Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Márcia 10/06/2023

Helena - Machado de Assis
O livro foi publicado em 1876, é considerado a fase romântica de Machado de Assis.
A história inicia com a morte do Conselheiro do Vale e ele deixa um testamento com uma grande revelação. Ele revela que tem uma filha ilegítima chamada Helena e pede que ela seja reconhecida como sua filha e herdeira e que ela seja trazida para o seio de sua família.
Helena chega a casa da família e se revela muito educada e prendada. Com muita habilidade, Helena conquista a todos, especialmente, seu meio irmão Estácio.
Com o tempo, esse sentimento de carinho que Estácio tem por Helena se transforma em um sentimento mais forte e proibido.
Além de Estácio, morava na casa D.Úrsula, irmã do Conselheiro do Vale e tia de Estácio. Outros personagens importantes na história é o padre Melchior, padre da família e o conhecedor dos segredos da família e o Dr. .Camargo, amigo do Conselheiro e sonha com o casamento de sua filha e Estácio.
No decorrer da história, um amigo de Estácio chega de viagem e vai visitar Estácio em sua casa. Nessa oportunidade conhece Helena e fica sabendo de toda história. A principio, Mendonça desgosta de Helena , mas com o passar do tempo se apaixona por ela e propõe casamento.
Helena não o ama mas reconhece que será um bom casamento, sem paixão mas com bom senso. Estácio desaprova justamente por saber que Helena não o ama , acha que ela pode encontrar uma pessoa que a fará feliz.
Um dia, ao cavalgar perto de casa, Estácio vê Helena saindo de uma propriedade e reconhece o local que Helena havia reproduzido em um desenho. Fica curioso e decide fazer uma visita.
Estácio saiu da casa curioso e sem resposta alguma sobre a relação de Helena com aquela casa e com Salvador, o morador.
Estácio desconfiado que Helena guarda um segredo, chama padre Melchior e decide retornar ao local. Salvador apreensivo em relação a Helena revela toda a história.
Salvador conta que é o verdadeiro pai de Helena, que a mãe dela, após uma viagem de Salvador para o enterro de seu pai, conhece o conselheiro e decide ir morar com ele levando Helena, que era ainda criança.
A mãe de Helena mente para o conselheiro e para Helena dizendo que Salvador havia morrido. Anos após a morte da mãe de Helena, Salvador se aproxima de Helena mas pede que ela não revele a sua situação.
Após a descoberta de Estácio, Helena decide revelar a sociedade sua história mas a família do conselheiro não permite, seria um escândalo.
Helena sofre com esse segredo a ponto de adoecer. Sofre durante dias com uma febre e morre em seguida. Ninguém fica sabendo da história.
comentários(0)comente



Alicia147 09/06/2023

Um misto de emoções e sentimentos
Helena é sobre a vida. É sobre viver. É sobre morrer. É sobre, acima de tudo, enfrentar e aceitar as circunstâncias em que se vive, porque não se pode fazer mais nada.
Esse livro é puro sentimentalismo. Me comoveu e me emocionou em várias cenas. Me fez estar no lugar dos personagens em tudo o que eles faziam ou pensavam.
Helena é, em minha opinião, a personagem mais admirável do livro. Eu entendo seus motivos, suas razões e cada palavra que foi dita por ela. Eu a compreendo.
Não esperava a forma como o livro terminou, mas sinto que não havia mais nenhuma outra forma de acabá-lo.
Terminei de lê-lo triste, pensativa...
Mas aliviada, de alguma forma.
Helena é um daqueles livros que nunca se esquece. Que se guarda na memória e carrega o seu aprendizado ao longo da vida.
Ele marcou o início da minha experiência com a escrita do Machado que não pretende se encerrar tão cedo.
É um livro lindo se ler. Triste, mas belo.
Deveria ser mais reconhecido e lido por mais pessoas.

Leiam Helena!
comentários(0)comente



Leandra9 08/06/2023

Muito bom
Senti certa dificuldade para ler essa obra, mas o enredo em si me conquistou muito. Gostei bastante e pretendo reler.
comentários(0)comente



Liandra Schug 04/06/2023

GENIAL
Helena adentra como herdeira numa família rica do Rio de Janeiro no meio do século XIX, numa teia de relações sociais conflituosas e contraditórias. A bondosa família escravocrata (como o autor faz questão de deixar marcado) recebe nossa protagonista, não sem suspeitas, de braços abertos. Porém, o leitor percebe que Helena é, de fato, suspeita de algo... Ela nos esconde algo, ao mesmo tempo que ganha nosso coração (assim como a afeição dos outros personagens).

Machado é GENIAL. Apesar de ser uma obra Romântica, muita da ironia e da meticulosidade do bruxo do Cosme Velho já se fazem presentes, tornando a leitura viciante e deliciosa.

O último parágrafo me tirou do sério, todas as pontas foram magistralmente amarradas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bella.com 02/06/2023

Assim.... da uma preguiça de ler por causa da linguagem e tudo mais, mas o tema é bem legal, o começo e o final são interessantes. Só o desenvolvimento que é muuuuuito lento
comentários(0)comente



Cecília 01/06/2023

O livro é excelente!!! Machado de Assis nunca decepciona.
fiquei surpresa com o final. nunca que eu imaginaria kkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jéssica Libranumo 31/05/2023

Pertencente à fase romântica do autor, Helena já anuncia traços que fariam de Machado de Assis o grande nome do realismo brasileiro. Publicado em 1876, Helena pertence à primeira fase da obra de Machado de Assis. No romance, a protagonista de origens humildes é reconhecida em testamento como filha e herdeira do conselheiro Vale, um homem importante da elite carioca do Segundo Império. Após o espólio do pai vir à tona, Helena passa a viver na mansão da família do Vale com uma tia e Estácio, filho legítimo do conselheiro. Estácio não apenas aceita a meia-irmã como lhe devota um profundo e crescente carinho, por ela correspondido. Ao drama de incesto abordado por Machado no romance, soma-se ainda o tema das conflituosas relações de classe no Brasil do século XIX, coroados por um final surpreendente.
comentários(0)comente



Jeanine 28/05/2023

A tentativa de ler autores clássicos é sempre devagar de início pra mim. Levei um bom tempo pra terminar o livro, mas gostei. Achei bem tristinho e de grande surpresa no final.
comentários(0)comente



Thaið 27/05/2023

De 0 a 50
Ganhei esse livro e a primeira coisa q eu ouvi das pessoas q leram foi: "nossa, esse é o livro mais chato do Machado". Já fiquei com as expectativas lá em baixo.
Mas o livro não é ruim, porém tmb não é o melhor. 80% do livro eu fiquei com ódio do Estácio, 15% eu fiquei em choque com a reviravolta e os outros 5% foi tristeza com td do final.
comentários(0)comente



Wisttie 25/05/2023

Estou quebrada (é muito emocionante)
Pra variar, uma história muito envolvente e com um final sempre muito imprevisível. Já esperava um final triste, mas me partiu muito o coração esse aqui. Muito emocionante!!! Fiquei enojada com algumas coisas entre Estácio e Helena, mesmo depois de certos esclarecimentos ainda foi nojento da parte de Estácio. Tirando isso, a história mais bonita é a de Salvador. Na verdade, é a mais dolorosa!
Machado de Assis não me decepciona!
comentários(0)comente



Danielli Jesus 22/05/2023

A escrita importa
Machado era realmente um gênio. Para mim essa é uma história que não seria tão boa se ele não fosse um ótimo escritor. Helena é belamente escrito. Mesmo tendo alguns elementos exagerados típicos do romantismo, ele consegue fazer tudo com mestria. Vale muito a pena conhecer esse lado do autor.
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR