Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Nic 31/10/2022

Uma obra prima
Que livro sensacional, que obra de arte!!! Um livro de 1851 (171 anos), Moby Dick é um tratado sobre cetáceos, sobre navios, navegação e sobre a caça às baleias. Para quem não conhece, o livro trata de Ismael que embarca em um navio baleeiro, a partir daí são mais de 700 páginas de uma leitura riquíssima sobre às baleias, recheada de citações filosóficas, históricas, psicológicas, figuras, além da história do livro em si.
Tá aí um livro que recomendo a todos que gostam de biologia e aventura. Posso dizer que passei o livro inteiro na expectativa de como seria o final, e o final me foi muito satisfatório.
comentários(0)comente



OssosDePapel - Instagram 27/10/2022

Faço saber que escrevo esta crítica enquanto ainda processo o impactante final.

Eu realmente estou satisfeito, mas tenho algumas considerações a fazer:

Achei dezenas dos 136 capítulos desnecessários! Muitos deles são teóricos demais, tanto que chegam a ser técnicos. Eles me entediavam, talvez porque suas informações fossem obsoletas e retratassem uma prática quase totalmente extinta, ou porque fossem irrelevantes demais para a minha vida, fato é, que esses trechos não despertaram o mínimo interesse interesse em mim. Tive a impressão de que o autor queria apenas ostentar o seu conhecimento.

Felizmente tais capítulos se intercalavam com os de ação enredo, e estes, foram extremamente sedutores.

Não bastasse esse misto de conteúdo informativo e romance, o livro apresenta ainda outras facetas: uma, poética, bonita como o mar; e outra, filosófica, existencialista, também como o oceano, mas desta vez em profundidade.

Concluo: saio da leitura saciado, pois, apesar dos excessos, encontrei nela aquilo que me estimula na literatura. Enfim, antes sobrar do que faltar, não é?!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Matheuspinheiro47 27/10/2022minha estante
Não dei 5 estrelas no livro por causa de uns trechos bem cansativos e desnecessários as vezes, mas foi uma leitura que me marcou mt e foi recompensadora


Jeanine 27/10/2022minha estante
Concordo muitoo! É isso. ;)




Gabi Mercês 26/10/2022

Que jornada difícil foi ler Moby Dick! O autor divagueia bastante sobre as minucias da pesca de baleias
comentários(0)comente



Klelber 24/10/2022

Que livro!
Considerado um dos principais romances norte-americanos de todos os tempos, nos 135 capítulos que narram a última viagem do baleeiro Pequod da costa leste dos Estados Unidos ao encontro com o imenso cachalote branco, Herman Melville explora com brilhantismo os mais variados gêneros literários: da narrativa de viagens ao teatro shakespeariano, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.
comentários(0)comente



Adriana1161 23/10/2022

Gigante
Super clássico da literetura norte-americana.
Uma aventura!
Muito bem escrito, um livro para ser lido com paciência.
Os capítulos se dividem em ação, divagação e informação. Aliás, aprendi bastante sobre baleias e embarcações! A edição da Editora 34 é linda, traz um mapa que acompanha o andamento do barco segundo os capítulos, e desenhos sobre baleias e barcos. Mesmo assim recorri ao Google algumas vezes para visualizar algumas coisas!
Faz crítica ao colonialismo, fala sobre amizade e até preconceito. Muitas menções religiosas também.
Personagens: Ahab, Ishmael, Queequeg, Stubb, Starbuck, e outros marinheiros
Local: Mares ao redor do mundo a bordo do navio baleeiro Pequod - meados do século XIX
@driperini
comentários(0)comente



Marina 22/10/2022

Viste a baleia branca? Mais do que uma história sobre baleias, Moby Dick é sobre as paixões que movem os homens (dinheiro, aventura, vingança...), Idolatria e suas consequências.
comentários(0)comente



Mauricio.Andrade 21/10/2022

Até onde você iria busca dos seus objetivos?
Pra começar, Moby Dick não é um livro simples de ser lido, é bem extenso e por vezes te dá vontade de desistir, devido ao fato de vários capítulos técnicos, onde são especificados processos reais de caça a baleia.

Mas como tudo na vida, quando chegamos ao final de algo, sentimos a sensação de dever cumprido, e falo que esse foi o sentimento que tive quando finalizei. Um livro muito profundo em questões filosóficas.

Qual o limite entre determinação e obsessão? Essa é uma linha muito tênue que por vezes nos deparamos, será que o que buscamos atualmente é semelhante ao que o capitão Ahab buscou nessa história?


Somos capazes de arriscar tudo por algo totalmente sem sentido, e ainda colocamos diversas outras pessoas em perigo, como podemos enxergar isso a tempo de corrigir?

Cada vez mais, tenho certeza que o ego é nosso principal inimigo.


