Débora 16/10/2023
Livro bom e leve, de modo que a leitura finda sem que se veja o tempo passar. Definitivamente não é o meu favorito do Mark Twain, mas é de inegável valor.
No mais, há só alguns apontamentos que eu gostaria de fazer: o livro foi escrito e publicado no mesmo século em que acabou a escravidão na America. Por isso, existem falas racistas, mas vai além: como é antigo, todo o cenário do livro, e não só a cenário em si, mas os hábitos, valores e até mesmo o valor do dinheiro não são os mesmos do que temos hoje.
Por isso é interessante ler e imaginar que essa paisagem rural e extremamente pobre chegou a existir nos Estados Unidos.
A infância sem internet, a autoridade dos professores - completamente diferente do que temos hoje -, a roupa do domingo, penas de morte, linchamentos e racismo: tudo isso faz parte do universo do Tom Sawyer.
Mas o que mais me admira na escrita do Mark Twain é o humor. Mais de uma vez, nessa e em outras obras, Twain me arrancou sinceras gargalhadas. Com tanta simplicidade que só posso pensar que a causa disso é talento, ou ao menos muita habilidade.