spoiler visualizarMarcella 31/01/2018
Resumo para memória
1º Ato: Guerra entre Noruega e Escócia. O general Macbeth, juntamente com o general Banquo levam a Escócia à vitória.
Juntos, eles encontram 3 bruxas, que fazem dois presságios: O primeiro, que Macbeth será Barão de Cawdor e Rei da Escócia. O segundo, que Banquo, apesar de menos importante que Macbeth, será mais poderoso, e terá filhos reis.
Logo em seguida Macbeth recebe a notícia que foi nomeado pelo Rei Duncan como Barão de Cawdor, já que o antigo estava mancomunado com a Noruega, e foi executado pela traição.
Macbeth, pela primeira parte do presságio tornar-se verdadeira, começa a cobiçar a coroa. Com isso em mente, escreve uma carta para sua esposa, Lady Macbeth, contando o ocorrido. Lady Macbeth diz que precisa de maldade e trapaça para que isso realmente acontece, e assim vai convencer seu marido a deixar a honestidade de lado para alcançar o poder.
O rei Duncan visita o castelo de Macbeth, e Lady Macbeth diz que irá cuidar dos assuntos. Apesar do marido estar em dúvida sobre o que deve fazer, ela cria um plano onde embebedará os camareiros, deixando caminho livre para Macbeth assassinar o rei. Em seguida, incriminarão os camareiros pela morte.
2º Ato: O plano dá certo, com Macbeth cometendo o assassinato de Duncan e incriminando os camareiros, deixando sangue e as adagas perto deles, bêbados e inconscientes. Porém, o general se arrepende imediatamente de ter cometido o ato.
O nobre Macduff encontra o rei morto e avisa a todos da corte. Macbeth mata os camareiros após "a descoberta", alegando fúria pelo ato, sendo que na verdade era para esconder o real assassino.
Os filhos do rei Duncan, Malcom e Donalbain, fogem, temendo por suas vidas. Começa a correr o boato de que os dois foram os reais mandantes do assassinato, para tomar o poder.
Com tudo isso, Macbeth é coroado rei.
3º Ato: Temendo Banquo e suas profecias pelas bruxas, Macbeth contrata assassinos para matá-lo. Seu filho Fleance consegue fugir.
Durante um banquete na mesma noite, Macbeth vê fantasma de Banquo, e começa a perder a razão na frente de todos.
Enquanto isso, Hécate (rainha das bruxas) repreende as 3 bruxas por preverem o futuro dos dois generais. Para concertar o ato e o que se seguiu, Hécate decide fazer uma bruxaria para evocar espíritos, que levarão o novo rei à desgraça.
Na corte, corre o boato de Fleance matou seu pai e fugiu.
Macduff vai para a Inglaterra, acreditando que Malcom é o rei de direito, e lá descobre que este já começa a convocar aliados e preparar seu exército.
4º Ato: As 3 bruxas realizam a magia, no momento que Macbeth chega para confrontá-las e pedir respostas.
Do caldeirão surge uma cabeça com capacete, que adverte ao rei para ter cuidado com Macduff.
Em seguida, surge uma criança ensanguentada, profetizando que Macbeth não poderá ser derrotado por nenhum homem nascido de uma mulher.
Por fim, uma criança coroada informa que o rei jamais será vencido, a menos que o grande bosque de Birman marche contra ele.
Ainda querendo saber sobre o que acontecerá com o resto da profecia de Banquo, Macbeth vê o fantasma deste, seguido por diversos reis, no momento em que as bruxas o deixam.
Após descobrir que Macduff fugiu para a Inglaterra, o rei decide atacar seu castelo e matar todos, assim o fazêndo, dizimado a família de Macduff, criados, e todos os que moravam no local.
Na Inglaterra, Malcom desconfia das intenções de Macduff, e diz a ele que não pode ser rei, por ser uma pessoa de diversos pecados, ruim, avarenta e luxuriosa.
Macduff fica desconsolado com o destino da Escócia, diz que o reino está perdido pois não pode ter tal rei. Malcom informa que o que falou anteriormente era mentira (eestava testando o nobre), e que na verdade está pronto para a guerra, com diversos aliados.
Recebendo a notícia da morte de sua família, Macduff fica furioso e também decide marchar contra o rei da Escócia.
Enquanto isso, Lady Macbeth adoece, confessando seus pecados enquanto sonâmbula, e em seguida morre. Macbeth está louco, e sequer se importa com a mrte da esposa, apenas pensando na guerra.
Ao chegar no bosque de Birman, Malcom ordena que todos seus soldados peguem um ramo das árvores, para alcançar o castelo camuflados. Com isso, dá-se a impressão de que o bosque está se movendo.
Na planície, onde ocorre a guerra entre os exércitos, Macduff enfrenta Macbeth e o mata (Macduff nasceu antes do tempo, "arracando do ventre de sua mãe", trazendo sua cabeça como vitória para Malcom, que é coroado o novo rei da Escócia.