Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz 20/03/2023

O romantismo de machado não me serviu
Machado é maravilhoso em tudo que faz, mas esse não me agradou muito. Mas só porque não gosto muito de romance, prefiro muito mais a fase realista dele. Recomendo muito pra quem gosta de algo mais romântico e dramático.
comentários(0)comente



Talita 19/03/2023

Lindo
Helena é um lindo clássico. A leitura é envolvente e misteriosa. O final é triste e tirar o fôlego. Recomendo muito a leitura
comentários(0)comente



Luað 19/03/2023

Helena
Quando o conselheiro Vale morre, seu testamento revela que ele tem um outra filha, Helena, que deverá morar com seu filho, Estácio, e sua irmã, Úrsula.
Esse foi um livro que me surpreendeu. Achei que a leitura seria muito arrastada e lenta, mas foi muito cativante e interessante.
comentários(0)comente



comin0 18/03/2023

Lágrimas
Não tenho mesmo palavras que expressariam tudo que senti nessa curta jornada de Helena.
Machado, você é genial. o plot desse livro conseguiu me surpreender e eu fiquei extremamente chocada e triste com o desfecho desse ?casal?. Estácio e Mendonça e Melchior e também D. Ursula, vocês valem ouro ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



dAborah44 16/03/2023

Não acredito que ia morrer sem ler essa obra prima
? Primeiro livro do Machado de Assis que eu leio, e só posso dizer que achei incrível, perfeito e uma obra prima. Não esperava sofrer tanto no final desse livro igual sofri. Me apeguei tanto aos personagens, que a dor no final foi enorme e me senti exatamente como eles. Helena é uma personagem carismática, carinhosa, inteligente, amorosa e esperta, faz com que o leitor se simpatize a cada página com ela. Ela na verdade foi a maior vítima de tudo que aconteceu na história, e ela merecia muito mais. Estácio também é um personagem que te faz se apegar a ele, honrado e que cumpre com as palavras. Imediatamente tratou de aceitar Helena na família e faze-la se sentir acolhida e amada. Machado de Assis tocou em um ponto bastante polêmico, o incesto. No decorrer do livro percebemos que Estácio não sente apenas um amor de irmão por Helena, é um amor proibido, de homem e mulher, amor carnal. Quando o padre o confronta e diz pra ele que ele ama Helena, e ela também o ama, ele começa a perceber que seu ciúmes, não era apenas de irmão. Ficamos o livro inteiro torcendo pela felicidade dos protagonistas. Aenti falta de mais coisas sobre Eugênia, achei ela bem interessante e uma personagem bem carismática, ao contrário do pai que demonstrou ser bastante ineteressei, querendo a todo custo casar Eugênia com Estácio, ao ponto de ir importunar e pedir a ajuda de Helena. No mais, o livro é muito bom, virou um favorito, o plot twist foi surpreendente. Amei todas as referências que Machado colocou no livro, principalmente de Romeu e Julieta, que eu achei que casa bem com a história do livro. Me surpreendi muito com essa leitura, além de que me diverti e me emocionei muito. Pronta para ler os outros livros dele.
comentários(0)comente



Michelli Lisboa 16/03/2023

Um clássico
Machado e sua fala eloquente e rica me fez perder o avesso pela leitura clássica. Sempre relutei por livros assim. Mas confesso que aprendi muito com Helena.
comentários(0)comente



Marcos Ogre 15/03/2023

Helena é um caso curioso
O Machado romântico era muito charmoso. Tinha um corte fino, bem afiado e preciso. Helena, terceiro romance do autor, é um avanço no caminho da sua genialidade (caminho que, sabemos, ele indubitavelmente alcançou). Não é o pote de ouro dessa trajetória, mas é um aperitivo que curti bastante.

Esse percurso que é Helena tem belas paisagens, marcadas pela construção de personagens interessantes, conflitos inesperados e revelações mirabolantes. Mas também tem terrenos acidentados, onde se pode encontrar uma repetição (um pouco exaustiva) de temas comuns à época e à própria obra do Machado e um desfecho que, em certos aspectos, é pouco convincente.

Mas, falando mais diretamente: eu gostei bem mais de Helena do que pensava que iria. Em relação aos dois romances anteriores, é uma história realmente inventiva. Ressurreição tinha uma prosa cativante, mas a trama não me chamava atenção. Em A mão e a luva, a mocinha Guiomar era encantadora, mas os demais elementos do enredo não se equiparavam a ela. Em Helena, há uma junção mais do que competente do que deu certo nos romances anteriores. A protagonista, se não de personalidade tão forte como Guiomar, nem por isso é menos magnética. Ela, na verdade, traz um mistério que faltava à sua antecessora, com camadas que apenas são possíveis de se explorar amplamente nas últimas páginas da obra. E a própria história é muito mais instigante, com temas que considerei bem polêmicos e uma abordagem que eu não esperava encontrar.

Mesmo com o final sendo um cadinho decepcionante, acho que aqui já é possível observar com mais clareza o cinismo e a ironia que marcaram a obra de Machado, assim como seu olhar enigmático sobre as coisas que vivem no interior das pessoas. Embora ainda amarrado aos dramas do romance romântico, Helena acena para um futuro menos idealizado e com a secura da realidade - algo que eu gosto bem mais.
comentários(0)comente



Pedróviz 14/03/2023

Helena
Este livro é um caso no qual o Romantismo, aplicado à prosa, não resultou num dramalhão repleto de ódios contra Deus e o mundo. Machado de Assis, no início de sua carreira, teve seus arroubos românticos. Mas o romantismo machadiano é comedido, equilibrado, como toda sua obra, enfim. Estácio não é nem de longe o desequilibrado Werther, que deixa de ver sentido na vida por não poder ter Carlota para si.
Helena é um romance com bom ritmo, as descrições machadianas não são enfadonhas e dão colorido à leitura, o enredo passa emoções ao leitor empático.
O enredo gira em torno do romance entre Helena, a protagonista, e seu meio-irmão Estácio. Ambos vivem na mansão da família do Vale, juntamente com a tia D. Úrsula. Helena, de origem humilde, foi reconhecida herdeira do patriarca, o que determinou que ela passasse a viver na mansão.
A evolução do relacionamento entre D. Úrsula e Helena é algo notável, de fato o que mais admirei neste livro.
comentários(0)comente



Jessie 11/03/2023

Como eu não tinha lido esse livro antes?
Que surpresa. Que escrita bonita, bem desenvolvida e cativante. Machado de Assis, sempre entregou tudo nos seus romances. E com Helena não foi diferente. Impossível, não ter se apaixonado pela sinceridade, ternura e coragem de Helena. Ela teve um final trágico que não merecia, mas ainda assim, um final chocante. Não esperava por esse desenrolar da história e nem por esse final. O que pra mim, foi uma grata surpresa. Como é bom o leitor ler uma obra bem escrita.

Estácio, não havia dúvidas do sentimento que ele possuía por ela. Os momentos de admiração ciúmes e preocupação, deixaram claros. Fiquei triste por ele no final. Confesso, que queria ter visto um pouco mais sobre Eugênia, e sobre o desenvolvimento dela com o Pai. Mas como a história estava sendo desenrolada por Estácio, Eugênia nunca ocupou espaço para ele. Coitada.


Sobre o romance proibido, nem todos os amores são para serem vividos ou como Estácio deixou claro "o que eles disseram um ao outro, com simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido, confissão misteriosa e secreta ..."

Ainda assim, essa era uma interpretação puramente dele, do Estácio. Como eu queria um livro da perspectiva dela. Tenho minhas dúvidas sobre o que ela sentia por ele, aliás ela era apenas uma adolescente de 17 anos.

No mais, sou grata por ter lido essa história e ter me surpreendido.
comentários(0)comente



Lívia 10/03/2023

Bom
Gostei da história, por mais que eu não tenha gostado muito do final que a Helena teve..............
comentários(0)comente



poplosers 05/03/2023

QUE FINAL CHOCANTEEEEEE
Machado sendo Machado. Livro de altíssima qualidade, personagens profundos e reais, tramas surpreendentes e desfecho polêmico. Achei maravilhoso.
comentários(0)comente



Sarinha 04/03/2023

Machado sendo Machado
O cara escreve bem, né? Enredo envolvente, capítulos surpreendentes. Muito bem escrito.
Esperava um final diferente, mas isso é gosto pessoal. No geral, gostei bastante.
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 03/03/2023

Muitas emoções
Machado de assis é um autor que estou conhecendo durante a fase adulta da minha vida. Na escola, tive uma péssima experiência com "Memórias Póstumas " o que terminou me dkstsncjandk do autor, mas agora estou, finalmente, conhecendo suas obras.

Helena foi escolhido às cegas. Busquei meu box e resolvi pegar alguma obra de M.A pra ler, e Helena foi a escolhida da vez.

Li a sinopse e me encantei. A experiência da leitura não foi diferente. Cheia de emoções desde o primeiro capítulo, Helena despertou minha curiosidade (me fazendo recorrer ao Google por spoilers -sim, eu não sabia absolutamente sobre a história) e me fez querer saber o desfecho.

Com uma escrita antiga e um pouco complexa, Helena me lembrou "Úrsula " da Maria Firmina dos Reis, uma das melhores obras que já li, e dessa forma, essas duas jovens sofridas ocupam um lugar cativo no meu coração de leitora.

Por fim, muita gente me recomendou a leitura enquanto eu a fazia, o que levou minhas expectativas a aumentarem e se provaram verdadeiras. Recomendo muito.
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR