Mari 06/06/2011Imperdível!Platinum conta a história de três mulheres pertencentes a mundos completamente diferentes, mas com o objetivo comum de se vingarem do mesmo homem, movidas pelo ódio e sede de justiça. Frankie Willis é uma jovem de 25 anos com um passado conturbado, que saiu da África do Sul em busca de novas oportunidades trabalhando no luxuoso iate Pushkin. Peaches Gold é uma linda morena que se tornou bem-sucedida e influente atuando como empresária e cafetina em Los Angeles. Por fim, Emma Harvey, uma aristocrata britânica casada com um dos homens mais charmosos da Inglaterra.
Cada capítulo, narrado em 3ª pessoa, se dedica a apresentar a história de vida dessas três mulheres, e como o destino agiria na aproximação delas após sofrerem de forma implacável pelo impiedoso Yuri Khordinsky. Frankie estava trabalhando como comissária no iate pertencente ao pupilo de Khordinsky, Alexei Rodokov, e imaginava por quanto tempo mais suportaria ter que limpar privadas. Até que um dia, precisou utilizar suas habilidades de personal trainer para ajudar o patrão a se manter em forma. A atração entre os dois foi instântanea e logo tiveram que manter o relacionamento em segredo, mas Yuri jamais aceitaria que uma mulher simples ameaçasse seus investimentos. Ele acreditava que Frankie fosse uma oportunista e planejava separar o casal a qualquer custo.
O bilionário russo Yuri Khordinsky não conquistou um lugar na alta sociedade facilmente e lançou mão de recursos escusos para atingir os seus objetivos. Seu passado foi marcado por crimes infames, mas se manteve discreto e intocável à margem da lei enquanto enriquecia de forma rápida. Ele aparece logo no comecinho do livro, mas reaparece somente após a metade, e fica evidente o seu enorme poder de influência pelas referências que os demais personagens fazem a seu respeito.
Enquanto isso, em Los Angeles, Peaches continuava administrando os seus negócios no ramo do prazer sem levantar suspeitas das autoridades, mas certo dia recebeu uma carta do advogado de um gângster russo que dizia precisar encontrá-la urgentemente, pois tinha valiosas informações sobre a sua origem. Peaches havia sido criada na Louisiana por um sujeito chamado Albert Rockbine, e sofreu constantes abusos nas mãos do infeliz convinvendo com a constatação de que fora vendida pelos próprios pais. Entretanto, após o temido encontro na penintenciária com o tal gângster, descobriu mais detalhes sobre o seu passado que jamais poderia imaginar, e a história da sua verdadeira origem era tão sombria que estabelecia ligações com o próprio Khordinsky. Ela precisaria viajar para a Rússia e confrontar o seu passado de uma vez por todas.
Já a Emma Harvey, tinha uma vida social intensa e repleta de eventos sofisticados promovidos por ela para reunir a elite inglesa na sua enorme propriedade. Ela estava radiante com a possibilidade do projeto da mina de platina adquirida pelo marido ser um sucesso e lhes render alguns milhões de dólares, mas sua intuição dizia para ter cautela diante dos riscos envolvidos naquele empreendimento. Entretanto, Julian Harvey se recusava a lhe dar ouvidos, e apostou todas as suas fichas na Platinum Holdings, acreditando no enorme potencial de riqueza mineral das terras. Quando ele viajou para a Rússia a negócios descobriu que as coisas tinham fugido do controle, e incapaz de superar o fracasso já que havia perdido todo os seus bens, acabou optando pela saída mais fácil e dolorosa. Emma não se conformava com a perda financeira, e mais ainda, com a morte do marido em circuntâncias suspeitas, por isso começou a investigar os motivos da falência quando descobriu que Khordinsky era o novo proprietário da sua mansão.
Yuri Khordinsky marcou para sempre a vida dessas três mulheres, e o destino as colocou em seu caminho movidas pelo desejo de vingança. Será que elas conseguiriam recuperar a dignidade e fazer justiça? Qual seria a grande fraqueza, o calcanhar de aquiles do magnata russo, que pudesse ser de grande ajuda naquela empreitada?
Veja mais no blog: http://confissoesliterarias.blogspot.com/2011/06/resenha-platinum-por-jo-rees.html