Rebeca 09/02/2023
Um dos livros mais geniais que já li
A história vai acompanhar um pai e seus três filhos. Fiódor Pávlovitch Karamázov, homem com valores limitados que enriqueceu à medida que foi se casando, não podia se importar menos com os seus filhos; deixou os meninos a Deus-dará, e eles foram criados cada um por um parente distante das mães.
Dmitri, filho do primeiro casamento, é conhecido pela paixão e impulsividade. Ivan, primeiro filho do segundo casamento, é um intelectual europeizado que apresenta a ideia principal que serve de base para todo o livro: "se Deus não existe, tudo é permitido". Já Aliosha, segundo filho do segundo casamento e o caçula dos três, passa a vida num mosteiro e lá permanece, até que seu mestre o aconselha a sair de lá e continuar a sua missão no mundo. Dmitri é um bon vivant, assim como o pai, e todo o dote que recebeu do dinheiro da mãe, gastou nas suas farras. Até que um dia, ele vai ao encontro do pai para cobrar um valor de três mil rublos que ele jura que Fiodor ainda lhe deve; contudo, Fiódor diz que não deve mais nada a Dmitri, e se recusa a lhe entregar o dinheiro. A partir daí, a relação de pai e filho que já não era boa, degringola de vez, e Dmitri sai falando para toda a cidade que um dia ele vai matar o pai.
A trama é, na verdade, apenas um pretexto para Dostoiévski fazer as mais diversas e ricas reflexões que eu já tive o prazer de ler. Se eu contar o enredo de trás para frente, com todos os spoilers possíveis, não vai interferir na experiência do leitor, visto que a verdadeira essência do livro está na sua filosofia. Ouso dizer que o enredo ? incluindo até mesmo a trama policial que vai aparecer mais ou menos na sua metade ? é curto e até previsível, visto que Dostoiévski não tinha pretensão nenhuma em fazer grandes mistérios em cima disso. Seu verdadeiro intuito é instigar no leitor reflexões sobre os mais diversos e complexos assuntos, e nesse quesito, não tem como não concordar que o escritor era nada menos que um gênio. Apesar de não ser uma leitura impossível, também não é um texto fácil, tampouco simples. Aperta nossas cabeças e força a gente a pensar, ler, reler e refletir.