spoiler visualizarYas 18/12/2011
"Uma pena perder, um risco conquistar, uma dor de cabeça para governar."
Assim que seu pai morreu (Ptolomeu XII, conheçido também como Auletes), Cleopatra assumiu o trono com seu irmão mais novo (que logo mais tarde foi assassinado para abrir espaço para o novo herdeiro). Ninguém além de Cleopatra era mais culto para governar a ilustre Alexandrina, ponto turístico e mais importante da época ( "a Paris do mundo antigo"). Desde pequena já vinha estudando teorias, política e cultura egipcia e grega.
Não existem outras palavras para melhor descrever Cleopatra e seu país, Alexandria. Aquele tempo foi marcado por muito poder nas mãos da rainha egípcia, muita ganância e conquistas e perdas, logicamente.
A rainha mais rica do mundo naquela época - e se tivesse viva até hoje (logicamente nada provavel haha), continuaria sendo - tinha todo mundo na mão: os servos ptolomaicos, os filósofos da época, enfim, o reino inteiro. Impressionante como uma mulher, governando sozinha (praticamente) conseguiu tudo que tinha. Com a ganância que tinha, mandou assassinar todos os irmão, sobrando só ela para contar história hehe.
Como todos já sabem, era conseguiu também conquistar, além de terras, o imperador romano, Julio Cesar. Todos acham que ela era a mulher mais linda do egito, mas o certo não é isso. Ela era cativadora, super simpática e extremamente inteligente, o que a tornava bonita aos olhos romanos. (Lembrando que a faraó mais bonita do egito foi Nefertiti).
Por um momento do livro, Cleopatra está desesperada e com medo de perder o trono e manda assassinar várias pessoas que estão em seu caminho. Logo depois, tem 1 filho com Julio Cesar, que logo em seguida, é assassinado em seu próprio palácio em Roma - o que faz a poderosa do Nilo se sentir muito fragilizada; nada melhor do que um aliado romano a seu lado (não que isso tenha a impedido de continuar suas artemanhas hahaha). Marco Antonio, o soldado braço direito de Julio Cesar, não resistiu aos encantos e se rendeu, literalmente. Ao invés do reino de Alexandria ficar abalada, foi crescendo mais ainda com tudo que M.A. ofereçeu a seus filhos - Cleopatra teve 3 filhos com o soldado. Quando M.A. recusava alguma coisa, ela já fazia chantagem, parava de comer, fingia estar doente, com saudades, e ele já cedia. Impressionante mesmo é ver como ela tinha M.A. mais como um cachorrinho como um aliado hahahaha é interessante. Conseguiu seu rosto nas moedas romanas, junto a Marco Antonio - que estava governando Roma essa época, conquistou títulos de rainha em outras províncias e povos, foi nomeada Rainha dos Reis..... Esse foi o ápice do Império Egipcio, mas Octavio, arqui-inimigo romano de Cleopatra, declarou guerra a Alexandrina logo depois de Cleopatra e M.A. terem sido derrotados em uma batalha naval. Cleopatra se sentiu muuuiiito sob pressão de tudo e já não sabia mais como agir, o que fez com que perdesse a guerra totalemente e o Egito tornasse totalmente uma cidade romana. Logo depois, Cleopatra e Marco Antonio se suicidaram, deixando os filhos pra trás... Sim é uma história de muita intriga e trágica hehe.
Várias partes do livro são BEM políticas, o que na minha opinião é meio chato, mas o resto dele é impressionante de tão bom. Tem hora que você deseja ser a Cleopatra e ter todo conheçimento que ela tinha, saber manipular as pessoas.
A biografia em si tem 320 páginas, o resto são só anotações de onde a autora pegou as informações e afins, e os agradecimentos. Pra quem gosta de história egípcia, assim como eu, tem que ler esse ! É imperdível, pois a última rainha faráo do egito fez história hein hahaha =)))
"Alexandria, a Paris do mundo antigo: superior em seus modos, esplêndida em seus luxos, lugar para se gastar uma fortuna, para escrever poesia, encontrar (ou esqueçer) um romance, restaurar a saúde..."
*O livro tem umas figuras e fotos de objetos, pessoas e lugares.. é bem legal =)) "