abibliotecadamica 04/07/2024
Excelente.
Escrita entre 1603 e 1607 e ambientada na Escócia medieval, a obra narra o plano de conspiração da ardilosa Lady Macbeth e seu marido para assassinar o Rei Duncan e assumir o seu trono.
Macbeth é um general do exército escocês, muito apreciado e valorizado pelo Rei Duncan da Escócia, que retorna vitorioso de uma batalha, junto com seu amigo Banquo, após derrotar as forças aliadas da Irlanda e Noruega.
Ambos têm um encontro com 3 bruxas que profetizam que Macbeth será feito Thane Cawdor (título do pariato da Escócia) e na sequência estará destinado a ser rei.
Após o encontro com as bruxas, Macbeth é de fato nomeado Thane de Cawdor, o que o intriga e potencializa a idéia de que poderá chegar ao trono. A cobiça claramente o estimula, mas ele tem compreensão de que para tal fato ocorrer teria que assassinar o rei. Macbeth escreve, assim, para sua esposa, Lady Macbeth, relatando o ocorrido. Ela, desejando o reinado para seu esposo, planeja o assassinato do rei para aquela noite. Se para Macbeth há desde o início algo sedutor, mas incerto, sobre a profecia das bruxas, para Lady Macbeth não há nenhuma hesitação. Ela consegue assolar toda a resistência do marido e convencê-lo a executar o seu plano . É aqui que conhecemos a maldade e a inteligência desta vilã. Porém, após a conclusão do ato, começamos a acompanhar as mudanças sofridas por ambos, da insanidade até a total ruína.
Macbeth é uma peça sombria, trágica, intensa e poderosa. Explora a ganância, a cobiça, a maldade e a culpa. Riquíssima no concernente aos diálogos, à intensidade dos personagens, esta tragédia nos traz o mal em seu auge. Fabulosa!