A Paixão no Banco dos Réus

A Paixão no Banco dos Réus Luiza Nagib Eluf




Resenhas - A paixão no banco dos réus


15 encontrados | exibindo 1 a 15


Sheila 07/02/2013

A PAIXÃO NO BANCO DOS RÉUS
Vi-me hipnotizada com a leitura de relatos de crimes passionais de pessoas conhecidas nacionalmente e como tais crimes foram tratados pela justiça brasileira, mostrando, tecnicamente, o "valor" atribuído às mulheres ao longo do tempo. Ser mulher é, desde sempre, um desafio diário.
Davi.Santidade 07/08/2023minha estante
Verdade!! A melhor parte..




alinie 10/10/2013

Paixão & Posse
É interessante ler sobre casos passionais; como o amor (ou possessão) pode acabar em morte. Difícil entender como chegar a esse ponto, se é dito que ama o outro, como poder tirar a vida dele. Por isso, acredito que é a vontade da posse que o indivíduo possui. Não é amor. O querer dominar o outro e não poder; egoísmo de se não posso ter, ninguém terá. O livros nos lembra casos que chamaram atenção do país, diferentes pessoas e a mesma finalidade. Livro recomendado!
comentários(0)comente



San... 22/09/2014

Diferente e interessante, me fez relembrar alguns assassinatos ditos passionais, de grande repercussão por envolverem personalidades famosas do meio artistico, como Lindomar Castilho, Augusto Carlos Eduardo da Rocha Monteiro Gallo (pai da atriz Maitê Proença), entre outros. Apresentando caso a caso, dá ao leitor uma visão mais clara dos tramites de um tribunal do juri, além de falar sobre as condenações e demonstrar que hoje o assassinato de mulheres tem sido menos tolerado que no início do seculo XX e os motivos que levaram a essa menor tolerância. Bastante elucidativo e gostoso de ler.
comentários(0)comente



Celia.Malheiros 30/04/2015

A paixão no banco dos réus
Bom livro, retrata basicamente casos de assassinatos motivados por amor, traição poder de domínio do homem sobre a mulher.
O livro é bom, mas não é excelente. Há várias histórias e muitos personagens, mas a razão pela qual os crimes ocorreram é basicamente a mesma: mulher, ego, traição e sexo.
comentários(0)comente



Debbiblio 29/04/2016

A paixão no banco dos reus
Livro muito bem elaborado e reúne o que realmente significa crime passional . Casos famosos que interessam e ensinam na visão do direito.
comentários(0)comente



Soninha 04/05/2017

Esclarecedor
Aprendi com esse livro o verdadeiro significado do chamado crime passional. A autora nos traz de forma simples e clara como podemos tentar entender o que faz com que homens , porque são os que mais cometem esse tipo de crime, se deixam levar pelo ódio, despeito, raiva, inveja e matam. Porque o livro deixa claro que ninguém mata por amor. E o ponto mais importante: a mulher deve ser independente intelectual e financeiramente de seus parceiros. A mulher emancipada tem menor chance de sofrer esse tipo de crime, pois seus algozes não se sentem "donos" delas. Muito bom livro, recomendo.
comentários(0)comente



Simone de Cássia 03/04/2018

O livro é até mais do que eu esperava. Gostei muito! Além dos 12 casos de crimes passionais célebres ainda temos uma parte "técnica" onde é explicado muito do que ouvimos aqui e ali e às vezes não sabemos do que se trata... expressões como "tribunal do júri", diferença entre "motivo fútil" e " motivo torpe", artimanhas da defesa, enfim, muita coisa interessante. Sem falar da colocação muito bem feita sobre a condição (ainda tida como inferior) da mulher . Eu imaginava que era bom, mas foi mais do que esperei!
comentários(0)comente



Fernanda Diogo 17/05/2018

E um livro bom, fala sobre alguns crimes passionais e logo após, trás uma explicação para tudo relacionado à esse tipo de crime. É um livro bom para quem gosta do assunto, mas do meio do fim achei bem cansativa a leitura, por isso não dei o total de estrelas.
comentários(0)comente



Crischarles 29/01/2020

Conhecimento necessário a todo cidadão
O livro trás acontecimentos marcantes que foram responsáveis por grandes mudanças nas leis brasileira relacionadas ao crime passional, seja em sua criação, alteração na forma de pena e até na iniciativa de mudança do entendimento de como homens e mulheres deveriam ser tratados, em pares de igualdade.
Há também grande parte do livro dedicada a explicação das funções dos agentes envolvidos na área, como o papel fundamental do Ministério Público.
Ao final do livro, há uma entrevista com Valdir Troncoso Peres, uma pessoa que atuou praticamente a vida inteira no ramo do Direito, pegando muitos casos de Crime Passional.
Todo este conteúdo, por ser de cunho introdutório e histórico, mostra o porque os crimes passionais são tratados dessa forma hoje em dia, também sobre o porque da existência das leis e a cerca da origem do pensamento sobre este tema no Brasil. Sendo um tema sobre fatos que podem acontecer com qualquer pessoa ou em seu círculo de conhecidos, e por isso, conhecimento necessário a todo cidadão.
comentários(0)comente



Eduarda.Figueiredo 12/03/2020

A paixão no banco dos réus
O livro dita 12 casos passionais que em sua maioria são de homens praticando o ato contra mulheres.
Em seguida, após estes 12 casos, o livro retrata o que é o crime passional e também a defesa, acusação, o motivo torpe, motivo fútil.
Após isso, vamos para a terceira parte: que é a da entrevista com um renomado advogado criminalista.
Muito bom para quem está estudando Direito ou Psicologia. Recomendo.
comentários(0)comente



Paloma405 21/06/2020

Quem ama não mata
Didático, um excelente livro para quem se interessa por psicologia jurídica, por exemplo, é um livro que conta os casos de crimes passionais mais famosos, explicando como funciona isso de ?matar por amor?.
comentários(0)comente



EduardaLfg 14/12/2021

A paixão no banco dos réus ?
Grande livro.
Inicialmente pode ser cansativo, pois fala detalhadamente sobre homicídio passional, de como surgiu, da onde surgiu, do porque há e o que não está mais em vigor.
Depois de uns capítulos passa a ser emocionante, diversos casos detalhados e também seus julgamentos com sentenças. Leitura fácil.
Nota: 8/10
comentários(0)comente



Gabi Saraiva 01/10/2022

A Paixão no Banco dos Réus
A narrativa dos crimes é bem clara, creio que pode servir de gatilho para algumas mulheres, que assim como eu, não o leram por estudar direito.

O livro é bem técnico, trás muitos detalhes jurídicos que para os leigos, torna a leitura um pouco complexa.
comentários(0)comente



Amanda1707 20/01/2024

Sinto-me apaixonada pelo livro , tanto que hoje sinto a necessidade de ficha-lo para ter maior clareza e poder revisar sempre que possível,tanto os casos apresentados como o conteúdo sobre crimes passionais . O livro apresenta 12 casos de crimes passionais e demonstra como a tese de legítima defesa de honra era utilizada nos tribunais . Além da tese , apresenta como tanto a acusação como a defesa lidava nos tribunais diante de tais crimes . Por fim , fiquei bastante assombrada , depois de tanto casos relatados de diversos períodos, percebe-se que o amor quando dosado de forma errônea ele pode ser bastante cruel , que um momento de ciúmes ceifa vida e causa dores duradouras , que a tese de legítima defesa de honra criou palco para muita palhaçada nos tribunais.
comentários(0)comente



jessyroux 05/03/2024

Limites da Justiça e do Amor
"A Paixão no Banco dos Réus" é uma obra fascinante que mergulha nas complexidades do sistema jurídico e do coração humano. A autora nos presenteia com uma narrativa envolvente e emocionante, que nos leva a questionar os limites entre a paixão e a razão, a justiça e o perdão.

Ao ler este livro, aprendi sobre a importância da empatia e da compaixão diante das adversidades. Através dos personagens e de suas jornadas pessoais, somos lembrados do poder redentor do amor e da capacidade de transformação que reside dentro de cada um de nós.
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR