Márcia 10/06/2023
Helena - Machado de Assis
O livro foi publicado em 1876, é considerado a fase romântica de Machado de Assis.
A história inicia com a morte do Conselheiro do Vale e ele deixa um testamento com uma grande revelação. Ele revela que tem uma filha ilegítima chamada Helena e pede que ela seja reconhecida como sua filha e herdeira e que ela seja trazida para o seio de sua família.
Helena chega a casa da família e se revela muito educada e prendada. Com muita habilidade, Helena conquista a todos, especialmente, seu meio irmão Estácio.
Com o tempo, esse sentimento de carinho que Estácio tem por Helena se transforma em um sentimento mais forte e proibido.
Além de Estácio, morava na casa D.Úrsula, irmã do Conselheiro do Vale e tia de Estácio. Outros personagens importantes na história é o padre Melchior, padre da família e o conhecedor dos segredos da família e o Dr. .Camargo, amigo do Conselheiro e sonha com o casamento de sua filha e Estácio.
No decorrer da história, um amigo de Estácio chega de viagem e vai visitar Estácio em sua casa. Nessa oportunidade conhece Helena e fica sabendo de toda história. A principio, Mendonça desgosta de Helena , mas com o passar do tempo se apaixona por ela e propõe casamento.
Helena não o ama mas reconhece que será um bom casamento, sem paixão mas com bom senso. Estácio desaprova justamente por saber que Helena não o ama , acha que ela pode encontrar uma pessoa que a fará feliz.
Um dia, ao cavalgar perto de casa, Estácio vê Helena saindo de uma propriedade e reconhece o local que Helena havia reproduzido em um desenho. Fica curioso e decide fazer uma visita.
Estácio saiu da casa curioso e sem resposta alguma sobre a relação de Helena com aquela casa e com Salvador, o morador.
Estácio desconfiado que Helena guarda um segredo, chama padre Melchior e decide retornar ao local. Salvador apreensivo em relação a Helena revela toda a história.
Salvador conta que é o verdadeiro pai de Helena, que a mãe dela, após uma viagem de Salvador para o enterro de seu pai, conhece o conselheiro e decide ir morar com ele levando Helena, que era ainda criança.
A mãe de Helena mente para o conselheiro e para Helena dizendo que Salvador havia morrido. Anos após a morte da mãe de Helena, Salvador se aproxima de Helena mas pede que ela não revele a sua situação.
Após a descoberta de Estácio, Helena decide revelar a sociedade sua história mas a família do conselheiro não permite, seria um escândalo.
Helena sofre com esse segredo a ponto de adoecer. Sofre durante dias com uma febre e morre em seguida. Ninguém fica sabendo da história.