Helena

Helena Machado de Assis...



Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


lala monts 20/09/2024

Gostei,uma forma bem interessante de ler um dos clássicos da literatura brasileira. Índico para quem tem crianças e/ou pré-adolescentes é uma forma bem mais lúdica e simples dela ler um livro clássico sem que fique perdida
comentários(0)comente



Brokengirl 18/09/2024

Grande Machado de Assis
Tem nem o que falar deste clássico atemporal, vale muito a pena de ler, traz muitas reflexões sobre a sociedade da época e ainda tem uma reviravolta digna de novela mexicana.
comentários(0)comente



Amanda548 17/09/2024

Helena é um romance de época que marca a primeira fase da escrita de Machado de Assis, pois carrega consigo elementos do romantismo em que nós podemos encontrar a presença da heroína idealizada, exaltação dos bons costumes, emprego de uma linguagem subjetiva e supervalorização das emoções. Esse livro conta a história de um conselheiro chamado "Vale". O mesmo vivia em uma fazenda localizada em Andaraí, tendo ele um filho referido pelo nome de "Estácio", jovem este que possui grande habilidade com matemática e em contrapartida aversão a política.
A narrativa começa quando o conselheiro Vale tem a sua morte decretada e sua família descobre, por meio de um testamento, a existência de uma segunda filha a qual recebe o nome de "Helena" que atende ao desejo póstumo de fazer parte da família.
Na mesma residência que o conselheiro morava, vivia também sua irmã "Dona Úrsula" a quem recebeu essa notícia com total horror, mesmo que Estácio tenha aceitado com bons olhos a descoberta de uma irmã.
Helena se apresenta como uma moça fina, pois possuía uma boa educação, tendo assim habilidades com leitura, escrita, costura, música e desenho. Talentos esses que aos poucos conquistam o coração de Dona Úrsula.
A grande problemática da história se dá em dois momentos. Primeiro quando um padre denominado "Melchior" revela a existência de um sentimento proibido entre Helena e Estácio, pois ambos eram descritos como irmãos. O outro fato aparece com a revelação do segredo de Helena que ao ser desvendado contribui para o seu triste fim.
Embora Helena não seja o romance que consagrou Machado de Assis, como um dos maiores nomes da literatura brasileira, pois o mesmo se destacou dentro da estética realista,podemos encontrar ambiguidades na personagem Helena semelhantes a Capitu da obra" Dom Casmurro", sendo esta última pertencente ao movimento denominado realismo brasileiro.
comentários(0)comente



Yas 14/09/2024

Helena
Não sei nem o que começar a dizer a respeito desse livro.
Foi o primeiro clássico que li, e não esperava que fosse despertar tantas emoções.
Foi uma leitura demorada pela dificuldade da diferença de escrita da qual estou habituada, mas consegui absorver bem a história e só posso dizer que, Machado de Assis, você é um verdadeiro artista.
Se esse livro me impactou agora em 2024 onde tudo tá sendo romantizado e normalizado, imagine só para quem o leu a quase dois séculos atrás, e pior, leram em folhetos sem poder matar a curiosidade com o ?só mais um capítulo?.
A história me tocou profundamente, Helena é um grande exemplo de feminilidade e força, mostrando que é possível ter uma imagem delicada e ser forte como uma rocha ao mesmo tempo. Livro recheado de reviravoltas e te faz ter ter sentimentos variados pelos personagens ao longo da trama.
Como uma boa leitora de fantasias, não posso dizer que o final me pegou de surpresa, mas as palavras me tocaram o coração, chorei com a história do pai da Helena e senti o desespero dos personagens nas últimas páginas.
Enfim, uma verdadeira obra de arte, e gostaria de ter conhecido antes a genialidade de Machado de Assis
Giovanni89 14/09/2024minha estante
Deu vontade de ler




balbsbalbs 11/09/2024

O romance narra a história de uma jovem humilde que, após a morte de um importante homem, é, mediante testamento, reconhecida como filha deste. Ainda que filha ilegítima, ela é acolhida pela família do falecido e integrada assim na sociedade.

A trama gira em torno da adaptação dessa jovem à nova vida e de seu relacionamento com o meio-irmão Estácio, que aos poucos desenvolve sentimentos por ela.

Com um final surpreendente, o livro explora temas como identidade, honra, hipocrisia social e dilemas morais, com as sutilezas e genialidade características de Machado de Assis.
comentários(0)comente



Beatriz 11/09/2024

Helena
Esse livro é lindo! Helena é uma menina muito encantadora, adoraria ter ela como minha amiga. O final é surpreendente, não imaginava que aconteceria isso.
Amei
comentários(0)comente



Carol851 10/09/2024

Como descrever Machado de Assis?
Ler Machado de Assis é sempre surpreendente. Helena é uma obra da fase romântica de Machado, mas mesmo assim não deixa de ter as características típicas do autor, com as críticas sociais e a ironia (de forma maus bem sutil do que nos textos realista).

