Fernanda 15/06/2011Resenha: Esfinge (Coelho Neto)
Bom dia, Caçadores!
Tudo bem com vocês?
Hoje a resenha é especial, afinal o autor é uma pérola do Maranhão!
Fiquei super feliz por isso!
Vamos conhecer?
Ed. Infinitum
Ilustração de Capa: Jussara Gonzo
Editor: Daniel Cavalcante Sousa
ISBN: 978-85-64389-00-7
Formato: ebook (ePub)
Notas: Capa: 7.0
Conteúdo: 8.0
Diagramação: 8.0
Sinopse: A história tem como pano de fundo o cotidiano da pensão de Miss Barkley, habitada por músicos, intelectuais e estudantes. A rotina é alterada com a chegada de James Marian, um hóspede inglês excêntrico e recluso. Pouco se sabe sobre ele, porém sua presença causa espanto e admiração de todos devido à sua aura de mistério e uma peculiaridade física ― ostenta o mais belo rosto feminino apoiado sobre um esbelto corpo masculino, sendo descrito como “a mais formosa cabeça de mulher sobre o tronco formidável de um Hércules de circo.”
A história do livro é contada em torno da Pensão Barkley, situada na rua do Paissadú.
Por ter diversos hóspedes, podemos analisar os conflitos humanos e as diferenças de opiniões, presentes em ambientes sociais.
A administradora da pensão, Miss Barkley é sinônimo de carisma e autoridade, ninguém mexe com ela, pois um olhar que ela dá, já retrata o que ela quer dizer.
Há o comendador Bernaz, um homem ignorante e muito atrasado, bem como a professora Miss Fanny, que demonstra timidez e sensibilidade em contraste.
Outros personagens envoltos na trama são:
Alfredo Penalva, o quitanista de medicina; Perícles de Sá, viúvo, empreiteiro de obras e fotógrafo aos domingos; Basílio, um guarda-livros; Crispim, estudante de direito; Os irmãos Carlos e Eduardo, empregados em uma casa importadora e o famoso James Marian, inglês, tímido e um homem de rosto feminino com corpo atlético, sendo que tais características despertam o interesse e o ódio entre os viventes da pensão.
Acredito que Coelho Neto, mesmo antes de viver em nossos tempos, trouxe uma grande lição com essa obra. Temos que aprender a respeitar o diferente, afinal somos criaturas diferentes por dentro e por fora!
Para conhecer a resenha completa:
http://www.cacadoradelivros.com