Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paulo Henrique 12/09/2024

Um livro indispensável entre os clássicos.
Fazer uma resenha de Moby Dick é desnecessário, pois é possível achar aos montes na internet, incluindo teses sobre o livro. Pretendo apenas dar minha opinião pessoal.
O livro tem momentos interessantes e momentos que para alguns não serão, como por exemplo a fisiologia das baleias, apesar de ensinar bastante. Eu particularmente gostei da história, mas não a colocaria em meu TOP10 de livros. Gostei da história, dos detalhes de como era o processo de pesca no passado e sim torci pela Moby Dick diante da crueldade dos pescadores, independente se naquela época isso era considerado normal ou não. Mas uma passagem me chamou a atenção, quando o autor diz, que se ninguém liga para o que ocorre com um peixe pequeno, mas com uma baleia sim.
Vale a leitura e é obrigatório para quem quer ter clássicos na lista de leitura.
comentários(0)comente



Luiz358 07/09/2024

Chamem-me Ismael.
Inegavelmente, eu sabia o que esperar, afinal, esse é tido como um dos livros mais difíceis existentes. Já adianto ser uma jornada entre altos e baixos.
Nada tenho a reclamar sobre a escrita, tanto que não consigo colocar em palavras a tamanha magnificência com que Ismael conduz a narrativa.
Entretanto, mesmo os capítulos (em sua maioria, curtos) existem muitos que soam desconexos da história principal. Capítulos dedicados a cetologia, pesca baleeira, bem como suas legislações e normativas (além de muitos termos técnicos) .
Confesso que esses foram os pontos mais baixos para mim. Trechos que arrastei na força de vontade. Mas claro, nada se compara a todo o resto, o final inclusive, minha nossa...
Livro homérico, apoteótico e indescritível. Moby Dick, um clássico para poucos.
comentários(0)comente



Guilherme.Silva 04/09/2024

Escolhi a edição correta.
Um dos melhores início de todos.
As primeiras páginas não dão vontade de parar, é uma escrita poética com humor.
Se o livro continuasse neste mesmo ritmo seria um dos melhores que já li, mas...

A história fica lenta e muito detalhista, não chega a ficar chato como vários relatos de outros leitores, mas diminue bastante o ímpeto inicial.

Me lembrou Os Miseráveis, onde cada ação era antecedida com um capítulo descritivo, seja referente ao local ou um histórico para basear a história que seguiria. A grande diferença é que o título de Victor Hugo é bem melhor.

Estou certo que a edição do clube foi responsável por deixar a leitura prazerosa.

- os capitulos iniciais com Queepeeg são os pontos altos do livro.
- A frase sobre o púlpito é marcante.
- fiquei especialista em Baleia Cachalote.
- Aprendi o que é proa e popa.
- Muitas referências bíblicas.
- Final previsível.
- #timemobydick #foraahab
comentários(0)comente



Yonne.Tavares 02/09/2024

Muito bom
Livro muito bom, eu aprendi muitas coisas sobre baleia, ele fala muitos detalhes sobre elas, o final que não foi muito emocionante, mas gostei .
comentários(0)comente



Robson Barros 01/09/2024

Imprescindível a leitura para quem gosta de leitura. Calhamaço com uma leitura muito gostosa. Vale à leitura e o tempo da leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



antonia naiara 27/08/2024

O livro é monumental como a própria Moby Dick
Em um primeiro momento, podemos pensar que Moby Dick é apenas uma narrativa simples sobre um capitão louco perseguindo a baleia que lhe tirou a perna. Não é. Na verdade, adentrando a história, percebemos que Ahab não foi afetado apenas fisicamente e que, perdendo um membro, o dito capitão sentiu-se desafiado intelectual e espiritualmente, nutrindo, a partir daí, uma mórbida necessidade de vingança que impressiona o leitor. E agora, sim, esse é o problema.

Acompanhar a busca pela baleia vai nos deixando em estado de perplexidade à medida que a obsessão de Ahab, que sempre esteve ali, vai se mostrando em seu estado mais puro. Mesmo assim, somos inseridos de tal forma na narrativa do autor que, quando percebemos a real intenção do capitão, da mesma forma que os marinheiros, não conseguimos abandonar o que se começou. É muito tarde e resta somente esperar que o oculto tenha misericórdia.

Esta é uma história sobre o ser humano contra algo grandioso. Uma luta fadada ao fracasso com presságios iniciais que colocam o leitor em estado de alerta para aquilo que se segue. Dito isso, o livro é monumental como a própria Moby Dick.

Por fim, ciente de que jamais conseguiria tratar de todas as camadas desta narrativa e que serão necessárias releituras futuras para notar detalhes que não percebi agora, vou me limitar a concordar com Calvino quando nos lembra: ‘’?Um clássico é um livro que nunca termina de dizer aquilo que tinha para dizer?.
comentários(0)comente



Rafael3901 17/08/2024

Chato
Não gostei, toda história fica na fixação na caça a baleia Moby Dick. Não acontece absolutamente nada além desse monte de gente querendo pegar essa baleia e caçar outras baleias.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bianca.Carvalho0 14/08/2024

Muito diferente.
Temos descrições extensas de diversas partes da embarcação e espécies marinhas enfrentadas pelos marinheiros.
Gostei da aventura e dos personagens, além das curiosidades
comentários(0)comente



Nath 11/08/2024

O grande clássico!
Sempre tive muita curiosidade e ao mesmo tempo muito medo de encarar Moby Dick... E me arrependo de não ter encarado antes!

Foram 20 dias de uma jornada intensa, com os capítulos mais teóricos se arrastando enquanto eu ansiava por mais momentos de ação.

O final impactante ainda ecoa na minha mente, às vezes em momentos aleatórios me pego pensando nele. Vale MUITO a pena insistir! Acho que esse entraria fácil na lista de livros essenciais para a formação de qualquer leitor.
comentários(0)comente



Flavio Benedito 09/08/2024

Moby Dick, de Herman Melville, é uma obra-prima da literatura americana, publicada em 1851. O livro é monumental; rico em detalhes sobre a vida no mar e as práticas baleeiras, mas também é permeado por reflexões profundas sobre os dramas e dilemas humano.

O romance narra a jornada do capitão Ahab, comandante do baleeiro Pequod, em sua obsessiva busca pela vingança contra Moby Dick, uma gigantesca baleia branca que no passado o mutilou, arrancando-lhe uma perna. Caçar e matar Moby Dick ? para o capitão Ahab ?, é matar o próprio Deus. É uma completa e obsessiva rebelião humana contra as forças da natureza.

Moby Dick é um livro multifacetado; do tipo, livro cebola (várias camadas). Por esse motivo, portanto, o livro combina aventura, simbolismo e reflexões filosóficas e teológicas. Mas não se assuste, é um livro muito bem escrito e de fácil compreensão.

A história é contada pelo marinheiro Ismael, que nos guia pelas profundezas da psicologia humana e dos mistérios do oceano.

Apesar de inicialmente não ter sido bem recebido, Moby Dick é hoje reconhecido como um dos maiores clássicos da literatura mundial, reverenciado por sua complexidade temática e sua prosa poderosa.

Concordo com E. M. Forster quando ele diz que: ?Depois de ler Moby Dick, vocês terão ampliado seu senso do maravilhoso, o tamanho de seu universo terá aumentado?.

Um senso de maravilhamento o leitor terá ao ler sobre o leviatã dos mares ? Moby Dick , ou A Baleia.
comentários(0)comente



Kerenlyn0 28/07/2024

Minha grande decepção literária
Com certeza um dos livros mais difíceis que eu já li, Moby Dick é um clássico que eu coloquei muita expectativa, devido a sua fama de ser um grande clássico da literatura norte-americana. Eu levei mais de dois anos para terminar essas 640 páginas e me esforcei muito para ler e terminar a leitura.

Entretanto, Moby Dick acabou sendo uma leitura decepcionante, pois eu imaginei uma trama totalmente diferente da que eu li. Eu esperava muita aventura, muitas menções ao moby dick e um aprofundamento da história do personagem principal, Ishmael. Porém a maior parte do livro são divagações do marinheiro e pouco se fala da baleia branca.

O que eu gostei durante o livro foi da abordagem que o Herman Melville faz da obsessão nada saudável do Ahab por Moby Dick, que era certo que acabaria em tragédia. A "luta" dos integrantes do Pequod com a baleia branca me pareceu um tanto vago e só aconteceu nos últimos três capítulos do livro, o que eu acho que poderia ter sido melhor e mais abordado.

Em resumo, eu sou grande fã dos clássicos e acabei me decepcionando muito com essa leitura. Só não desisti durante o processo porque eu não gosto de abandonar as minhas leituras, principalmente quando é um livro que eu comprei, mas tiveram muitos momentos onde eu pensei em largar o livro e muitos capítulos que eu pulei, devido a leitura massante e até sem sentido. Eu estou orgulhosa de ter tido disciplina para seguir a leitura até o final, mesmo que levando dois anos para isso.
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |