Guynaciria 25/06/2017Romance de grande sucesso do autor Herman Melville. Tras como personagem principal uma cachalote branca e enraivecida, que já destrocou diversos barcos e causou a morte de muitos homens.
O autor coloca a baleia como um ser assassino, mas quem sendo constantemente atacado não revida? Ao meu ver a baleia era apenas uma vítima de uma sociedade consumista, que mata seres milenares, com o único intuito de retirar deles, algumas poucas partes que tem um grande valor para as empresas de cosmético.
A baleia, foi se moldando a cada ataque que resistia, foi se aperfeiçoando, descobrindo formas de sobreviver, é para isso, ela precisava atacar primeiro.
Temos porém a visão do narrador Ismael, que narra as suas aventuras. Ele também nos contempla com diversas informações, de como era um navio baleeiro, os métodos de caça, estrutura dos animais ...
O romance foi baseado em uma história real do navio Essex, que naufragou apos bater em uma baleia.
A obra tem inicio quando Ismael, conhece Queequeg, em uma hospedaria. Esse se torna seu melhor amigo e companheiro de aventura. Os dois embarcam no navio The Pequod, para trabalhar na caça a baleias. Mas Ismael recebe um aviso, para não embarcar no navio, pois o comandante é visto como o próprio diabo, e ele tem uma verdadeira obsessão por Moby Dick, a baleia assassina, que lhe arrancou uma das pernas.
Esse embate entre a natureza e o homem, tem um final previsível, a morbidez do instinto de vingança que não põe na balança a vida de terceiros. O final do livro é previsível, mesmo assim o autor chega a surpreender na sua descrição dos fatos.
Adorei a leitura.
Bjos!
site:
https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/