Elena Siguiné 09/01/2024
Helena é um romance (enquanto gênero) de Machado de Assis, um autor realista do século XIX/XX. Portanto, ainda pode-se encontrar na obra, mas bem leve, algumas características da fase romântica. A obra aborda com riqueza de detalhes o relacionamento familiar de Estácio, jovem que acaba de perder o pai, e recebe o baque de uma surpresa: a chegada de uma irmã que nunca conheceu. É descrito os sentimentos, a chegada de Helena na família e a recepção desta para com eles. No meio da narrativa, há algumas reviravoltas costumeiras da escrita do autor, além disso, a gente observa também o amor de Estácio e Helena aumentando para um sentimento além de irmãos, que no fim o rapaz acaba se surpreendendo ao receber uma notícia que mudaria sua visão, mas não o sentimento, sobre a dita irmã. O final é triste e surpreendente, algo que a gente não iria supor nunca, pelo contrário, seria algo que conforme o leitor lê não iria querer que acontecesse.
Durante a leitura, a gente se prende, não consegue mais parar de ler para saber o que vai acontecer, porque alguns personagens coadjuvantes se envolvem na trama. A leitura é bem gostosa, porém mais do meio para o final porque do começo para o meio confesso que a leitura é lenta e um pouco, só um pouco, cansativa.
No mais, a leitura é bem fluida e prazerosa. É um livro curto e muito bem feito. Devo acentuar que é uma escrita peculiar de Machado. Na minha concepção, diferente das outras obras do autor. Um pouco mais "fácil".
Eu amei!