Essa história tem uma trama que provavelmente foi o ganeses de um grande clichê das telenovelas ( ficou curioso? Então, leia esse livro). A história te faz ter sentimentos contraditórios.

O final do livro é a melhor parte, porém, gostaria de outro final, mas as revelação bombásticas fazem tudo valer a pena.

Amei a história e recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



Nanda banana 08/09/2024

How I love Machadão!??
Adoro um bom romance machadiano, e esse tem reviravoltas chocantes. Admito que no início não estava muito no clima do livro, mas, lá para o meio parece que a coisa começou a se desenrolar e quando eu vi não conseguia mais parar de ler.
Para mim os textos complementares, principalmente o último, ajudaram bastante a entender a complexidade da obra.
comentários(0)comente



Dri 07/09/2024

Helena
Machado,Machado
Gostei de reler esse livro do Machado.
Realmente bem polêmico para a época que ela escreveu,deve ter escandalizado muita gente da época,além de ser irônico em alguns aspectos.
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 07/09/2024

Uma tragédia grega brasileira
Terceiro romance de Machado de Assis, publicado em 1876, "Helena" ainda pertence à fase romântica do autor - e é um deleite.

Um testamento que reconhece Helena como filha e a vida de Estácio se altera com a chegada da irmã. Aos poucos, vencendo as resistências iniciais, a jovem conquista a família mas há um segredo que pode mudar tudo.

Eu não consegui largar o livro até acabar. Vibrei, torci, fiquei incrédula, chorei no final e fiquei brava, mas amo livros que despertam minha emoção e me envolvem dessa forma.

Havia lido quando adolescente e não me lembrava de quase nada, então é como se fosse a primeira leitura. E que maravilha é ler Machado como se fora a primeira vez. A escrita dele é tão envolvente e maravilhosa, meu Deus!

Leiam, leiam! Machado de Assis merece ser relido, redescoberto e festejado ?
comentários(0)comente



Yasmim620 06/09/2024

Machado de Assis
Sempre quis ler vários livros de Machodo, esse é o primeiro que conseguir terminar depois de ter tentado outros dois. Decidi começar do livro com menor quantidade de páginas para não desistir tão fácil, mas faltou muito pouco para eu abandonar esse aqui.
O livro é cheio de suspense, o tempo inteiro mesmo e tem horas que eu nem sei o que devia esperar. Porém, acredito que do meio para o final ele foi ficando muito mais envolvente, o que me fez continuar lendo depois de tanto parar.
comentários(0)comente



TalitaAndr4de 05/09/2024

Surpreendente e encantador ?
Este livro proporcionou uma experiência muito gostosa desde os primeiros capítulos, que já introduzem uma série de emoções intensas. A trama é enriquecida por mistérios e segredos que mantêm a curiosidade em alta a cada página. A relação dos personagens me deixou intrigada, e embora algumas das minhas deduções tenham se confirmado, o enredo apresentou plot twist surpreendentes. Os capítulos finais foram especialmente comoventes, fazendo com que eu não conseguisse parar de ler. A abordagem dos temas delicados enfrentados pela família ao longo da história foi muito bem desenvolvida. Embora eu desejasse um final mais feliz para o romance, a conclusão foi necessária para não gerar escândalos naquela época. Helena foi uma personagem muito forte por tudo que passou tão nova, enfrentando grandes desafios com uma admirável capacidade de adaptação. Sua personalidade e o quanto era bondosa me encantaram. Vale muito a pena ler ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raquel.Arrais 01/09/2024

Um romance delicado e cheio de sutilezas. Com sua escrita envolvente, Machado de Assis, revela as tensões e os sentimentos ocultos que permeiam as relações humanas. É uma leitura que emociona e faz refletir sobre a natureza dos laços que nos conectam.
comentários(0)comente



Diane.Gentil 31/08/2024

Que personagem foi a Helena ?
Comprei esse livro pelo nome, Elena nome da minha mãe (in memorian).
Iniciei a leitura, li pouco mais de 50 páginas, fiz uma pausa para ler outros dois.
Kkkk
Aí retornei.
Depois do livro O Morro das Ilusões de Zibia Gaspareto, livros de época com aquela linguagem dificil, se tornaram ''fichinha'' pra mim kkkkk
Valeu cada página kkk
Li em 2 noites.
Kkkk
Machado de Assis, arrasou nesse livro.
Que personagem foi a Helena
Ual
Kkkk
Recomendo!
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR