Marquim 16/06/2022
As aventuras de Tom Sawyer
Este livro é simplesmente ESPETACULAR! Nem sei o porquê de ter adiado tanto a sua leitura. Toda a obra é muito fluida mesmo. Além disso, não há como não se prender a Tom e com ele participar de tantas aventuras.
Tom realmente me conquistou. Quando eu estava em sala de aula, os alunos como ele sempre me chamaram a atenção. Isso nos fazia ser muito próximos e dialogar bastante sobre as situações da vida. Eles me ajudavam e vice-versa. Por isso digo que o protagonista me ganhou, pois, para além de todas as travessuras que ele realizava, há um menino que também tem seus traumas e uma infinidade de situações que motivam suas atitudes. Ele não é mau porque quer sê-lo.
Apesar de todos esses aspectos, no momento em que houve uma situação em que se faziam necessários muita nobreza, amor e entrega total, digamos assim, Tom, mesmo com as várias características negativas pelas quais era marcado, as demonstrou em grau glorioso e profundo. Isso me marcou tanto que comecei a me questionar se eu mesmo seria capaz dessa atitude.
Outro aspecto que achei interessante foi a conclusão da obra e as reflexões que as personagens fazem sobre a liberdade. Talvez o conceito que tenhamos a respeito desta seja bem distorcido. Sentir-se atado não é bom para ninguém, mas, a fim de se ser libertado, há que saber onde buscar essa tão almejada liberdade.
SOBRE A EDIÇÃO QUE EU TENHO
Então, o meu maior desgosto é a edição que tenho, a da Martin Claret. A colagem do livro não é boa. A tradução ficou a desejar e também há muitos erros ortográficos e alguns de sequenciação lógica das ideias. Outro elemento: a partir do capítulo 23, os títulos dos capítulos estão todos errados. Eu até parei de lê-los antes de iniciar a leitura deles, uma vez que já sabia que as informações não seriam condizentes com o que seria apresentado.