Ismael me fez dar boas risadas com suas aventuras, lembrando que a vida pode ser muito mais simples do que imaginamos, tem uma história linda de amizade, entrelaçada com os mais variados questionamentos da nossa alma.

Minha experiência com esse livro foi algo muito especial, pois o final é surpreendente, e no posfácio, aprendi mais uma lição, de que as vezes plantamos para outros colherem.

Com certeza levarei essa história no meu coração, e um dia irei reler.
comentários(0)comente



Estela 19/10/2022

Intenso kkkkk
Nao esperava que o livro fosse assim, a leitura é rápida. Mas não sei se recomendo a leitura.... da muita dó das baleias ??
D'ow 14/11/2022minha estante
Da mó dó dos bichos, mas basicamente é um livro sobre procurar baleias para caçar, não é tanto sobre a caça. Pelo menos é o que acho! rs




Layla.Ribeiro 16/10/2022

Leitura cansativa, mas finalmente conheci Moby Dick
Eu sempre quis ler Moby Dick, principalmente por ser um clássico da literatura, como surgiu uma oportunidade de leitura conjunta eu embarquei nessa estória imaginando que teria dificuldades com a linguagem e não tive, o maior problema do livro para mim é que o autor por muitos momentos deixa a estória do livro de lado e se dedica a muitos capítulos com divagações , aula de anatomia sobre a baleia e um guia prático de como funciona a caça as baleias, sim, como exemplo tem um capítulo que ele filosofa sobre a cor branca da cachalote e esses capítulos densos me cansavam a um ponto que até quando ele retomava a estória levava um tempo para eu entender que ele voltou a narrativa, cheguei a conclusão que a obsessão de Melville por baleias era maior que a de Ahab por Moby Dick, entretanto não tiro o mérito dessa obra na qual pude tirar algumas lições interessantes e a estória principal não é ruim, é uma aventura bem legal, então caro leitor se você não se interessar muito pelos assuntos que citei acima eu aconselho ler o texto adaptado desse livro e caso gostar embarcar nessa baita obra, se não fosse a leitura conjunta ou minha teimosia com certeza teria abandonado a leitura porque não foi fácil.
comentários(0)comente



Daniel.Malaquias 13/10/2022

Uma baleia imortal
Moby Dick é a fera temida dos mares. Um monstro gigante e maligno, forma pela qual os marujos e marinheiros se referem a ela. Essa obra é uma adaptação, o original tem um número bem maior de páginas, o que possivelmente torna a aventura mais completa e as cenas de batalha mais detalhadas. Porém é um bom livro, que me despertou curiosidade e vontade em ler a obra completa. Eu tinha pego o livro há muitos anos atrás, porém nunca li nem a primeira página. Agora vou ler o quanto antes o livro inteiro, fiquei fascinado com a escrita do autor, com sua minúcia em detalhar as aventuras no mar. Moby Dick é sedutor, um clássico.
comentários(0)comente



gabrieldefreitasle 12/10/2022

não sei se consigo ver a baleia branca ??
O livro, sinceramente, parece nada mais do que um conjunto de argumentos dizendo bem da caça à baleia e glorificando o cachalote com mais ensaios chatos do que história, que quando há, é extremamente curto e confuso.

"Cadê a baleia?" A baleia é o livro em si. Acho interessante Ahab perguntar a todos os navios baleeiros que encontram se "viste a baleia branca?" Quem viu? Todos.

Esse é um livro (digo, uma baleia) que nos assedia, nos interpela, nos arrebata. Muitas vezes pensei em desistir dele. Mas continuei.

Você sente, você sabe que há algo de mítico em tudo. Mas, no fim, a única coisa realmente mítica de tudo é só a falta de miticidade.

Essa baleia que li por completo em cada um dos 135 capítulos, em cada uma das 737 páginas (contando até a última) foi vivo. Foi tudo.

Quem disse que a baleia-livro precisa ser assim, assim, assado? Meville faz um romance único para uma história única.

No fim, lembre sempre da perna de Ahab e de que você talvez nem tenha gostado de um livro tão incrível.

No fim, o livro-baleia é uma celebração à vida, à morte.

Não há nada mais: the baleia is a baleia, the Pequod is a Pequod....
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Del_ma 10/10/2022

Obra-prima de Herman Melville
Apresenta o vingativo capitão Ahab, obcecado por capturar Moby Dick. A obra é realmente grandiosa, com extensas descrições. Li na edição da antofágica, versão kindle, a qual recomendo.
comentários(0)comente



Rebb.Rocha 04/10/2022

grandioso, de fato
"um homem inteiramente desprovido de medo é um companheiro muito mais perigoso do que um covarde"

"Mesmo na sua investida mais rasa, a águia da montanha ainda voa mais alto que todos os pássaros da planície, por mais alto que voem."
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR