Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Thaci 17/07/2023

Foram 7 dias bem interessantes ao lado de Moby Dick, surpreendentemente foi muita fluída, eu esperava que com tantos termos náuticos e descrições marítimas e detalhes sobre a baleia fosse ser cansativo mas até que achei bem interessante, descobri coisas que nem se quer havia pensando sobre.
Fiquei sentindo quanto as baleias que eram caçadas ao decorrer do livro e como elas eram mortas e todo processo de tirar pele, óleo e tudo o mais, me deu uma pena mas entendo que era fonte de renda desses homens na época. Outro ponto que gostei no livro foi que ele desecou não apenas as baleias como o próprio ser humano, ele trás diversas reflexões sobre a natureza humana, principalmente sobre o medo, vingança, vaidade. A relação do Ismael com o canibal foi muita boa e gostaria que tivesse detalhado mais durante a travesia no mar, o começo da amizade dele é hilário, eu amei, o conflito religioso deles também é algo que nos da o que pensar.
Achei interessante também as várias referências que Herman faz, principalmente (e, obviamente) a bíblia, sobretudo a Jonas, que foi engolido por um peixe grande, o que mais seria além de uma balei? Pois sim, descobri só por causa desse livro que é verdade que uma baleia não consegue engolir um ser humano, a exceção de uma única, a Cachalote que tem espaço para engolir mas não somos o seu alimento, ainda bem.
Aliás, a Moby Dick é uma cachalote branca, a espécie mais rara e eu pesquisei e descobri que uma foi supostamente vista em 2021, bom, percebi pelas resenhas que não fui só eu que fiquei viciada em baleias lendo Moby Dick kkkk.

Obs.: Eu gostaria de ressaltar que a edição da Antofagica é perfeita, não me incomodou nenhum pouco ela ser absurdamente grande.
comentários(0)comente



Vivi 17/07/2023

Leitura 72 - Moby Dick - Herman Melville

Acabeiii... aqui a vida está bemmm corrida mas jamais deixarei meu amor pelas letrinhas se perder.
Foram quase 2 meses de um relacionamento sério por aqui.

Não vou me alongar muito acredito que muitos de vcs já leram e se deliciaram com essa escrita tão teatral.
Toda essa aventura em busca da lendária baleia branca vai muito além do que parece ser. Na realidade é um completo estudo sobre o homem com todos os seus porquês, todos os seus medos, o seus demônios que são colocados em suas vinganças. Pois é sim
uma história sobre obsessão e vingança, mas também sobre outras pessoas que se deixam envolver nas lutas de outras pessoas. É sobre homens que querem apenas ganhar a vida em um período em que várias nações ao redor do mundo cometeram atrocidades horríveis contra as populações de baleias deste planeta.
Tem muita aventura aqui , as vezes até louca mas... um panorama bem interessante do bicho homem.
Além de ter amado preciso dizer.... o que é essa edição maravilhosa !
comentários(0)comente



Mylena.Esteves 17/07/2023

Ainda no mundo baleeiro rs
Eu achei todas as partes do livro instigantes? Não, mas a maioria até dessas partes mais "chatas", me transmitiu algo. Eu passei o mês inteiro falando de baleia para o meu marido rsrsrs, técnicas, equipamentos e, principalmente, do perigo de caçar baleias. Fora a tristeza e pena que deu de ler essas partes. Gostei muito do livro e estou muito feliz de, enfim, ter realizado essa leitura.
comentários(0)comente



Yentl 16/07/2023

Um gigante (quase?) imbatível
Moby Dick para mim foi uma experiência, em partes, árdua. O começo fluiu muito bem, até mais ou menos a página 100, mas se tornou maçante até mais ou menos a página 400, quando voltou a fluir novamente. O problema é que, para vencer essas 300 páginas, eu levei meses a fio, pois nunca me animava para ler descrições técnicas pra lá de enfadonhas de barcos, baleias e caça. Parecia até outro livro dentro do livro legal que eu queria voltar a ler, sabe?
Queria ouvir mais sobre Ishmael, Queequeg, Ahab e o Pequod, mas aqueles capítulos intermináveis estavam no meio disso. Sem contar que eu tive certa dificuldade em imaginar certas coisas que Melville descrevia, e não pela qualidade da descrição, mas pela pura ignorância em relação aos assuntos tratados. Por fim, decidi enfrentar os capítulos desinteressantes e foi a melhor coisa que eu fiz.
Na fase em que fiquei de saco cheio do livro cheguei a duvidar dos motivos que o fazem um clássico, mas aproveito a oportunidade para me redimir e dizer que entendo, enfim, o porquê Moby Dick é um clássico: apesar das tecnicidades, o livro narra uma história épica, com emoção e reviravoltas, além de ser muito bem escrito. Não há como negar a qualidade da obra, ainda que algumas partes tenham me desagradado. Fico feliz de ter vencido essa leitura e indico que você, caro leitor que está lendo a minha resenha neste momento, também o faça. Conhecer os clássicos é ter para sempre um pedacinho da história viva dentro de si. Nem sempre é fácil, mas sempre vale a pena.
comentários(0)comente



nimoriarty 15/07/2023

Bem meio-termo
Essa resenha será mais curta que as demais porque eu não vejo necessidade de dar nomes aos bois, isso significa que essa obra para mim é uma montanha russa. Ou seja, horas ela é empolgante e te prende facilmente e nas demais você é bombardeado por excesso de especificações e detalhes, além que um vocabulário MUITO náutico ( o que já era de se esperar vindo de Melville, que por um bom tempo teve as navegações e o mar para chamar de lar).

comentários(0)comente



Aurea25 14/07/2023

Rindo horrores
Pelo simples fato de que não tem o volume II no Skoob. Por que colocaram o I e não o II se foram publicados na mesma coleção, com uma semana de diferença?
comentários(0)comente



Evy 12/07/2023

FABULOSO!
Moby Dick é uma obra-prima literária que me cativou desde a primeira até a ultima página. Claro que em alguns momentos, as extensivas descrições dos mares, das baleias e das embarcações, tornam a leitura um pouco cansativa, mas os apontamentos do narrador e o fato de eu ter verdadeira paixão pelo mar, me ajudaram a manter o engajamento na leitura, tal qual aconteceu em 20 mil Léguas Submarinas de Jules Verne.

Esta edição da renomada Editora 34, que traz essa capa linda e encadernação super confortável de ler (sou fã mesmo), ainda nos presenteia com um prefácio fabuloso de Albert Camus e uma experiência literária apaixonante. Moby Dick nos transporta para o vasto e imprevisível mundo dos mares, onde acompanhamos a emocionante jornada do capitão Ahab em busca de vingança contra a lendária baleia branca que lhe custou a perna.

O enredo intrincado, repleto de reviravoltas e simbolismo, nos envolve profundamente e nos faz mergulhar em uma atmosfera de suspense e aventura que transita entre gêneros literários diversos: ora parece que estamos lendo uma biografia, ora um texto jornalístico, ora um diário, o que demonstra a maestria literária da narrativa de Melville. Seu estilo detalhado e evocativo pinta imagens vívidas em nossa mente, que praticamente nos fazem sentir as brisas salgadas do oceano, o rangido dos mastros e a energia contagiante dos marinheiros. A escrita fluída e rica em metáforas nos leva a refletir sobre a condição humana, explorando temas universais como obsessão, destino e a eterna luta entre o homem e a natureza.

Os personagens de Moby Dick são verdadeiras obras de arte. Ahab, o capitão enigmático e obcecado, cuja determinação beira a loucura, é um protagonista (embora pra mim, a protagonista seja Moby Dick e o antagonista o capitão) magnético que nos fascina e intriga. Queequeg, arpoador da Nova Zelândia de aparência selvagem e perigosa, demonstra ser um ser humano incrível com uma história de vida triste e complexa, além de ser um ótimo amigo a Ismael, o narrador que determina o tom dessa obra em vários momentos com suas impressões ora cínicas, ora esperançosas. Os demais membros da tripulação, cada um com sua personalidade marcante e suas histórias peculiares, adicionam camadas de profundidade e complexidade à trama. E claro, a estrela do livro (para mim pelo menos) Moby Dick, a lendária baleia branca poderosa e misteriosa que naufraga navios que a perseguem. Sim, eu torci pela baleia durante toda a leitura!

Impossível não fazer uma reflexão sobre o navio baleeiro Pequod e nossa sociedade. O navio, assim como o mundo, é um vasto e complexo cenário onde inúmeras histórias se entrelaçam. Cada personagem a bordo do navio representa uma faceta da humanidade, uma peça que compõe a sociedade com suas divisões por classes, seus preconceitos e obsessão pelo poder. A diversidade de nacionalidades, origens e crenças entre os tripulantes reflete a pluralidade e a complexidade do mundo real.

Moby Dick é um livro que transcende gerações. Sua mensagem sobre a natureza humana e os limites do poder humano ressoa até os dias de hoje. É uma obra que nos desafia a refletir sobre a sociedade, nosso lugar no mundo e em especial sobre nossas próprias obsessões e os sacrifícios que fazemos em busca de nossos objetivos. Destaco ainda a incrível narrativa dos últimos três dias dessa aventura quando finalmente Pequod encontra Moby Dick e a luta entre homem e natureza acontecem.

Uma obra realmente incrível. Super recomendo a leitura!!
Gleidson 12/07/2023minha estante
Depois de meses namorando essa edição, finalmente comprei a minha. Parabéns pela resenha. Suas resenhas são sempre ótimas!




Calebe1837 11/07/2023

Mais o menos. acho que isso resume bem o livro Moby Dick, o início da história é muito boa e teve horas até que foi empolgante ler, mas depois o excesso de detalhes sobre as especificações das viagens marítimas dificulta a leitura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Zachare 10/07/2023

Demorei literalmente 1 ano pra completar a leitura pq tinha TANTO detalhe e era uma viagem TÃO longa que eu acabei achando entediante
comentários(0)comente



Patricia 10/07/2023

Eu li e insisti por ser um clássico. Mas foi uma leitura super difícil, levei meses pra terminar e definitivamente não foi pra mim.
comentários(0)comente



Ildete Xavier 09/07/2023

Esse livro pode parecer chato no início, mas eu garanto que, se você vencer os primeiros capítulos, não vai mais parar. O final é surpreendente.
comentários(0)comente



Gizelly.Marques 06/07/2023

Gostei do enredo, é muito bem escrito, enfim. Só acho importante ressaltar que tem que ter um pouco de sangue feio pra ler (no livro é descrito com detalhes a matança e o corte das baleias).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raphaela.Nazare 02/07/2023

Sim, porém, não!
A história é muito interessante e VC facilmente se vê dentro do navio da Capitão Ahab, mas é preciso sempre ter em mente, que este clássico tem um outro ritmo. Na minha humilde opinião, há algumas barrigas no livro, como os capítulos "técnicos" são dispensáveis hoje em dia, pois apresentam muitos erros científicos, que eram considerados corretos no período da escrita e, só acabam por quebrar o ritmo da história.
De resto, é uma obra muito boa ??
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR