amores são dramáticos e leais. Stendhal me rendeu um curto poema sobre uma palavra nova no meu vocabulário.
comentários(0)comente



Ruth 22/07/2024

Livro chato, de leitura complicada, só fica melhor já perto do final. A conclusão da história nem sei dizer se gostei.
comentários(0)comente



Santos 30/04/2021

Um livro completo
As vezes parece que precisa de várias leituras só pra ter certeza de que não deixou escapar nada.
Julien é muito talentoso e teve uma vida bem difícil que fez com que ele carregasse marcas profundas. O ambiente familiar meio complicado influencia muito na personalidade dele. Parece muito ser a história do autor só pelo jeito incrível que ele construiu a narrativa já que parece que ele conhecia os personagens tão bem.
Ele sempre foi rejeitado pelo pai. Tomem cuidado com os gatilhos para maus tratos físicos e psicológicos talvez um pouco pesados presentes nesse livro.
O livro tem um Q politico já que o Napoleão Bonaparte aparece muito aqui, mas nesse livro com muito carinho (geralmente ele era tratado muito mal nos livros franceses daquela época) como se estivéssemos acompanhando seu herói.
A leitura é super rápida e bem fluida, deixou saudades.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kauana 21/03/2021

Julien, o personagem jovem desta história tem uma vontade de ascender socialmente, para isso o único caminho para ele seria tornar-se padre ou do meio militar. Como a carreira de militar não é disposta, o seminário tornou-se sua aspiração mais próxima já que ele possuia amigos desse meio que o ajudariam a entrar no seminário. Julien por ser pobre e não ter ajuda de seu pai, é chamado para trabalhar como preceptor na casa de um prefeito. E é onde se inicia a grande saga de Julien. Sua inteligência e seu desejo por tornar-se rico e ter uma posição social produzem o seu destino entre a vida burguesa e nobre que encontra a sua frente
comentários(0)comente



Gedimar 01/04/2023

Recomendadíssimo
Um romance extraordinário. O autor conseguiu desenvolver muito bem os seus personagens, trazendo junto deles uma carga significativa de psicologia e filosofia. Livro recomendadíssimo.
comentários(0)comente



emanuelleys 26/05/2023

Fascinante
Uma obra-prima, recomendo a leitura a todos.
Por ser um romance de época, a linguagem e os temas podem ser um pouco arrastados as vezes, mas a história e o aprofundamento nos mais complexos pensamentos de uma mente humana faz desse livro uma das obras mais belas já escritas.
comentários(0)comente



Renato 08/01/2021

Conheça a sociedade francesa do Século XIX
Gostei muito, livro com muitas reviravoltas. Surpreende do começo ao fim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel 07/09/2020

Ambição, classes sociais e políticas
Julien Sorel é com certeza um dos melhores personagens da literatura mundial. Ambicioso, muitas vezes carente, acha todas pessoas que conhece inferiores e, ao mesmo tempo, tão superiores. Inteligente e bem educado ele vai em busca de subir na vida, e vê como a melhor oportunidade para concluir sua "missão" entrar para clero, virar padre, já que o exército já não era mais visto com os mesmos olhos do século XVIII.

Este livro é um dos maiores clássicos da literatura francesa, e da mundial também! Vale a pena ler! Vais com a certeza de que uma história magnífica o aguarda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



328 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |