Pam 24/02/2022
Divertido.
Finalmente o embate dessas duas figuras do crime vitoriano!
Diferente do primeiro livro, senti que nesse aqui os casos foram mais bem construídos. Os dois primeiros capítulos deixam já toda a história preparada pro Herlock Sholmes (aka Sherlock Holmes) chegar pra tentar pegar o famoso Àrsene Lupin. Eu gostei de como o Maurice escreveu o Herlock, mas ele claramente é tendencioso pra favorecer o Lupin, os fãs do Sherlock (eu) podem ficar meio frustrados com isso kkk Ele não foi tão detalhista quanto o Conan Doyle era nas deduções do Sherlock e eu senti que ele aprofundou mais em deduções hipotéticas de atitudes e afins do que em coisas "científicas" - evidências forenses, por assim dizer. Os livros do Sherlock têm um pouco de cada e já o Herlock ficou mais na parte de comportamento.
Novamente eu achei a resolução de tudo um pouco previsível, mas foi muito divertido acompanhar a dinâmica dos dois, sempre determinados a passar na frente um do outro. Eu acredito que o Maurice se divertiu muito escrevendo esse livro e isso se reflete na escrita, porque se torna um prazer pra nós. Parece uma fanfic das boas, e quem não ama uma dessas?
Pra mim o defeito desses livros é que eu sempre fico mais sedenta pra ver O LUPIN, a gente ouve falar muito dele, mas sinto falta do contato DIRETO com ele, parece que ele se torna um coadjuvante em sua própria história. Ele é famoso, mas cadê ele? Algumas vezes eu também fico confusa e me perco no meio das explicações, não sei se é algum problema de tradução ou realmente no original é meio difícil de encaixar tudo, mas de qualquer forma esses pontos me fizeram tirar nota do livro.