Os Irmãos Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Os Irmãos Karamázov


719 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Silvia Schiefler 16/10/2024

?? Literatura russa... Último livro do grande escritor russo Fiódor M. Dostoievski, Os Irmãos Karamázov é considerada a obra prima do autor. É um romance policial escrito por um filósofo. Terminado em 1880, as questões referenciadas pelo escritor ao longo de toda sua trajetória recebem um tratamento aprofundado. Ponto de chegada de inúmeras questões históricas, teológicas e morais que atormentaram o autor por décadas, o livro apresenta um grau de complexidade incomum, que levou figuras como Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche a apontá-lo como a maior realização literária da história da humanidade. Primorosa obra! Recomendo. #leituras/2024 #71/2024
comentários(0)comente



skuser02844 13/10/2024

"É sempre interessante conversar com um homem inteligente."
Expressar tudo que senti ao ler Os Irmãos Karamázov é uma tarefa complexa. Desde os primeiros capítulos, me senti extremamente acolhida pelos assuntos levantados no livro, refletindo sobre temas que, há alguns anos atrás, já me ocuparam a mente. O livro apresenta uma rica fonte de reflexões sobre religião e moralidade, trazendo personagens extremamente humanos, cada um com seus próprios defeitos, fraquezas e modos de pensar. Acredito que muitos desses personagens e tópicos mereceriam até obras próprias, tal é a riqueza de suas histórias.

Ivan rapidamente se tornou meu personagem favorito, e creio que ele represente o ápice da narrativa, já que é o responsável pelas cenas mais memoráveis do romance, além de considerá-lo, sem dúvidas, o personagem mais profundo. O famoso capítulo do Inquisidor é, com certeza, um destaque à parte, merecendo toda a fama que recebe, e certamente terá futuras releituras, nas quais espero descobrir nuances que talvez tenha deixado passar. Dito isso, é muito infeliz que nunca teremos respostas para as muitas questões deixadas em aberto, como o destino de Mítia e seu relacionamento com Gruchenka e Kátia, a saúde mental e física de Ivan e a relação de Lisa e Aliocha, já que Dostoiévski não foi capaz de nos entregar a segunda parte da obra.

Eu diria que a única parte que me decepcionou no livro foi o seu último capítulo. Talvez não tenha sido capaz de captar a mensagem que ele quis passar com o enterro de Iliucha sendo o desfecho da narrativa, já que, apesar de não negar a importância do personagem na história, não consigo admitir que essa relevância seja tamanha a ponto de finalizar o livro.

Ainda assim, Os Irmãos Karamázov me surpreendeu com seu desenvolvimento profundo e personagens cativantes, e estou certa de que nunca vou deixar de amar os 4 irmãos Karamázov por me levarem nessa aventura pelas complexidades da mente humana e me oferecerem novas formas de ver as coisas.

"- Penso que, se o diabo não existe... se ele foi criado pelo homem... o homem fez o diabo à sua imagem e semelhança.
- Nesse caso, assim como o homem foi feito por Deus."
Joranny.Gomes 14/10/2024minha estante
Certa vez eu li (mas não lembro onde) que não existe um final da história, apenas um ponto onde o autor decide interrompê-la. Isso é interessante porque se a gente bem pensar, o verdadeiro final de todos é a morte. Eu aprendi a valorizar mais a trajetória do livro ou filme e não julgá-lo pelo final. Tem vezes que a jornada é incrível mas o final é meio decepcionante e tá tudo bem. O importante é o caminho. ??


skuser02844 15/10/2024minha estante
Mana, você arrasou com essa fala agora, juro!! N dá nem pra descrever tudo que eu senti nessa trajetória toda. Me causou felicidade, tristeza, ódio, amor, confusão, surtos, tudo de uma vez. É o tipo de livro que eu poderia falar sobre o dia todo e não cansaria, ta cheio de marcação o coitado?




Vianarp 08/10/2024

Excelente
O autor consegue passar a situação histórica da Rússia com a riqueza e sensibilidade de seus personagens.
comentários(0)comente



Disposable.things 08/10/2024

O irmãos karamázov retrata a Rússia e sua sociedade de forma extremamente realista, mas não somente a Russia, mas também um pouco das relações humanas dos lares familiares de cada um de nós, como se um pouco do livro estivesse retratando as nossas vidas pessoais, no todo o livro é muito bom, mas infelizmente fiquei decepcionada com o final raso de alguns personagens, como se o livro fosse perdendo cadência com a chegada do fim
comentários(0)comente



Rafael 04/10/2024

Mais um grande clássico russo.

Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski, é uma obra que explora os conflitos e as diferenças entre os membros de uma família russa no século XIX. Trata-se de um texto denso, que convida o leitor a refletir sobre questões fundamentais relacionadas à fé, à moralidade e à natureza humana.

Pessoalmente, achei a leitura da parte inicial mais envolvente, especialmente quando os personagens são apresentados e descobrimos as raízes das tensões entre o pai, Fiódor Pávlovitch, e seus filhos, Dmitri, Ivan e Aliócha. Nesse ponto, é impossível não destacar o comportamento depravado e manipulador de Fiódor, que age com cinismo tanto em relação às suas esposas quanto aos seus criados e filhos.

As reflexões filosóficas profundas que permeiam a narrativa, muitas vezes através dos diálogos dos personagens, tornam o livro intelectualmente desafiador, mas, por vezes, prolongam a leitura de maneira um tanto exaustiva. Confesso que, especialmente na parte do julgamento de Dimítri, a narrativa se tornou um pouco arrastada para mim. Contudo, reconheço que essa percepção pode refletir o estado de espírito em que me encontrava durante a leitura, e não necessariamente um defeito da obra.

Entre os pontos mais tocantes, destaco a história de Iliucha, o menino que enfrenta bravamente o sofrimento, e o apoio que recebe de sua família e dos amigos. A maneira como Dostoiévski explora a solidariedade e a verdadeira amizade, especialmente na relação entre os jovens estudantes e Aliócha, é um lembrete da importância de dividir os fardos da vida e encontrar força nos outros.

De modo geral, as obras russas têm uma capacidade única de nos transportar para realidades distintas, convidando-nos a refletir sobre temas universais da existência humana. Clássicos como Anna Karenina, de Tolstói, e Os Irmãos Karamázov podem, em alguns momentos, parecer um tanto cansativos devido à sua profundidade e complexidade, mas isso não diminui a grandiosidade dessas obras. Pelo contrário, elas proporcionam momentos de grande prazer intelectual e emocional ao longo da leitura.
comentários(0)comente



Cristinalulu 02/10/2024

O livro explora muito bem a personalidade de cada karamazóv, traz muitas reflexões sobre religiosidade e moralidade com as própria ações e pensamentos dos personagens. Com certeza, uma obra prima.
comentários(0)comente



Debby Ronnie 01/10/2024

Os Irmãos Karamazov
Dostoevsky apresenta uma complexa exploração da fé, dúvida e moralidade através da história dos irmãos Karamazov. Com personagens ricamente desenvolvidos, o livro aborda temas universais como o amor e a culpa. As discussões filosóficas e existenciais são profundas, e me deixaram pensando sobre as escolhas que fazemos e suas consequências. Uma leitura obrigatória para quem busca entender a alma humana.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



yasneryst 14/09/2024

Obra-prima inconteste!
Honestamente, não há o que falar, apenas que reconhecer que é, talvez, o romance filosófico mais importante que já foi escrito.
É um livro muito denso, cheio de momentos em que você questiona a própria capacidade de interpretação de texto, mas vai lendo, vai vendo e depois as conclusões vão chegando até você.
Não é um livro de cabeceira, que você vai ler para relaxar um pouquinho e em breve vai esquecer do que se trata. Em verdade, você vai ler, precisar de alguns minutos olhando para o teto em tensa reflexão para poder ir ao próximo capítulo.
(E se é permitido dizer, todos os russos são assim, mas o Dostoievski é o “pior” deles nesse quesito).
Impossível passar por essa leitura sem se sentir profundamente chocado. Tanto pela capacidade de escrita, quanto pela densidade da obra.
Não há o que falar, quando se trata de obras que mudaram a humanidade, o cara é esse, nem tente contestar.
E sempre vou dizer, ninguém faz balé, romances e revoluções como os russos.
Por tanto, se já é familiarizado com obras russas, vá correndo ler esse livro, mas esse jamais pode ser seu primeiro contato (tanto com literatura russa quanto com Dostoievski).
comentários(0)comente



Felipe93 08/09/2024

"Os Karamazov não são idiotas. São filósofos."
O que eu mais amei nesse livro foi a construção psicológica de cada personagem, especialmente dos irmãos. Cada um representa diferentes naturezas humanas, diferentes filosofias, que estão em constantes conflitos consigo mesmas. Dmitri e Ivan, em determinado momento, se questionam sobre suas próprias convicções e formas de viver de forma arrebatadora! Dmitri se arrepende amargamente a partir do acontecimento fatal que o pune sem perdão, e Ivan chega a beira da loucura. Me identifiquei bastante com essa questão do dilema que temos sobre nossas próprias convicções, nossos próprios valores. Ao mesmo tempo, é muito angustiante acompanhar a queda, a desgraça dos Karamazov, onde eu cheguei a sentir muita pena e empatia por cada um.

Aliocha, meu personagem favorito do livro, aprende a lidar com seus dilemas da melhor forma: sempre conciliador, gentil, valoriza a missão de mundo que estabeleceu para si e a encara de forma serena...

"Se Deus não existe, então tudo é permitido?"
Esse, um dos principais temas do livro, me fez refletir sobre a moral e a natureza humana. Será que existe uma moral natural ao homem? Ou precisamos de algo acima de nós que nos atribua valores e bondades, ao invés da maldade?

Traz muitas perguntas sem respostas certas. Questões profundas que nos fazem refletir
Sobre nós mesmos...
comentários(0)comente



Sergio330 06/09/2024

Os outros têm seus Hamlet, entre nós ainda não temos mais que Karamázov
Ai gente eu estou muito encabulado, sei nem o que falar, mas esse aqui, de todos os outros, foi o melhor que eu li desse mestre russo, que excelência em sem maior grau é esse livro, tão complexo, original, e com filosofias tão excelentes que é um livro daqueles que se pode dizer: mudou minha vida.
comentários(0)comente



liaentrelivros 05/09/2024

Viva os Karamázov!
Dostoiévski não poderia ter deixado maior legado do que seu último romance: Os irmãos Karamázov é tudo isso que já foi falado e ainda há de se falar!
A história dos irmãos Mítia, Ivan e Aliocha e o relacionamento com seu desquerido pai, Fiódor, é o pano de fundo para refletirmos sobre relações familiares disfuncionais tão contemporâneas!
Se tem uma palavra sinônima para Karamázov é confusão, é nesse enredo que Fiódor é assassinado e tudo aponta para Mítia como culpado, mas quem não teria feito o mesmo se tivesse a chance?
É incrível como Dostoiévski conseguiu fazer um suco sobre religião, filosofia, psicologia e entregar o julgamento não somente de um assassinato, mas sobre o caráter e as aflições humanas que nos acompanham desde sempre.
Guardei esse livro por muitos anos na estante e quando decidi ler foi um sacrifício em dobro entrar na história (pela edição e por taaaantos nomes), somente nuns 80% decidi mudar pra edição de capa verde da mesma editora e a história fluiu muito melhor. Recomendo!
Mesmo assim, a impressão que tenho agora é que li no tempo apropriado para conhecer e me despedir desses personagens tão contraditórios (Aliocha, você não!) e tão necessários!
comentários(0)comente



Helen Moya 24/08/2024

Os irmãos karamasov é uma leitura densa, complexa e fluida ao mesmo tempo. Cobiça, religião, resignação, amor e inveja. Tudo descrito com uma riqueza de detalhes absurda. Deveras uma obra prima.
comentários(0)comente



Tati.Tatiana 23/08/2024

Nem sei o a dizer
Tive um misto de amor e ódio com esse livro
Ainda preciso processar o q li.
A família Karamazov toda disfuncional. Já sabia do plot, peguei spoiler mas isso não estragou a leitura
Só achei que Dostoievski demorou muito pra chegar nesse plot. Entendo q precisamos de todo o cenário pra entender as motivações do crime. Mas tem partes q o livro ficou extremamente cansativo.
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR